quinta-feira, 18 julho, 2024

Cacau Amaral, diretor do 5X Favela, visitará escola de hip hop “Enraizados na Arte”

No próximo dia 29, sábado, o rapper e cineasta Cacau Amaral (@cacaubaixada), visitará a escola de hip hop “Enraizados na Arte” para bater um papo com a molecada e exibir o filme “5X Favela”.

Pra quem não tá ligado(a), a escola de hip hop “Enraizados na Arte” é uma escola muito diferente das outras, pois tem como objetivo desenvolver oficinas dos quatro elementos que formam o hip hop e manifestações transversais.

A idéia da escola é ter a arte como meio de exploração de capacidades “cognitivas”, estimulando a fruição e a criação artística, utilizando o hip hop como ferramenta para discutir também direitos e deveres. Atualmente atende 120 crianças e adolescentes, entre 10 e 16 anos, o curso tem duração de 10 meses, período em que os participantes aprendem sobre a história do hip hop, suas personalidades, o contexto, os conteúdos, e é claro, as técnicas, para que possam se inspirar, dialogar ou ainda confrontar nos seus processos de criação.

Todo mês as crianças e adolescentes recebem a visita de uma personalidade, pessoa esta que eles pesquisam durante o mês inteiro, para que tenham uma maior interatividade durante o encontro. Cacau Amaral foi escolhido por unanimidade pela equipe da escola, pois além de ter uma história de vida motivadora, faz parte da história do hip hop carioca com o seu grupo Baixada Brothers.

Cacau Amaral recebeu três prêmios e três menções honrosas por seus curtametragens; dirigiu o filme “5x Favela, Agora Por Nós Mesmos”, vencedor de dez prêmios no Brasil e no exterior. É um dos diretores do Cineclube Mate Com Angu e do Programa Espelho de Lázaro Ramos, no Canal Brasil.

Além dos participantes da escola de hip hop e seus pais, moradores da comunidade e integrantes da Rede Enraizados serão convidados a estarem presentes neste dia.

 

Serviço:
Enraizados Na Arte convida: Cacau Amaral
Quando: 29 de outubro de 2011
Hora: 14h
Onde: Espaço Enraizados – Rua Thomaz Fonseca, 508 – Morro Agudo – Nova Iguaçu – RJ
Preço: Grátis

Sobre Instituto Enraizados

O Instituto Enraizados é uma organização de hip hop, nossa "rede" integra hoje 17 organizações que compartilham conhecimento, capacitação e articulação para militância cultural nas periferias dos grandes centros. Lutamos pelo acesso a produção, a expressão e a valorização das diferentes manifestações culturais, fortalecendo o ativismo cultural e o protagonismo juvenil. O hip hop, o audiovisual, as rádios comunitárias e a produção de mídias são elementos que formam e fortalecem a ajuda mútua dos jovens envolvidos.

Além disso, veja

De Jay-Z a Palmares: As histórias por trás do “Galo de Luta”

Paulo Roberto da Silva Lima, conhecido como "Galo de Luta", compartilha sua jornada desde a infância até se tornar um ativista e artista de rap. Inicialmente apelidado de "Sete Galo" devido à famosa moto CBX 750, sua vida foi marcada por desafios e confrontos com a realidade da periferia. Inspirado por figuras como Mano Brown e Malcolm X, Paulo encontrou no rap e na leitura uma maneira de expressar suas ideias e buscar uma transformação pessoal e social. Apesar das dificuldades, sua busca por identidade e consciência o levou a se tornar o "Galo de Luta", um símbolo de resistência e luta por justiça social.

2 comentários

  1. Tó nessa, Cacau Amaral. Uhhhhhúúúúú

  2. Esse dia certamente vai ser inesquecível!!!
    Estou muito animado.

Deixe um comentário