Qual será o seu legado?

Estamos a algumas semanas da Copa do Mundo. Você já parou pra pensar o que ficará de legado pra você, seus filhos e irmãos, seu bairro e/ou sua cidade?

Você contou quantas desgraças aconteceram nos últimos 12 meses, enquanto o governo abria a torneira do real para a construção dos estádios mais caros do mundo?

Podemos fazer uma analogia, comparando o país da copa com uma simples casa. O anfitrião está maquiando a sala para receber a visita, enquanto a cozinha tá uma bagunça.

Quero que entendam o seguinte, eu amo futebol, assim como milhares de milhares de brasileiros, porém não posso me calar diante deste fato. Pra mim a prioridade não é futebol. Antes vem a educação, saúde, segurança, mobilidade, etc…

Antes de pensar no bem estar do meu vizinho, penso no bem estar da minha família.

O meu legado desta copa foi a inspiração para fazer a música “legado”.
Já ouviu? Ela diz mais sobre o que penso.

Espero que gostem e comentem.

Sobre Dudu de Morro Agudo

Rapper, educador popular, produtor cultural, escritor, mestre e doutorando em Educação (UFF). Dudu de Morro Agudo lançou os discos "Rolo Compressor" (2010) e "O Dever Me Chama" (2018); é autor do livro "Enraizados: Os Híbridos Glocais"; Diretor dos documentários "Mães do Hip Hop" (2010) e "O Custo da Oportunidade" (2017). Atualmente atua como diretor geral do Instituto Enraizados; CEO da Hulle Brasil; coordenador do Curso Popular Enraizados.

Além disso, veja

O papel da educação clandestina na formação Política

Este texto reflete sobre o conceito de "Educação Clandestina", destacando sua abordagem contrária ao ensino formal. Explora as lacunas do sistema educacional brasileiro, particularmente em relação à alfabetização e ao letramento nas escolas periféricas. Descreve como movimentos sociais reúnem conhecimentos diversos, ausentes das instituições formais, promovendo uma troca que desafia o status quo. Aponta a importância da conscientização política e da ação crítica na transformação da realidade. Destaca a educação clandestina como um processo contínuo de formação política, capaz de despertar indivíduos para a realidade e capacitá-los a questionar, refletir e agir em prol da mudança social.

Deixe um comentário