A volta!

Que alegria, hoje, 07 de Outubro de 2014, marca a minha volta como colunista do Portal Enraizados.

Fui colunista por volta de 2002, 2003, no meu início de carreira, escrevi muito tempo nesse site e agora, feliz e um pouco mais conhecido, estou de volta.

De lá pra cá muita coisa mudou, eu tinha um livro publicado, agora tenho 11.
Virei cineasta com o filme Profissão MC que realizei sem captar um único real.

Trabalhei por 6 anos com cultura da periferia na TV, três anos no Manos e Minas da TV Cultura e 3 anos no telejornal SPTV da Globo, em SP.
Criei em 2004 o evento FAVELA TOMA CONTA e essa semana comemoramos 10 anos com a 28a edição.

Inaugurei em 2007 a Livraria Suburbano Convicto, até hoje a única do país especializada em Literatura Marginal, nela realizo desde 2010 o consagrado Sarau Suburbano que acontece toda terça-feira no local.

Enfim, fiquei mais popular e experiente e agora volto aqui, com uma coluna semanal, nas mesmas terças-feira de Sarau Suburbano, feliz…. uma vez Enraizados, sempre Enraizados.

O que não mudou nesse tempo todo foi nossa relação, vim várias vezes nesse período a Morro Agudo, ao Espaço Enraizados, onde tenho grandes amigos e faço parte do time.

O Dudu de Morro Agudo e a trupe do Enraizados também estiveram em SP algumas vezes, o DMA cantou umas três vezes no Favela Toma Conta.

Com o DMA tenho uma relação de amizade pessoal, fico na casa dele na Baixada, ele fica na minha em São Paulo.
Uma relação de evolução artística e pessoal, que assim permaneça.

Vou utilizar minha coluna com CONTOS, CRÔNICAS e POESIAS.

Espero que vocês acompanhem….
Tamo junto e não é só um modo de dizer, é isso mesmo.
Abaixo a primeira poesia….


 

“EU”

Peguei tudo que a sociedade me ofereceu.
Escola pública, saúde pública.
Transporte coletivo…
Esgoto a céu aberto na infância.
Roupas que a minha mãe ganhava das patroa.
Peguei tudo, bati no liquidificador e sobrou….. “EU”


 

Sobre Alessandro Buzo

Alessandro Buzo tem 42 anos, nascido e criado no Itaim Paulista, extremo da zona leste de São Paulo. Vida comum de periférico, trabalhando pra sobreviver desde os 13 anos de idade. No ano de 2000, lançou independente o livro , O TREM - BASEADO EM FATOS REAIS. (500 exemplares) A partir daí mudou sua trajetória........ Hoje, Alessandro Buzo é..... Autor de 11 livros, entre eles Guerreira, Hip Hop - Dentro do Movimento.... Lançou em 2014 .... Favela Toma Conta 2 - A Literatura e o Hip Hop Tranformaram Minha Vida. Organizador de 7 coletâneas literárias, 5 vol. do Pelas Periferias do Brasil e 2 Vol. do Poetas do Sarau Suburbano. Diretor (junto com Toni Nogueira) do filme Profissão MC (ficção, 2009, 52 min), disponível no YOUTUBE , traz no elenco Criolo Doido, Da Antiga, Dj Dan Dan, Rappin Hood e grande elenco. Fez o quadro Buzão - Circular Periférico por 3 anos no Programa Manos e Minas da TV Cultura. De setembro de 2011 à setembro de 2014, apresentou o quadro SP CULTURA no Jornal SPTV 1a edição da Rede Globo, quadro semanal com a cultura da periferia. Pai do Evandro Borges (14 anos) e casado a 16 anos com Marilda Borges que além de esposa é minha produtora e fotografa. Organiza a coletânea literária "Pelas Periferias do Brasil", já foram 4 volumes. Apresenta o quadro "Buzão - Circular Periferico", no Programa Manos e Minas da TV Cultura. É proprietário da "Livraria Suburbano Convicto" no Bixiga em SP (Rua 13 de Maio, 70 - 2o and), única do país, especializada em Literatura Marginal. Diretor (junto com Toni Nogueira) do filme "Profissão MC" (ficção, 52 min). Ganhou 2 vezes o Prêmio Hutúz (2007 e 2008) na categoria "Ciência e Conhecimento". A partir de agosto, inaugurou o "Espaço Suburbano Convicto" no Itaim Paulista (Extremo Leste de SP), com Biblioteca, Sarau, cinema e 6 oficinas culturais. No mesmo bairro, idealiza e realiza desde 2004 o tradicional evento de Hip Hop "Favela Toma Conta", que sempre foi gratuíto em suas 22 edições já realizadas, apresenta ainda os eventos "Suburbano no Centro", "Encontro com o Autor" e "Suburbano em Debate". Atualiza diversos BLOG´s e todos podem ser acessados via site: www.buzo.com.br Além disso é palmeirense e sempre será um "Suburbano Convicto"

Além disso, veja

Falta de respeito e calote

Em nome de uma amizade tomei um calote de R$1.200,00 da prefeitura de Poá-SP, mas esse foi o último da minha vida.

Deixe um comentário