terça-feira, 19 março, 2024

Quem foi o “Dimas” da música Vida Loka do Racionais MCs?

Outro dia eu estava conversando com um jovem evangélico que me perguntou quem era o Dimas, citado na música Vida Loka parte II, do Racionais MCs.

Eu estranhei a pergunta, pois como evangélico ele deveria saber. Eu, apesar de não ler a bíblia, tinha certeza que estava no livro dos livros, contudo, para minha surpresa, ele disse que não havia nenhum Dimas citado na Bíblia.

Ohhhhhhhhhhhhh!!! Bolei grandão e a partir daí começamos a procurar saber quem era esse tal de Dimas para compartilhar com vocês, que também devem estar muito curiosos.

Então vamos lá!!!

 


Dimas

Dimas ou Rakh é o bom ladrão – e Simas o mau ladrão, personagens sem nome no evangelho de Lucas. Na Bíblia o nome do bom ladrão não aparece. Ele expressa a crença de que Jesus “virá no reino de Deus”, e ele pede que, nesse dia, Jesus se lembre dele:

39 Então um dos malfeitores que estavam pendurados, blasfemava dele, dizendo: Não és tu o Cristo? salva-te a ti mesmo e a nós.

40 Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Nem ao menos temes a Deus, estando na mesma condenação?

41 E nós, na verdade, com justiça; porque recebemos o que os nossos feitos merecem; mas este nenhum mal fez.

42 Então disse: Jesus, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino.

43 Respondeu-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.

(Lucas 23:39-43)

Segundo a tradição, Dimas não era judeu, mas sim egípcio de nascimento. Dimas e Simas praticavam o banditismo nos desertos de passagem para o Egito. Lá a Sagrada Família, que fugia da perseguição do rei Herodes, foi assaltada por dois ladrões e um deles a protegeu. Era Dimas. Naquela época, entre os bandidos havia o costume de nunca roubar, nem matar, crianças, velhos e mulheres. Assim, Dimas deu abrigo ao Menino Jesus protegendo a Virgem Maria e São José.

Dimas foi um bandido muito perigoso da Palestina. E isso, realmente pode ser afirmado pelo suplício da cruz que mereceu. Essa condenação horrível era reservada somente aos grandes criminosos e aos escravos.

O Bom Ladrão ou São Dimas foi o primeiro que entrou no céu: “Ainda hoje estarás comigo no Paraíso”. (Lc 23,43). Ele passou a ser popularmente considerado o “Padroeiro dos pecadores arrependidos da hora derradeira, dos agonizantes, da boa morte”. Morreu sacramentado pela absolvição do próprio Cristo, e por Ele conduzido ao Paraíso.

Na tradição católica é conhecido como São Dimas, e seu dia é 25 de março. Ele é o protetor dos pobres agonizantes, dos bêbados, dos jogadores e ladrões. É protetor dos presos e das penitenciárias, dos carroceiros e condutores de veículos.

Oração

Oh! glorioso São Dimas, vistes no Calvário Jesus abandonado, desprezado e blasfemado, e naquele vosso Companheiro de patíbulo e de infâmia, reconheceste, num ato heróico de fé e numa confiança ilimitada, o Messias prometido e o Salvador do mundo.
Quanto foi grande vossa fé!E eis que a uma súplica vossa de perdão, se abrem os tesouros da misericórdia do Coração agonizante de Jesus, e vos transformam num Santo.
Impetrai-vos esta fé viva e ardente, e vinde em socorro de tantos infelizes pecadores incrédulos que blasfemam e desprezam a misericórdia de nosso Deus crucificado.
Convertei-os por vossa valiosa intercessão, e, si for da vontade de Deus, alcançai-me a graça que ardentemente vos suplico!


Obs: Se souberem de mais alguma coisa, favor colocar nos comentários. 🙂

Até a próxima semana!!!

Sobre Dudu de Morro Agudo

Rapper, educador popular, produtor cultural, escritor, mestre e doutorando em Educação (UFF). Dudu de Morro Agudo lançou os discos "Rolo Compressor" (2010) e "O Dever Me Chama" (2018); é autor do livro "Enraizados: Os Híbridos Glocais"; Diretor dos documentários "Mães do Hip Hop" (2010) e "O Custo da Oportunidade" (2017). Atualmente atua como diretor geral do Instituto Enraizados; CEO da Hulle Brasil; coordenador do Curso Popular Enraizados.

20 comentários

  1. Muito bom esclarecimento sobre Dimas. E as explicação esta corretíssima! 🙂

  2. Kkkkkkkkkkk.louco…Só pode ser louco.kkkk

  3. po que isso, fiquei muito surpreso qnd fui procurar sobre Dimas, e o primeiro site que apareceu foi do enraizados.

    Fiquei muito feliz em ver que o crescimento do Grupo esta bem alto.

    Parabens Enraizados.

  4. Wilian Ferreira Nanzer

    Boa mano, canto essa porra dessa música há anos e sempre quis saber que era esse tal de Dimas, 1ª Vida Loka da historia, kkkkkkkkkkkkkkkk, Vlw !!!

  5. É triste saber que um cristão não sabe quem foi Dimas.
    Mas fiquei feliz por você ter procurado saber quem ele era, Deus odeia o pecado, mas ama ao PECADOR​
    É isso que ele demostra para Dimas, quando vê o arrependimento dele.
    Que Deus abençoe vc.

    • Qual a importância de saber quem é Dimas??? Não é ele quem vai nos julgar no juízo final. Assim como ele foi salvo, nós também podemos ser salvos.

    • ADRIELSON DA SILVA NASCIMENTO

      Mano, por ser ”cristão” ele não ouve racionais e o nome ”DIMAS” é dado pelo catolicismo, e não pelo cristianismo. Mundos diferentes.

  6. Alexcandro” vai caça coquinho so!! Kkk cocozao

  7. “Maria Madalena a primeira vida loka da história, antes de Dimas”

  8. Aos 45 do segundo arrependido. Salvo e perdoado. É Dimas o bandido. É louco o o bagulho. Arrepia na hora. Ó Dimas, primeiro vida “loka” da história

  9. HERESIA !!! mano Dudu ..aonde ja se viu orar pra santo ?? Jesus (Cristo) é o único mediador entre Deus e os homens … O Ladrão q reconhece Jesus como Rei ta certo mas q seu nome era Dimas … Kd essa referencia ai ? onde ta o endereço Biblico ???

  10. mano , tem tanto nome biblico de pessoas alheias. Pq justo nessa passagem de suma importancia como de Lucas e tbm nos outros 3 evangelhos…que demonstra que Deus perdoa até o ultimo segundo de nossa vida .. e aquele que reconhece Jesus (Cristo) como REI na mesma sentença na cruz ,não teria um nome apenas como citação que no ultimo instante se arrependeu e foi salvo ! E que TAL tradição é essa que vc citou DUDU??? Essa parte ai do Dimas é até irrelevante mas não é verdade … orar pra santinho é coisa de católico, eu mesmo posso falar pq fui batizado qndo bebê (outra heresia, e não por submersão) PQ esta escrito ”Quem CRER e for batizado será salvo” … fiz catequeze e crisma, que seria a confirmação do Batismo isso tbm não é biblico …enfim não se deve orar nem adorar um anjo qnto mais um comedor de pão mortal que nem em sã conciencia estão, pois quem morre não sabe de nada. até que JESUS volte e ressucite primeiro os salvos, junto com o ”Dimas” não sei da onde, mas o ladrão da cruz, junto com TODOS que confessam com a boca e Testemunho que Jesus Cristo é o Filho de Deus , e como a propria palavra Cristo diz , o Messias , o Salvador da humanidade.

    ”Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento.”
    Eclesiastes 9:5

    ”E eu, João, sou aquele que vi e ouvi estas coisas. E, havendo-as ouvido e visto, prostrei-me aos pés do anjo que mas mostrava para o adorar.
    E disse-me: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus.”
    Apocalipse 22:8,9

    ”Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.”
    1 Timóteo 2:5

    ”A falsa testemunha não ficará impune; e o que profere mentiras perecerá.”
    Provérbios 19:9

    Deus abençoe a todos ! Paz …

  11. mano , tem tanto nome biblico de pessoas alheias. Pq justo nessa passagem de suma importancia como de Lucas e tbm nos outros 3 evangelhos…que demonstra que Deus perdoa até o ultimo segundo de nossa vida .. e aquele que reconhece Jesus (Cristo) como REI na mesma sentença na cruz ,não teria um nome CONHECIDO apenas como citação que no ultimo instante se arrependeu e foi salvo ! E que TAL tradição é essa que vc citou DUDU??? Essa parte ai do Dimas é até irrelevante mas não é verdade … orar pra santinho é coisa de católico, eu mesmo posso falar pq fui batizado qndo bebê (outra heresia, e não por submersão) PQ esta escrito ”Quem CRER e for batizado será salvo” … fiz catequeze e crisma, que seria a confirmação do Batismo isso tbm não é biblico …enfim não se deve orar nem adorar um anjo qnto mais um comedor de pão mortal que nem em sã conciencia estão, pois quem morre não sabe de nada. até que JESUS volte e ressucite primeiro os salvos, junto com o ”Dimas” não sei da onde, mas o ladrão da cruz, junto com TODOS que confessam com a boca e Testemunho que Jesus Cristo é o Filho de Deus , e como a propria palavra Cristo diz , o Messias , o Salvador da humanidade.

