MOSTRA PRETOS NA TELA: Inscrições abertas para mostra audiovisual do Enraizados

A “Mostra Pretos na Tela”, que acontecerá no Quilombo Enraizados no dia 30 novembro de 2019, é uma mostra audiovisual que tem como objetivo promover e valorizar as obras audiovisuais protagonizadas por produtores, diretores e artistas negros e negras na Baixada Fluminense, sejam eles iniciantes ou não, através de exibição de seus curtas–metragens de ficção e/ou documentários, e, com isso, visibilizar os profissionais da área e suas obras, além de inspirar jovens negros e pobres da região da Baixada Fluminense que desejam ingressar na área.

O evento faz parte de uma série de atividades que compõem o Festival dos CRIAS, uma iniciativa do Instituto Enraizados que visa desenvolver um espaço de troca entre a juventude preta e pobre da metrópole do Rio de Janeiro, realizando e recebendo atividades durante os 30 dias do mês de novembro, afim de promover a potência artística, empreendedora e intelectual deste grupo social.

As inscrições para a MPT ficam abertas do dia 17 de outubro à 10 de novembro, os(as) interessados(as) podem se inscrever pelo link http://bit.ly/MostraPretosNaTela.

A Seleção dos Finalistas será divulgada no dia 15 de novembro, conforme cosnta no edital.

A Mostra acontecerá no dia 30 de novembro, no Quilombo Enraizados, terá entrada franca.

SERVIÇO

Mostra Pretos na Tela
Inscrições: 17/10 à 10/11
Quilombo Enraizados: Rua Presidente Kennedy, 41, Morro Agudo, Nova Iguaçu, RJ
Informações: (21)4123-0102 ou enraizados@gmail.com


EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA – MOSTRA PRETOS NA TELA

O Instituto Enraizados torna público este edital, estabelecendo critérios para selecionar filmes, com duração até 26 minutos, para exibição em uma mostra audiovisual que vai protagonizar produtores, diretores e artistas negros e negras na Baixada Fluminense, dentro da programação que promoverá em novembro de 2019, contemplando os debates sobre a luta antirracista no mês em que se celebra oficialmente a consciência negra.

O Instituto Enraizados tem uma trajetória histórica promovendo a cultura hip hop e nessa etapa de sua luta busca expandir as atividades promovendo a difusão do audiovisual como ferramenta de valorização da negritude na Baixada Fluminense. O ponto mais importante é destacar a atuação de profissionais pretos e pretas deste território e protagonizar estes agentes. Assim esta chamada amplia o compromisso da cultura preta como uma plataforma para a construção de novos olhares e novas histórias.

01 – OBJETIVO

1.1 – Selecionar 03 (três) filmes curta metragem que sejam protagonizados por personagens negros e/ou negras.

02 – OBJETO

2.1 – Os filmes devem ter no máximo 26 minutos de duração.
2.2 – As temáticas são livres, porém o critério definidor é o protagonismo negro nas produções.
2.3 – Os filmes selecionados deverão enviar 01 (um) representante no dia da mostra, 30 de novembro de 2019, para compor a mesa de debate.

03 – QUEM PODE PARTICIPAR

3.1 – Poderão participar indivíduos, coletivos, empresas e organizações sem fins lucrativos que tenham na sua constituição profissionais negros.

04 – INSCRIÇÕES

4.1 – As inscrições deverão ser feitas pela internet entre 17.10.2019 e 10.11.2019, através da ficha de inscrição disponível neste link: http://bit.ly/MostraPretosNaTela.

4.2 – Ao se inscrever, o proponente declara que todas as informações prestadas são verdadeiras, que a proposta inscrita não viola direitos de propriedade intelectual, concordando em assumir exclusivamente a responsabilidade legal por reclamação, ação judicial ou litígio, seja direta ou indiretamente, decorrente da exibição ou uso dos filmes.

05 – SELEÇÃO

5.1 – A seleção dos 03 (três) filmes de curta metragem será realizada por uma comissão composta por 05 (cinco) profissionais, obedecendo o critério eliminatório, isto é, os filmes que não tiverem personagens negros como protagonistas serão automaticamente desclassificados; e os critérios técnicos: qualidade da estrutura narrativa e originalidade.

5.2 – Serão acrescentados pontos extras conforme descrição abaixo para os filmes:

(01) – com diretores negros/negras;

(01) – com produtores negros/negras;

(01) – com roteiristas negros/negras;

(01) – Filmes que tenham no elenco moradores da Baixada Fluminense.

06 – RESULTADO

6.1 – O resultado com os filmes selecionados será divulgado nas redes oficiais do Instituto Enraizados, no dia 15.11.2019 e comunicado por email aos selecionados.

07 – PREMIAÇÃO

7.1 – Esta não é uma mostra competitiva, sendo assim os filmes selecionados receberão um certificado de participação na MOSTRA PRETOS NA TELA.

08 – CRONOGRAMA

8.1 – O cronograma de realização da MOSTRA PRETOS NA TELA, obedecerá as datas abaixo:

Divulgação do edital: 17.10.2019
Inscrições: 17.10.2019 à 10.11.2019
Análise das propostas: 11.11.2019 à 14.11.2019
Divulgação dos selecionados: 15.11.2019
Mostra: 30.11.2019

09 – DISPOSIÇÕES GERAIS

9.1 – A inscrição nesta Chamada Pública implicará na plena aceitação de todas as condições estabelecidas.
Não serão aceitas inscrições em desacordo com o edital.

9.2 – O proponente selecionado neste edital autorizará o Enraizados a divulgar sua imagem e fala para fins de publicidade das ações previstas neste edital.

9.3 – Situações excepcionais ou casos omissos a este regulamento serão decididos pela organização da MOSTRA PRETOS NA TELA.

10 – CONTATOS

10.1 – Dúvidas decorrentes do presente regulamento deverão ser encaminhadas ao e-mail: enraizados@gmail.com

10.2 – Para acompanhar as notícias da MOSTRA PRETOS NA TELA acesse:
Facebook:  https://www.facebook.com/institutoenraizados
Site:  http://www.enraizados.com.br
Instagram:  @institutoenraizados
Twitter: @enraizados

Nova Iguaçu, 17 de Outubro de 2019

Instituto Enraizados

Deixe um comentário

Paste your AdWords Remarketing code here