Morro Agudo: reflexão política e a participação comunitária

Integrantes da reunião da cultura

Cerca de 30 pessoas, entre artistas, produtores e moradores de Morro Agudo, se reuniram hoje (13), no Espaço Enraizados, para discutir os rumos da cultura no bairro de Nova Iguaçu.

Hoje foi o quarto encontro. O primeiro aconteceu em janeiro, na praça de Morro Agudo, com a presença do atual secretário de cultura da cidade, Juarez Barroso. Uma das pautas da reunião foi a revitalização da praça, afim de transformá-la em um equipamento cultural capaz de atender a diversidade do bairro. O secretário concordou em reformar a praça com a ajuda dos artistas e moradores, contudo os integrantes da primeira reunião decidiram convocar novos encontros com o objetivo de ampliar o número de participantes e colher uma variedade maior de propostas.

Participaram jovens de 18 anos e outros jovens de mais de 60 anos

Hoje, no entanto, os participantes avaliaram quem são as pessoas que utilizam a praça e tentaram responder a pergunta “Qual é a praça que queremos?”, e então foi formado um grupo de trabalho com o objetivo de dividir as tarefas, sintetizando as propostas e levando ao conhecimento do poder público.

Praça de Morro Agudo
Praça de Morro Agudo

É unânime que o fator mais importante é aumentar a área útil da praça, que atualmente é pífia, para que atenda a diversidade artística local. Temas como a qualidade do piso e a iluminação também foram bastante citados. Dentre os problemas encontrados destacam-se um dos quiosques que está fechado há mais de 20 anos e o outro mal localizado, além de um poste de luz localizado no meio da praça e uma série de mesas e bancos quebrados, comprometendo – e muito – a área útil do local.

Mas é importante ressaltar que este encontro recebeu também lideranças de outros bairros como Austin, Ouro Fino, Parque das Palmeiras e Bairro Botafogo, surgindo então a proposta de outros encontros mensais visando a reflexão política e a participação comunitária.

Sobre Hulle Brasil

Hulle Brasil é uma startap que potencializa artistas e trabalha com base em três pilares: TERRITÓRIO, ETNIA & GÊNERO. Aqui no Portal Enraizados, nossa equipe gera conteúdo a partir destes pilares.

Deixe um comentário

Paste your AdWords Remarketing code here