    ”Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento.”
    Eclesiastes 9:5

    ”E eu, João, sou aquele que vi e ouvi estas coisas. E, havendo-as ouvido e visto, prostrei-me aos pés do anjo que mas mostrava para o adorar.
    E disse-me: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus.”
    Apocalipse 22:8,9

    ”Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.”
    1 Timóteo 2:5

    ”A falsa testemunha não ficará impune; e o que profere mentiras perecerá.”
    Provérbios 19:9

    Deus abençoe a todos ! Paz …

  12. Saí do meio dela, ó povo meu, e livrai cada um a sua alma do ardor da ira do Senhor.
    Jeremias 51:45

    E ouvi outra voz do céu, que dizia: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas.
    Apocalipse 18:4

    Retirai-vos, retirai-vos, saí daí, não toqueis coisa imunda; saí do meio dela, purificai-vos, os que levais os vasos do Senhor.
    Isaías 52:11

  13. Leiam tbm o capitulo todo de Apocalipse 17 , que fala de uma determinada religião 😉

  14. Texto interessante. Não sou religioso, mas tinha uma ideia da ligação de Dimas, que inclusive é o nome do meu padrinho e avô materno, com a bíblia. Parabéns pela matéria!

  15. FELIPE GUSTAVO CAMARGO DA SILVA

    Nos evangelhos apócrifos

    Na versão grega do pseudo-epígrafo Evangelho de Nicodemos (apócrifo, do século IV), o nome aparece pela primeira vez. Na versão latina do Evangelho de Nicodemos, também conhecida como Atos de Pilatos, o nome do segundo ladrão também é dado – Gestas. No Evangelho Árabe da Infância de Jesus (apócrifo, do século VI), o bebê Jesus encontra os dois ladrões, Tito e Dumachus, e prevê que, depois de trinta anos eles serão crucificados com ele.[2] Na tradição da Igreja Ortodoxa Russa o nome do bom ladrão é Rakh.

    * Pseudepigrafia é o estudo dos pseudepígrafos ou pseudo-epígrafos, que são textos antigos, aos quais é atribuída falsa autoria.

    Os Livros apócrifos (grego: απόκρυφος; latim: apócryphus; português: oculto[1]), também conhecidos como Livros Pseudocanônicos, são os livros escritos por comunidades cristãs e pré-cristãs (ou seja, há livros apócrifos do Antigo Testamento) nos quais os pastores e a primeira comunidade cristã não reconheceram a Pessoa e os ensinamentos de Jesus Cristo por serem escritos após o I século e, portanto, não foram incluídos no cânon bíblico.

    * O termo “apócrifo” foi criado por Jerônimo, no quinto século, para designar basicamente antigos documentos judaicos escritos no período entre o último livro das escrituras judaicas, Malaquias e a vinda de Jesus Cristo. São livros que, segundo a religião em questão, não foram inspirados por Deus e que não fazem parte de nenhum cânon. São também considerados apócrifos os livros que não fazem parte do cânon da religião que se professa.

    * A consideração de um livro como apócrifo varia de acordo com a religião

    Pela tradição cristã, São Dimas é o protetor dos pobres agonizantes, sobretudo daqueles cuja conversão na última hora parece mais difícil. Entregam a São Dimas a proteção das casas e propriedades contra os ladrões. Invocam-no nas causas difíceis, sobretudo nos negócios financeiros, para a conversão e emenda dos bêbados, dos jogadores e ladrões. É protetor dos presos e das penitenciárias, dos carroceiros e condutores de veículos. A Igreja Católica celebra dia 25 de março como dia de São Dimas.

    Já que vamos falar de referências bíblicas e antes de julgarmos o amigo acima que foi fazer uma busca sobre o assunto, vamos procurar estudar e pesquisar um pouco.
    Se pesquisarmos um pouco veremos que os nomes diferem, porém se tratam da mesma pessoa. Porém o que chega a nós é que o nome seria DIMAS segundo o catolicismo, e por isso foi utilizado como DIMAS o primeiro vida loka da história.

    =)))

    Wikipédia fala um pouco sobre o assunto!!

  16. Fiquei curioso em, como a pesquisa para saberem que o nome do bom ladrão era Dimas? Seria realmente interessante saber isso. Ou se o nome foi mesmo inventado ou algo do tipo?

Deixe um comentário