GRANGE, Lesley @ Ubuntu – Botho como uma Ecofilosofia e Ecosofia


Problemas ambientais enfrentados pela humanidade no século XXI requerem um reexame das crenças e valores que os produziram, em primeiro lugar.

Neste artigo, o pesquisador discute alguns dos principais desafios enfrentados pela região sul-africana.

O pesquisador aponta que se as respostas para os problemas ambientais locais se pretendem significativas (tornar possível um futuro mais sustentável), então será necessário um esforço coletivo por parte da sociedade e ao mesmo tempo uma conexão com os valores individuais ou os valores de grupos específicos.

O filósofo norueguês Arne Naess argumentou que pode haver um acordo em princípios ambientais pelas culturas, regiões e nações e esses princípios podem ser apoiados por uma gama de ecofilosofias que estão alinhadas com os princípios acordados.

Naess referiu-se a filosofias que apoiam princípios de ecologia profunda como ecofilosofias ou ecosofias.

Orientado pela posição de Naess, nesse artigo, o pesquisador argumenta que o ubuntu/botho é uma ecosofia que está alinhada com os princípios do movimento da ecologia profunda (MEP).

Ademais, que o ubuntu pode servir como a ecofilosofia/ecosofia que oriente políticas e práticas responsáveis pelos urgentes problemas ambientais enfrentados pela região sul-africana.

 

  • Version
  • Download 6
  • File Size 134.28 KB
  • File Count 1
  • Create Date 02/03/2019
  • Last Updated 02/03/2019

Sobre Instituto Enraizados

O Instituto Enraizados é uma organização de hip hop, nossa "rede" integra hoje 17 organizações que compartilham conhecimento, capacitação e articulação para militância cultural nas periferias dos grandes centros. Lutamos pelo acesso a produção, a expressão e a valorização das diferentes manifestações culturais, fortalecendo o ativismo cultural e o protagonismo juvenil. O hip hop, o audiovisual, as rádios comunitárias e a produção de mídias são elementos que formam e fortalecem a ajuda mútua dos jovens envolvidos.

Além disso, veja

Ciclo de Extensão “Territórios e culturas: diálogos dos povos e comunidades tradicionais com as periferias urbanas no RJ”

O Ciclo propõe um diálogo de saberes entre as práticas e experiências dos chamados povos …

Deixe um comentário

Paste your AdWords Remarketing code here