O “Acampamento Musical” reuniu, no Quilombo Enraizados, MCs e Beatmakers no último sábado

O que parecia uma resenha entre os parceiros Átomo Pseudopoeta, Capa Versa, Da Costa, Dudu de Morro Agudo, Dorgo DJ, Einstein NRC e Gustavo Baltar, era na verdade uma residência artística chamada “Acampamento Musical“.

O projeto, que já acontece a mais de um ano no Quilombo Enraizados, tem uma pegada de residência artística focada no rap, onde o objetivo é reunir um grupo de beatmakers e rappers para pensar, produzir e compor músicas juntos, durante um dia inteiro, onde cada cada participante compartilhe sua experiência com os demais, num movimento mútuo de ensino aprendizagem.

Pode parecer que a coisa corre solta, mas os produtores garantem que tudo é bem amarrado, existe uma produção séria por trás do encontro dos artistas, inclusive o incentivo para que uma troca de ideias sobre temas específicos como o mercado da música, a história do hip hop, direito autoral, streaming e o rap contemporâneo sejam discutidos durante o encontro, contudo vários outros assuntos relacionados ao cotidiano de cada um são abordados.

Sabendo que cada artista tem um modo de produzir sua arte, o Acampamento Musical busca tirá-los dessa zona de conforto, fazendo com que interajam e criem coletivamente não só a obra, mas todo o conceito da mesma, por isso o encontro é realizado num ambiente descontraído, uma verdadeira resenha entre amigos. Existe um pós encontro, que é o registro da obra e o lançamento nas plataformas digitais da produtora Hulle Brasil, parceira do projeto.

O rapper Dudu de Morro Agudo, proprietário da produtora Hulle Brasil, garante que outros encontros focados na formação profissional na área da música serão produzidos ainda esse ano no Quilombo Enraizados com o objetivo de complementar os encontros de criação, capacitando os jovens artistas e produtores de periferia a disputarem um pedaço do mercado musical.

O filme acima, além de trazer o depoimento dos participantes desta edição que aconteceu no dia 28 de maio de 2022, no Quilombo Enraizados, mostra parte da obra que foi produzida no dia, e que será lançada no início de julho, na conta da Hulle Brasil, no Spotify.

Esta edição do projeto “Acampamento Musical” foi patrocinado com recursos do edital de chamada emergencial de Premiação número 03/2021 “Cultura Presente Nas Redes 2”, da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro.

Quer saber como faz para participar?

O “Acampamento Musical” acontece uma vez por mês, no Quilombo Enraizados, em Morro Agudo, Nova Iguaçu. Normalmente participam um grupo de 08 artistas, e para democratizar o acesso, são escolhidos diretamente 04 artistas a partir de uma curadoria, e outros 04 artistas são escolhidos a partir do banco de dados do projeto, composto por artistas que se inscrevem mostrando interesse em participar da atividade.

Para se inscrever, basta acessar o link abaixo:

https://bit.ly/AcampamentoMusical

Sobre Hulle Brasil

Hulle Brasil é uma startap que potencializa artistas e trabalha com base em três pilares: TERRITÓRIO, ETNIA & GÊNERO. Aqui no Portal Enraizados, nossa equipe gera conteúdo a partir destes pilares.

Deixe um comentário