terça-feira, 19 março, 2024
Ol Dirty Bastard
Ol Dirty Bastard

Saiba tudo sobre a lenda “Ol’ Dirty Bastard”.

Ol’ Dirty Bastard é pra mim a reunião das melhores qualidades artísticas que um MC pode ter: talento, inovação, carisma e sinceridade.

Deste cara eu vou me lembrar pra sempre. Vou me lembrar dele com o Busta Rhymes, cantando com camisa de força…
Vou me lembrar do Brooklyn Zoo, do O.D.B cantando ao vivo tirando onda com a Mariah Carey ou ele na França cantando com o Afro Jazz.

Esse é o O.D.B. que eu vou lembrar… Aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa hhhhh ahaaaaaaaaa OL’ DIRTY BASTARD.

Um cara muito louco, mas muito talentoso, essa era a minha impressão…

Sabia que um grupo como o Wu Tang Clan teria um espaço para alguém tão surpreendente como essa cara.

Ele tinha mesmo a manha, sabia muito do Hip Hop, sua origem, seus representantes, sabia como fazer um bom show e sabia como gravar um bom rap, tem uns clipes onde o Bastard está muito chapado e isso foi um marketing incrível pra sua carreira, acredito que esse era ele mesmo, não uma coisa feita propositalmente pra ser assim, aquele era o estado de espírito do cara.

Mas por outro lado já li e vi muitas entrevistas dele totalmente sóbrio e opinando com muita sapiência sobre os mais diversos temas, aí esta o grande paradoxo desse maluco…

Ele dizia: – “SE EU MORRER FOI A CIA QUE ME MATOU”

O dia em que O.D.B invadiu um prêmio

Hawn Colvin preparava-se para receber o Grammy para melhor canção, por Sunny Came Home, quando deu de caras com uma visita inesperada. Ol’ Dirty Bastard, do Wu-Tang Clan, apareceu de súbito em palco e vinha indignado. O fato de ter comprado roupas caras, pensando que ia receber um prêmio, foi o tema principal do seu discurso, no qual defendeu ainda a superioridade da música dos Wu sobre a de Sean P. Diddy Combs, cujo nome confundiu com o de Shawn Colvin.

Estávamos em Fevereiro de 1998, a seis anos da morte de ODB. Sem dúvida, O.D.B é um dos membros mais polêmicos do Wu Tang Clan, principalmente porque ele é brutalmente honesto sobre qualquer coisa e qualquer pessoa.

O.B.D já fez muitas músicas e várias muito estranhas, uma revolução no mundo do hip hop, além é claro que esse rapper traz a energia certa para que o grupo continue fazendo muito sucesso.

O.D.B já fez um CD solo chamado Return to the 36 Chambers: The Dirty Version. O CD conta com a participação de vários artistas como George Clinton, Mobb Deep, Wycleaf Jean, além é claro dos membros do Wu Tang Clan.

Curiosidades:

  • ODB ficou muito famoso principalmente pelo seu jeito de fazer música, ou seja, em modo abstrato, ajudando cantores como Mariah Carey, Envouge, Blackstreet, entre outros;
  • ODB é primo de The RZA e The GZA;
  • Dizem que ODB já teve problemas com o FBI e para não ser descoberto, mudou o seu apelido para OSIRUS, Deus do sol (do Antigo Egito);
  • E com esse novo nome, ele havia concluído um novo álbum pouco antes de morrer;
  • Batizado “Osirus”, o disco de 14 faixas tem participações de figuras como: Rhazel, o incrível beatbox humano do The Roots, Killer Mike, Inspektah Deck e Baby Sham;
  • Entre os produtores que contribuíram com bases estão : DJ Premier, The Heatmakers, Dame Grease, Chops e K-Def.

A versão britânica do álbum, que sai em janeiro, ainda terá a faixa bônus “Move Back”.

Segue um link em Portugues sobre o ODB e essa Mix Tape : www.apartes.blogspot.com/2005/02/oldirty-bastard-osirus-official.html

Russell Tyrone Jones morreu, aos 35 anos, dois dias antes de completar 36 anos (14/11/2004), em um estúdio de gravação em Nova York. O rapper estava reclamando de dores no peito e passou mal. Muitas perguntas ficaram sem resposta após a morte repentina do rapper Ol’ Dirty Bastard, em pleno estúdio de gravação.

