sexta-feira, 29 março, 2024

XII EncontrArte: a força das quebradas RJ – (26/set à 05/out)

Teatro SESC e Casa de Cultura de Nova Iguaçu receberão 17 espetáculos com entrada gratuita

A riqueza artística da periferia estará representada nesta edição do festival, comprovando o compromisso dos realizadores não só com a democratização do acesso, mas também do fazer cultural em todo o Estado do Rio. Haverá apresentações de 17 espetáculos gratuitos de grupos de Mesquita, São João de Meriti, Nilópolis, Japeri e Nova Iguaçu; do outro lado da ponte vamos receber peças de Rio Bonito e Niterói. E vários grupos do Grande Rio. A abertura fica por conta do grupo Os Ciclomáticos, oriundo do subúrbio carioca.

EncontrArteA cada edição o EncontrArte reverencia uma personalidade ligada à classe artística da região. Em 2013, o reconhecimento será ao trabalho do ator e diretor José de Brito. Outro homenageado da XII edição será Chico Anysio, notório humorista, criador de inúmeros quadros e programas no rádio e na televisão, especialmente na Globo, onde trabalhou por 40 anos. Miguel Falabella e Tássia Camargo são os outros dois artistas em destaque este ano.

Como em anos anteriores, as oficinas são direcionadas aos artistas e técnicos, mas o público também poderá se inscrever. A novidade será a escolha da mascote do evento que será eleita pelos espectadores entre três concorrentes, tornando-se assim o símbolo do festival.

http://www.encontrarte.com.br/mascote

Os espetáculos selecionados passaram pelo crivo da qualidade e ficha técnica de um grupo de jurados conceituados no mercado artístico. Eles vão do drama ao imaginativo, passam pela comédia e pelo circo. Tudo para encantar a platéia, que passou de 3 mil pessoas em 2002 a 10 mil pessoas no ano passado, confirmando o festival como um dos maiores do Estado no gênero. A meta dos produtores é bater essa marca em 2013. E como diz o slogan: Quero ver você no EncontrArte!

Os Produtores: Claudina Oliveira; Fábio Mateus e Tiago Costa

SERVIÇO:
XII ENCONTRARTE – Encontro de Artes Cênicas Teatro da Baixada Fluminense.
Data: De 26 de setembro a 05 de outubro.
Locais:
SESC Nova Iguaçu – R. Dom Adriano Hipólito, 10, Moquetá.
Casa de Cultura de Nova Iguaçu – R. Getúlio Vargas, 51, Centro, Nova Iguaçu – RJ
Tel.: (21)3066-0054 / 7343-0151 / 9747-0599

Sobre Dudu de Morro Agudo

Rapper, educador popular, produtor cultural, escritor, mestre e doutorando em Educação (UFF). Dudu de Morro Agudo lançou os discos "Rolo Compressor" (2010) e "O Dever Me Chama" (2018); é autor do livro "Enraizados: Os Híbridos Glocais"; Diretor dos documentários "Mães do Hip Hop" (2010) e "O Custo da Oportunidade" (2017). Atualmente atua como diretor geral do Instituto Enraizados; CEO da Hulle Brasil; coordenador do Curso Popular Enraizados.

Além disso, veja

O conflito de gerações no rap brasileiro: Uma análise das críticas e desafios

Para onde o rap brasileiro está caminhando? Essa é a pergunta que venho me fazendo …

Deixe um comentário