Seguranças de rua, que atuam na região do Saara, abordaram grafiteiros na madrugada quando os mesmos retornavam de uma pintura em Santa Tereza. Os seguranças os torturaram, espancaram e humilharam na rua, as cenas do vídeo são extremamente revoltantes como podem ser conferidas.
Os próprios seguranças compartilharam o vídeo pelo aplicativo WhatsApp e chegou ao telefone de um dos grafiteiros mais influentes do Rio de Janeiro, o Dante, que atua em todo o Estado e é uma das maiores referências da Baixada Fluminense.
A revolta tomou conta do grafiteiro, que recompartilhou o vídeo em seu perfil no youtube, em poucas horas o vídeo já tinha mais de 150 mil visualizações.
Dante publicou o seguinte texto em seu perfil:
“Então rapaziada do Graffiti RJ, não podemos nos calar com essa covardia, poderia ser eu ou você, infelizmente nossa arte virou moda, no sentido de pessoas influentes distorcerem o que é o graffiti, as pessoas acham que o bonito pra elas é o que deve ser o graffiti, e não conhecem toda a cultura, seja Tag, Bomber, WildStyle, Freestyle, Lamb Lamb ou 3D, ou se é ilegal ou legal, mas acima de tudo merecemos respeito. Isso não vai ficar impune, pois amanhã pode ser um morador de rua, um camelô ou uma pessoa de bem! Vamos invadir a Saara! Covardia praticada por seguranças de rua”.
Logo depois, centenas de grafiteiros de todo o país começaram a se organizar para uma intervenção na Saara. Ao que tudo indica, pelo menos um dos grafiteiros mora em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.
Nos comentários no facebook algumas pessoas questionaram se os grafiteiros agredidos tinham autorização para a pintura, e a resposta foi automática: – “Mesmo que não tivessem, essa é a maneira de tratar uma pessoa?”.
As imagens são realmente muito fortes e revoltantes. Agora militantes do hip hop e dos direitos humanos estão também se organizando para conseguir advogados, identificar os agressores e levá-los a justiça.
No momento planejam uma ação pacífica no próximo domingo, próximo à Saara, num evento chamado GRAFITAÇO DA PAZ NO SAARA, já com cerca de 2.800 confirmados e mais 2.900 interessados. Contudo, grafiteiros mais experientes pretendem se reunir na sexta-feira para pensar melhor a ação.
Atualizado em 27 de janeiro, às 19:06
Deixe um comentário