Uma autópsia inicial em ODB provou-se inconcludente, o que quer dizer que a causa de sua morte não foram conhecidas até sair o resultado de seu exame toxicológico. Agora, entretanto, estes exames confirmaram que a causa foi uma combinação letal de cocaína com um analgésico, o Tramadol. De acordo com o boletim médico, a mistura causou uma espécie de overdose acidental, já que o remédio em questão não é narcótico. Os paramédicos foram chamados, mas não conseguiram reanimá-lo.

Damon Dash, diretor geral da gravadora dele, a Roc-A-Fella, declarou:
“Todos nós na família Roc-A-Fella estamos chocados entristecidos pela repentina e trágica morte de nosso irmão e amigo, Russel Jones, o Ol’ Dity Bastard. Russel inspirou a todos nós com sua energia, sagacidade e seu coração tremendo. Sua falta será muito sentida e nossos pensamentos, preces e mais profundas condolências vão para sua maravilhosa família. O mundo perdeu um grande talento, mas nós lamentamos a perda de nosso amigo”.

Em 1991, Jones foi preso por porte de drogas e supostamente teria pedido para que a polícia desse sumiço nas drogas para que sua imagem não fosse abalada. Em 2001, ele acabou sentenciado e permaneceu preso até 2003. Saindo de lá, assinou com a Roc-A-Fella e já começou a trabalhar em um novo disco.

De acordo com a revista Blender, ele é pai de 13 filhos.

Veja alguns dos nomes de ODB:

  1. A Son Unique;
  2. The Bebop Specialist;
  3. ODB;
  4. Big Baby Jesus;
  5. BZA;
  6. Dirt Dog;
  7. Dirt McGirt;
  8. Joe Bananas;
  9. Osirus;
  10. The Professor Known.

O mundo do Rap perdeu seu mais ilustre bandoleiro, seu mais original rapper, um cara que nunca perdeu a essência do hip hop.

Alguns trabalhos do mestre:

01. Brooklyn Zoo 3:40
02. Shimmy Shimmy Ya 2:42
03. Got Your Money (Feat. Kelis) 4:00
04. Recognize 4:14
05. Proteck Ya Neck II The Zoo 4:01
06. Rollin’ Wit It 3:53
07. Cold Blooded 3:36
08. Nigga Please 2:49
09. Good Morning Heartache (Feat. 4:21Lil’ Mo)
10. All In Together Now 4:43
11. I Can’t Wait 4:00
12. Brooklyn Zoo (Clean LP Version) 3:50
13. Give It To Ya Raw 4:04
14. Raw Hide 4:0315. Fantasy (Remix – Mariah Carey 4:50Feat. O.D.B.)
16. Ghetto Supastar (That Is What 4:18You Are)

1″Recognize” (Chris Rock) (produced by The Neptunes) 4:24
2″I Can’t Wait” (produced by Irv Gotti) 3:59
3″Cold Blooded” (Produced by The Neptunes) 3:35
4″Got Your Money” (Kelis) (produced by The Neptunes) 3:59
5″Rollin’ Wit You” (Mr. Fingers & Irv Gotti) 3:52
6″Gettin’ High” (12 O’Clock, La The Darkman, Shorty Shit Stain) (produced by Buddha Monk) 2:13
7″You Don’t Want to Fuck With Me” (DL & Irv Gotti) 4:05
8″Nigga Please” (produced by RZA) 2:49
9″Dirt Dog” (Buddha Monk / RZA) 3:08
10″I Want Pussy” (produced by RZA) 2:28
11″Good Morning Heartache” (Lil’/Flavahood ) 4:20
12″All in Together Now” (produced by True Master) 4:42
13″Cracker Jack” (RZA)
14″Unlisted 14th song on the album) 4:02

“Shimmy Shimmy Ya”
“Brooklyn Zoo”
“Got Your Money” feat. Kelis
“Dirty Dancin'” feat. Method Man
“Raw Hide” feat. Method Man, Raekwon
“Protect Ya Neck II The Zoo” feat. 12 O’Clock, 60 Second Assassin, Buddha Monk,Killah Priest, Murdoc, Prodigal Sunn, Shorty Shit Stain, Zu Keeper
“Recognize” feat. Chris Rock
“Cold Blooded”
“Fantasy (Remix)” feat. Mariah Carey
“I Can’t Wait”
“Good Morning Heartache” feat. Lil’ Mo

Sobre Slow da BF

Deixe um comentário