O Rap e o VMB

Em 2011, pudemos observar o investimento pesado que os MCs/grupos de Rap fizeram no Audiovisual.
Muitos videoclipes sendo lançados, de Norte ao Sul do país, lançamentos, twitcams com os artistas sendo feitas para o lançamento, páginas exclusivas em redes sociais criadas para divulgação dos trabalhos. Formas criativas de empreendimento artístico foram desenvolvidas. Com o advento da internet, os artistas passaram a usar isso ao seu favor, e o rap não ficou de fora dessa.

Além de fazer uso dessas formas criativas, os trabalhos lançados nesse ano apresentam grande qualidade e autonomia. Os artistas chegam a triplicar o alcance de sua música, quando estas, ganham registros audiovisuais. E conforme são apresentados trabalhos desse porte, a repercussão e reconhecimento vêm em seguida. Por isso, temos 5 MCs e um grupo de rap, indicados ao Video Music Brasil (VMB), premiação musical realizada pela MTV Brasil. Saiba quem são:


Criolo
O “Gênio sensível” -como a jornalista e grande amiga minha, Angelina Miranda, refere-se ao MC-, lidera as indicações. Criolo Doido, como também é conhecido, já tem mais de 20 anos de carreira, já havia lançado o disco “Ainda Há Tempo”, e se tornou referência ao criar a “Rinha dos MCs”. Em 2011, lança “Nó na Orelha”, com uma sonoridade bem diferente da que o público rap está acostumado, mas que rapidamente cativou á todos, principalmente pelo fato de resgatar e trazer muitas influências da música popular brasileira. Criolo está concorrendo a Artista do Ano, Clipe do Ano, Revelação, Melhor Música  e Melhor Disco.

Emicida
A primeira vez que Emicida participou do VMB, foi em 2009, com o videoclipe da canção “Triunfo”, que faz parte de sua primeira Mixtape lançada, “Pra quem já mordeu cachorro por comida, até que eu cheguei longe.” O MC, oriundo das batalhas de freestyle, ainda não lançou um álbum, mas lançou uma segunda-mixtape, um EP temático, e um EP em parceria com produtores internacionais, além de singles, participações e videoclipes. Em 2011, está concorrendo a Hit do Ano, Artista do Ano e Clipe do Ano.

Karol Conká
Karol é uma das principais mulheres na linha de frente do rap paranaense. O estado possui uma enorme safra de MCs, beatmakers e eventos de Hip-Hop. Karol não tem álbum lançado, mas lançou uma Promo, e um videoclipe da canção “Boa Noite”. Está em estúdio, gravando seu primeiro álbum, que tem previsão de lançamento para este ano ainda. Karol está concorrendo à categoria Aposta.

Lurdez da Luz
Pra quem já conhece o Mamelo Sound System, conhece sua voz e suas rimas afiadas. A MC já fez participações com Afrika Bambataa, Thaíde & DJ Hum, The Roots, entre outros. Em 2010 lançou seu primeiro trabalho solo, o EP, que leva o seu nome, lançado de forma independente. Lançou o videoclipe da música “Andei”, e está concorrendo a Videoclipe do Ano.


Start
Concorrendo à Aposta e Hit do Ano, está o grupo Start, formado por Stephan, filho de Marcelo D2, Faruck, Shock e DJ Alves. Com rimas inteligentes e descontraídas, trazendo influencias da música brasileira, o grupo lançou, em 2010 o videoclipe da canção “Que Vença o Melhor”, e em 2011, lançaram o EP “Porradão de 5”, além de divulgar seu trabalho pela internet e fazer shows pelo Brasil.

Flora Matos
Flora iniciou-se como MC no projeto Noções Unidas, em 2003. Em 2006, passou a fazer shows solo, e foi considerada a melhor cantora do ano, em Brasília. Trabalhou com os DJs Cia e KL Jay. Participou de uma mixtape dirigida por Ice Blue e Mano Brown. Fez uma turnê pela Europa, e em 2009 lançou seu disco de estreia “Flora Matos vs StereoDubs”. Tambem lançou o videoclipe da canção “Pretin”. Está concorrendo à Hit do Ano.

Para votar e saber quem são os demais artistas indicados ao VMB, de outro gêneros musicais, acesse o site: http://vmb.mtv.uol.com.br/

 

Comentários

2 respostas para “O Rap e o VMB”

  1. Avatar de Dudu de Morro Agudo

    Muito legal ver que o rap tá invadindo o VMB com pressão e muita qualidade.
    Torço para que nós, os rappers do Rio de Janeiro, também possamos estar nessa fita aê no próximo ano, estamos caminhando para tal feito, creio eu.

  2. Avatar de thiago mano et

    e ate bom v q o rap
    esta tendo seu verdadeiro reconhecimento
    mas eles
    poderiam deixar
    o premio de
    melhor rap
    q tinha a tres anos atras
    ai sim q iria ficar namoral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *