quinta-feira, 30 maio, 2024

A maratona cultural do Enraizados

O que era pra ser apenas um evento com 5 horas de duração, se transformou em uma grande maratona cultural, que reuniu muita gente do Rio de Janeiro e São Paulo para fazer e curtir a arte no Espaço Enraizados.

Por volta das 16 horas do sábado, dia 18 de Dezembro, já acontecia a discotecagem por Léo Da XIII, tocando músicas e instrumentais produzidos por alunos do curso de áudio do Pontão de Cultura – Preto Ghóez Juventude Digital. Às 17h15min, teve início oficialmente a Mostra Cultural Enraizados – edição especial 2010, com a exibição de filmes dos Enraizadinhos e alunos do Pontão de Cultura.

Galera do Projovem Adolescente se preparando para apresentação

Logo após, vieram as apresentações no palco montado no pátio do Espaço Enraizados. O lugar estava lotado. Primeiro se apresentaram alunos do Projovem Adolescente com os grupos de teatro, break e capoeira. Os próximos a subirem ao palco foram os Enraizadinhos, que cantaram os principais raps produzidos por eles em 2010. A galera do Projovem Adolescente voltou ao palco para apresentar o produto da oficina de rap.

O pessoal do áudio do Pontão de Cultura – Preto Ghóez Juventude Digital – também subiu ao palco e cantou os spots produzidos durante o ano. No bonde estavam os MC’s DMA, Léo Da XIII, Petter, Marcão Bxd e Kokaum. Ainda houve a entrega de certificado para todos que concluíram os cursos de áudio, edição gráfica e audiovisual. Os Enraizadinhos também receberam seus certificados, junto com um CD contendo as suas próprias músicas. Ficaram muito felizes.

Quando todos pensaram que tinham acabado os shows, Petter MC e Léo Da XIII subiram ao palco novamente, acompanhados pelo MC Diamante para realizar um pocket show. E ainda não tinham acabados os shows. Do nada surge o DMA (Dudu de Morro Agudo), que, por sua vez, também apresenta ao público um pocket show com músicas novas.

A galera esquentando para o Sarau

Enquanto DMA cantava, adentravam ao espaço vários loucos. Uns com instrumentos nas mãos, outros com cochonetes e ainda uns que traziam consigo livros de poesia. Era a 1ª Caravana da Poesia, vinda de São Paulo, liderada pelo escritor Alessandro Buzo. Eram cerca de 40 poetas e poetizas de oito coletivos que já haviam passado por vários outros lugares do Rio de Janeiro, entre eles, o Complexo do Alemão.

Antes dos poetas e poetizas começarem a recitar seus versos, houve uma breve apresentação dos MC’s da Banca de Freestyle do Enraizados. O sarau durou horas. Tudo isso transmitido ao vivo pela Rádio Enraizados WEB (www.inraiz.com.br) que levou o evento para todo o planeta.

A noite dedicada à poesia foi linda. A galera de SP foi bem recebida no Espaço Enraizados e ali mesmo montou acampamento. Mas… Se engana quem pensa que o evento acabou após o sarau dos coletivos paulistanos. Os remanescentes no local, fizeram churrasco, batucaram e se divertiram até o dia nascer. Era possível ouvir batuques às 10 horas do domingo, dia 19.

GALERIA

Sobre @PetterMC

Rapper, jornalista, pesquisador e videomaker. Head na Agência #TudoNosso e tutor de projetos de comunicação na Agência de Redes para Juventude. Escreve sua coluna no #PortalEnraizados todas as quartas.

Além disso, veja

Um mês sem curtir, e aí?

Não mais gente mutilada. Não mais gatinhos sendo maltratados. Não mais acidentes fatais envolvendo motociclistas - o que me perturba muito!

68 comentários

  1. Então bagulho ficou muito loco, e voces vão poder conferir um pouco disse no http://www.inraiz.com.br apartir de amanha vai ter uns blocos no ar, tamo junto só de maratona é nos

  2. Muito boa as fotos o proximo estarei junto com certeza,familia enraizados esta de parabéns !!!

  3. Foiii mt loca a maratona fiquei ate as 5 da manhã

  4. Poxa que pena que não pude participar desse envento tão lindo *—————–* ,Os enraizados estão de parabéns, ( Marcão como sempre estava lindo =D
    Espero que no proximo envento eu possa estar presente !

