Projeto reunirá artistas para residência na Maré e dará ajuda de custo de R$5 mil

“ComPosições Políticas, outras histórias do Rio de Janeiro” é um projeto de construção coletiva de memória visual do Rio de Janeiro por meio da reinterpretação de imagens de acontecimentos recentes que causaram impacto no imaginário carioca, isto é, artistas farão uma releitura, através da sua prática artística, de acontecimentos recentes dentro de favelas e/ou comunidades do Rio de Janeiro, que tiveram grande repercussão na mídia e/ou nas redes sociais.

Os(as) selecionados(as) participarão de uma residência artística, durante o mês de março, na favela da Maré, e de um seminário. As obras resultantes da residência farão parte de uma exposição itinerante junto a outras obras que dialogam com a temática. Ao total, nove (09) artistas (de qualquer expressão: teatro, artes visuais, música, etc) serão selecionados e ganharão bolsa de R$5.000 cada (incluindo gastos de transporte e alimentação), mais gastos de acomodação na favela de Maré, pois os artistas deverão morar na comunidade durante o mês de imersão.

 

As inscrições, que vão até o dia 24 de janeiro, serão analisadas por uma comissão de avaliação integrada por três pessoas. Os resultados serão comunicados por e-mail a todas as pessoas inscritas até o dia 31 de janeiro de 2016.

Como se inscrever?

Os(as) interessados(as) devem enviar um e-mail para composicoespoliticas@gmail.com com seus dados pessoais: nome e sobrenome, data e lugar de nascimento, endereço de residência e suas áreas de trabalho artístico; uma apresentação sobre você e seu trabalho (até 500 palavras), além de suas motivações para  participar da residência; informação sobre uma ou duas obras que você tenha realizado até a data, e que você ache que tem a ver com o perfil da residência (imagens e textos até 500 palavras e  10MB, incluindo links para vídeos, blogs, etc.); uma breve proposta do que você gostaria de desenvolver na residência (até 800 palavras).

O proponente deve incluir a imagem, ou as imagens, a partir das quais gostaria de trabalhar, explicando brevemente o porquê da escolha e as possibilidades que vê nelas.  As imagens devem ser de acontecimentos recentes, 2014 e 2015, que causaram impacto no imaginário carioca. Tenha em conta que o que você vai enviar é unicamente uma proposta e que, durante a residência, você poderá alterar ou mudar o projeto inicial caso sinta a necessidade.

 Por último precisa enviar uma declaração de disponibilidade para trabalhar durante o período integral da residência nos horários estipulados (de segunda à sábado, das 10 às 17 horas), e uma declaração do seu interesse em morar na Maré durante o mês de março de 2016.

Para mais informações:

http://composicoespolitic.wix.com/historiasrj

Baixe o edital

image_pdf

Sobre Hulle Brasil

Hulle Brasil é uma startap que potencializa artistas e trabalha com base em três pilares: TERRITÓRIO, ETNIA & GÊNERO. Aqui no Portal Enraizados, nossa equipe gera conteúdo a partir destes pilares.

Além disso, veja

Cidadania LGBT e o Respeito à Diversidade: Fundação Perseu Abramo abri inscrições para curso

Nestes tempos de retrocessos, preconceito e LGBTfobia, estudar sobre os direitos LGBT e nossas conquistas …

Deixe um comentário

Paste your AdWords Remarketing code here