Quem foi o “Dimas” da música Vida Loka do Racionais MCs?

Outro dia eu estava conversando com um jovem evangélico que me perguntou quem era o Dimas, citado na música Vida Loka parte II, do Racionais MCs.

Eu estranhei a pergunta, pois como evangélico ele deveria saber. Eu, apesar de não ler a bíblia, tinha certeza que estava no livro dos livros, contudo, para minha surpresa, ele disse que não havia nenhum Dimas citado na Bíblia.

Ohhhhhhhhhhhhh!!! Bolei grandão e a partir daí começamos a procurar saber quem era esse tal de Dimas para compartilhar com vocês, que também devem estar muito curiosos.

Então vamos lá!!!


Dimas

Dimas ou Rakh é o bom ladrão – e Simas o mau ladrão, personagens sem nome no evangelho de Lucas. Na Bíblia o nome do bom ladrão não aparece. Ele expressa a crença de que Jesus “virá no reino de Deus”, e ele pede que, nesse dia, Jesus se lembre dele:

39 Então um dos malfeitores que estavam pendurados, blasfemava dele, dizendo: Não és tu o Cristo? salva-te a ti mesmo e a nós.

40 Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Nem ao menos temes a Deus, estando na mesma condenação?

41 E nós, na verdade, com justiça; porque recebemos o que os nossos feitos merecem; mas este nenhum mal fez.

42 Então disse: Jesus, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino.

43 Respondeu-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.

(Lucas 23:39-43)

Segundo a tradição, Dimas não era judeu, mas sim egípcio de nascimento. Dimas e Simas praticavam o banditismo nos desertos de passagem para o Egito. Lá a Sagrada Família, que fugia da perseguição do rei Herodes, foi assaltada por dois ladrões e um deles a protegeu. Era Dimas. Naquela época, entre os bandidos havia o costume de nunca roubar, nem matar, crianças, velhos e mulheres. Assim, Dimas deu abrigo ao Menino Jesus protegendo a Virgem Maria e São José.

Dimas foi um bandido muito perigoso da Palestina. E isso, realmente pode ser afirmado pelo suplício da cruz que mereceu. Essa condenação horrível era reservada somente aos grandes criminosos e aos escravos.

O Bom Ladrão ou São Dimas foi o primeiro que entrou no céu: “Ainda hoje estarás comigo no Paraíso”. (Lc 23,43). Ele passou a ser popularmente considerado o “Padroeiro dos pecadores arrependidos da hora derradeira, dos agonizantes, da boa morte”. Morreu sacramentado pela absolvição do próprio Cristo, e por Ele conduzido ao Paraíso.

Na tradição católica é conhecido como São Dimas, e seu dia é 25 de março. Ele é o protetor dos pobres agonizantes, dos bêbados, dos jogadores e ladrões. É protetor dos presos e das penitenciárias, dos carroceiros e condutores de veículos.

Oração

Oh! glorioso São Dimas, vistes no Calvário Jesus abandonado, desprezado e blasfemado, e naquele vosso Companheiro de patíbulo e de infâmia, reconheceste, num ato heróico de fé e numa confiança ilimitada, o Messias prometido e o Salvador do mundo.
Quanto foi grande vossa fé!E eis que a uma súplica vossa de perdão, se abrem os tesouros da misericórdia do Coração agonizante de Jesus, e vos transformam num Santo.
Impetrai-vos esta fé viva e ardente, e vinde em socorro de tantos infelizes pecadores incrédulos que blasfemam e desprezam a misericórdia de nosso Deus crucificado.
Convertei-os por vossa valiosa intercessão, e, si for da vontade de Deus, alcançai-me a graça que ardentemente vos suplico!


Obs: Se souberem de mais alguma coisa, favor colocar nos comentários. 🙂

Até a próxima semana!!!

Sobre @dudumorroagudo

Rapper, empreendedor e coordenador do Movimento Enraizados.

8 comentários

  1. Muito bom esclarecimento sobre Dimas. E as explicação esta corretíssima! 🙂

  2. Kkkkkkkkkkk.louco…Só pode ser louco.kkkk

  3. po que isso, fiquei muito surpreso qnd fui procurar sobre Dimas, e o primeiro site que apareceu foi do enraizados.

    Fiquei muito feliz em ver que o crescimento do Grupo esta bem alto.

    Parabens Enraizados.

  4. Wilian Ferreira Nanzer

    Boa mano, canto essa porra dessa música há anos e sempre quis saber que era esse tal de Dimas, 1ª Vida Loka da historia, kkkkkkkkkkkkkkkk, Vlw !!!

  5. É triste saber que um cristão não sabe quem foi Dimas.
    Mas fiquei feliz por você ter procurado saber quem ele era, Deus odeia o pecado, mas ama ao PECADOR​
    É isso que ele demostra para Dimas, quando vê o arrependimento dele.
    Que Deus abençoe vc.

    • Qual a importância de saber quem é Dimas??? Não é ele quem vai nos julgar no juízo final. Assim como ele foi salvo, nós também podemos ser salvos.

  6. Alexcandro” vai caça coquinho so!! Kkk cocozao

  7. “Maria Madalena a primeira vida loka da história, antes de Dimas”

Deixe um comentário

Paste your AdWords Remarketing code here