  5. Não fui, mas tenho certeza que foi um sucesso .. vcs merecem tudo isso e muito mais! Parabéns por mais um espetáculo! Beiijos … *-*

  6. É família, foi muito bom estar presente, interagir e estar no palco ao lado de vocês nessa maratona. A vibe foi muito boa, e acredito que todos saíram de lá com muito mais conhecimento do que quando entraram, foi uma troca de energia muito boa, vocês são os caras, valeu de coração, DMA, Léo da XIII, Petter, Samuca, Dummont, ReFem, e todos os que colaboraram e fizeram acontecer essa parada direta ou indiretamente. Família mesmo! Tamo firmão na missão…

  7. parabens galera, nm tive a opurtunidade de ir, porem trenho cereteza que foi um evento maravilhoso!

  8. Poxa perdi essa …. a maratona parece ter sido super hiper bacana rsrs .. gostei das fotos . Parabéns aos organizadores …bjxx

    • Oi Aline, obrigado por comentar aqui. A maratona foi muito boa mesmo, muito legal e animada. As fotos ficaram bem legais né?? Ainda mais fotografias por aí, quando a galera for postando a gente vai passando o link também.

  9. Salve sou de Salvador Bahia e espero que trabalhos como esse, possam ser duradouros e que recebam todo o apoio, o trabalho é de grande importancia, curti pra caralho o evento atráves das fotos,
    Axé!

  10. Continuem modificando vidas, emocionante o trabalho!

  11. Dudu, Dumontt, Samuca e Galera:
    Importante os grandes eventos que reforçam o coletivo e agregam poder e visibilidade as ações.
    Importante não perder as articulações e desdobrá-las em novas ações.
    Importante a presença do povo do Suburbano Convicto, Buzo e cia.
    Importante o trabalho de vocês!
    Sempre na pista!
    Abraço!

  12. ficou doidera, show a iniciativa. na próxima, estamos ae!

  13. as fotos estão muito maneeeeeiras, mas pena que eu perdi esse evento incrivel! mas no proximo que estiver, estou lá com certeza! tudo de bom pra vocês aí galerinha! beijão :*

    • Ôpa Michele, que bom que gostou das fotos. Acho que em breve alguém vai publicar uns videos.
      Sei que o Léo da XIII já está editando o audio da rádio, e logo logo você vai poder curtir o Sarau que rolou até altas horas da madrugada no Enraizados. Esperamos você no próximo evento.

  14. curti as fotos, vou estar na proxima me amarro nesses eventos !

  15. Isso aê, parabéns a todos pelo trabalho bem sucedido. Sucesso na caminhada de todos. Muita paz, um só!

  16. Isso aê, muito bom. Belo trabalho realizado por vocês, parabéns e sucesso. Abraço pro amigo Marcão, muita paz. Um só!

  17. Essa maratona cultural foi energia positiva pura! com gente bonita ,inteligente e com brilho no semblante mostrando que é de Raiz mesmo , paz a todos saúde e luz divina.

  18. Logo mais… to chegando purai parceiro,quem sabe dia 31 rsrs vamo que vamo!

  19. queria muito ir, mas nem deu e as fotos estão maneiras ;;;;

  20. Foooooooooooi lindo , eu adoraria ter ido . Parabens pelo trabalho maravilhoso s2

  21. Cara, eu tava lá desde as 17h até as 12h de Domingo, exaltar o trabalho dos jovens fizeram uns filmes ótimos. nos batuques no super churrasco, e queria agradecer ao Enraizados por nos hospedarem lá…desculpem a bagunça, É NÓIS CONEXÃO RIO-SP Enraizados e Suburbano Convicto ´tamo junto.

  22. Foi uma honra pra mim participar dessa MARATONA CULTURAL……… dia 15/01/2011 a gente vê o que rolou no QUADRO SUBURBANO CONVICTO no Programa Manos e Minas da TV Cultura.

  23. Caraaaaaaaaaca!!! Doido agora eu percebi de que materal sou feito, fiquei mas de 30 horas no ar sem deixar a peteca cair, tô igual ao Unibanco, e não acabou não ao sair fui convocado para montar uma cama e um rack, E ENTÃO, SE LIGOU PARCEIRO???
    Foi muito massa ver o resultado de um trabalho que foi galgado na raça e ousadia, que só aconteceu durante esse ano porque somos doidos e teimosos,SALAMALEIKON para toda a equipe que proporcionou a existência do Pontão Preto Ghóez Juventude Digital,tenho certeza que de onde ele estiver nos acompanhando ele está muito contente,acho que sua visão transformadora impregnou a todos, SALVE GHÓEZ!!!!!

