“Batidas & Rimas” é a tática da juventude na resistência contra a violência na cidade de Queimados

O evento acontecerá na próxima sexta(16), na Praça Dona Branca, conhecida com Praça do Taz, à partir das 18h.

O “Batidas & Rimas” é sem dúvidas um dos eventos de hip hop mais significativos no estado do Rio de Janeiro, talvez seja por ser realizado em uma cidade cada vez mais tida como violenta pela voz hegemônica do Estado, e que ironicamente recebe este título pela própria ineficiência do Estado.

O fato é que um grupo de jovens consegue, de forma maestral, romper com essa lógica de violência e produzir uma atividade que, além de criar uma plataforma de oportunidade para diversos novos artistas locais, que desejam se inserir no cenário do hip hop, também faz um movimento inverso, trazendo para a cidade de Queimados uma série de artistas já consagrados neste cenário, misturando-os com a cena local, caminho inverso este que muitas vezes é difícil de ser percorrido.

Dudu de Morro Agudo, que é uma das atrações do Palco Favela do Rock In Rio, e que coleciona em sua carreira turnês pela Europa e um campeonato mundial de hiphop em Miami, nos Estados Unidos, nos conta o porque, após percorrer o mundo, ainda sente a necessidade de tocar em eventos como o Batidas & Rimas: – “Eu moro em Morro Agudo, Nova Iguaçu, e também sou produtor de eventos, por isso sei bem do espírito que reje esse tipo de atividade, mas falando enquanto artista, são eventos como esse que me conectam diretamente com meu público, são eventos que estão mais perto da verdade que eu procuro”.

Dentre as músicas que Dudu de Morro Agudo apresentará está a música “Delatores Vs Delatados”, cujo o clipe foi gravado há cerca de um mês.

O evento traz um combo de atividades, pois além do show de Dudu de Morro Agudo, haverá outros shows com Faixa Preta Rap, Katana REC, além dos DJs Júlio Moska e Big Jhow. Mas o que está tirando o sono dos MCs da cidade é a batalha de rimas, pois esse evento também faz parte do Circuito Liga RJ 2019 e vai classificar dois MCs para um duelo nacional, que acontecerá em Belo Horizonte, em dezembro.

Romildo Tamujuntu, o idealizador e produtor do evento, diz que há tempos não fazia edições do Batidas & Rimas na rua porque além de não ter recursos o suficiente para arcar com os custos básicos, como uma ajuda de custo para os artistas, ele achava que o público não estava dando a atenção que ele esperava para esses artistas que vinham de longe e de graça.

Mas resolveu retomar esse tipo de produção para tentar resgatar o espírito que coletividade que é fundamento da cultura hip hop, e afirma que ficou surpreso com a receptividades desta edição: “Tô feliz de estar fazendo esse evento e estar sendo abraçado pela comunidade do hip hop, isso pra mim é importante”.

SAIBA MAIS:

O Batidas & Rimas acontecerá na Praça Dona Branca, conhecida com Praça do Taz, às 18h.

Mais sobre o Batidas & Rimas: https://web.facebook.com/batidaserimasrj

Mais sobre Dudu de Morro Agudo: http://www.hullebrasil.com.br/dma

 

Sobre Hulle Brasil

Hulle Brasil é uma startap que potencializa artistas e trabalha com base em três pilares: TERRITÓRIO, ETNIA & GÊNERO. Aqui no Portal Enraizados, nossa equipe gera conteúdo a partir destes pilares.

Além disso, veja

MOSTRA PRETOS NA TELA: Inscrições abertas para mostra audiovisual do Enraizados

A “Mostra Pretos na Tela”, que acontecerá no Quilombo Enraizados no dia 30 novembro de …

Deixe um comentário

Paste your AdWords Remarketing code here