sexta-feira, 19 abril, 2024
Racionais MCs
Racionais MCs

Racionais MCs na capa da edição especial da revista Rolling Stone

Racionais MCsEstava eu em uma livraria no aeroporto de Guarulhos, como sempre costumo fazer para passar o tempo, e eis que olho para uma revista e leio Racionais MCs. Pego a revista e é uma edição especial da Rolling Stone. Na mesma hora comprei e comecei a ler, lembro que tinha planos de sair da livraria e entrar na lanchonete ao lado, mas esqueci completamente da fome que estava sentindo e mergulhei na entrevista.

São dez páginas de uma das melhores e mais completas entrevista que já li sobre o grupo Racionais MCs e me mostrou claramente porque eles são referência no rap nacional a tanto tempo, isso vai além do talento, eles foram escolhidos por algo maior, assim como outros artistas brasileiros como o Zeca Pagodinho.

Sobre Dudu de Morro Agudo

Rapper, educador popular, produtor cultural, escritor, mestre e doutorando em Educação (UFF). Dudu de Morro Agudo lançou os discos "Rolo Compressor" (2010) e "O Dever Me Chama" (2018); é autor do livro "Enraizados: Os Híbridos Glocais"; Diretor dos documentários "Mães do Hip Hop" (2010) e "O Custo da Oportunidade" (2017). Atualmente atua como diretor geral do Instituto Enraizados; CEO da Hulle Brasil; coordenador do Curso Popular Enraizados.

Além disso, veja

O papel da educação clandestina na formação Política

Este texto reflete sobre o conceito de "Educação Clandestina", destacando sua abordagem contrária ao ensino formal. Explora as lacunas do sistema educacional brasileiro, particularmente em relação à alfabetização e ao letramento nas escolas periféricas. Descreve como movimentos sociais reúnem conhecimentos diversos, ausentes das instituições formais, promovendo uma troca que desafia o status quo. Aponta a importância da conscientização política e da ação crítica na transformação da realidade. Destaca a educação clandestina como um processo contínuo de formação política, capaz de despertar indivíduos para a realidade e capacitá-los a questionar, refletir e agir em prol da mudança social.

Deixe um comentário