  24. curti muitoooo to esperando o proximo encontrao de hip hop será q rola tamujunto enraizados paz pra todos

  25. [i][b]Pow mano Marcus ficou pika as photo brow…
    vcs mandão mano abs!!!…

  26. Pow mano Marcus ficou pika as photo brow…
    vcs mandão mano abs!!!…
    Pow não deu para mim ir esse mas o próximo eu cou mano manda o convite ai vlw Marcus abs!!!…

  27. Paz a todos grande trabalho ,ainda estou me organizando com o projeto @culturanacesta para colá ai no Espaço em 2011 ,show abç!!

  28. Fico muito honrado de participar da família Enraizados que vi nascer! Um exemplo de luta, arte e competência. Um salve a todos dos correria Dumontt e Dudu, mas tambem pra todos que fazem hoje o Enraizados serem uma das organizações de maior relevância na area cultural, mudando a cara da Baixada.
    Salve a todos e ano que vem espero continuar acompanhando essa revolução cultural!
    Força e Parabéns a todos!!!

    • E aê Alê, a gente fica feliz de você fazer parte dessa família.
      Também espero que estejamos juntos no ano que vem, fazendo crescer ainda mais esse bolo e trazendo cada vez mais gente legal pra família.
      Tâmo junto ladrão!!!!

  29. sem palavras mano pra descrever esse dia

    PIKA DAS GALAXIAS !!!

    PAZZZZ

  30. Realmente foi louco!!!
    Ver o resultado de toda a nossa correria de 2010 em um dia só foi lindoooo… Foi revigorante para ver que estamos no caminho certo e que 2011 virá pesadão!!!
    Obrigada a toda a equipe do Enraizados que se dedicaram para a realização da Mostra… Valeu a toda a galera que compareceu em massa a nossa casa… Ao Buzão, Marilda e toda a galera da poesia de sampa…

    Foi lindo… Abrimos e fechamos 2010 com chave de ouro!!!

    E aguardem, pois em 2011 vamos quebrar tudoooo!!!

  31. Salve Enraizados…satisfação ter conhecido o Espaço de vocês…agradecido pela recepção e energia positiva…foram bons momentos de arte…cultura e lazer…aguardamos agora uma visita de todos aqui em SP…forte abraço família….tamo juntão…Jah bless!

  32. Obrigado a todos os manos e minas que compareceram e prestigiaram o evento!
    Valeu geral do Enraizados, o nosso corre valeu muito a pena!!!!
    Obrigado a geral que comentou a matéria!!!!

    PAZ!!!!

    @PetterMC

  33. que bom ver que articulaçao das comunidades vem crescendo bastante no rio de janeiro pois é essa nova forma de educar que vai possibilitar a diminuiçao da violencia nas favelas…..viva acultura de acesso,- viva a luta pela cultura par quem realmente precisa.

    o movimento cultural por todas as favelas do rio de janeiro nao poder para proximo evento estarei somando com certeza muita luz paz parabens movimento enraizados pelo forte trabalho que vem desenvolvendo a tempos paz …..

    mvhemp comando selva http://ambulantecultural.blogspot.com/

    cultura nas comunidades.

  34. Simplesmente maravilhosoooooo!!!!!
    Essa é a unica definição para o evento de sábado!!!!
    Eu sinto orgulho em fazer parte dessa grande familia!!!
    Vlw galera…2011 pode vir…estamos prontos!!!!

  35. Foi muito bacana participar. Vou guardar todas as lembranças com muito carinho. Obrigada pela recepção. 😀
    Beijos a todos.

  36. Adorei a maratona cultural ,não podia ser melhor.AVANTE COMPANHEIROS! A LUTA CONTINUA!. GRANDE ABRAÇO.

  37. Gente ainda não havia comentado, mas preciso. Realmente foi d+, quem não foi perdeu.
    Até Lais que normalmente dorme entre 8:30 9h, já era 00:00 e ela tava lá firmona, acordadinha, curtindo de boa.

  38. Olá Enraizados!
    Aki Poeta Xandu, agradecendo de coração a recepção por aí – o encontro com os poetas de Sampa realmente foi algo!
    Cheguei a enviar um email pro Marcão, não sei se mandei pro Peter, mas produzi um breve relato da noturna poética, segue o link! ps- discordâncias, somar etc etc – só mandar email, valeu?

    http://zinezerozero.blogspot.com/2011/01/espaco-enraizados-buzo-40.html

    Grande Abraço a todos e
    !!! aguardamos o Encontrão 2011 !!!

    poeta xnd

Deixe um comentário