Curso de Segurança Pública e Cidadã na Baixada Fluminense

Quase dez anos após a chacina da Baixada Fluminense e no meio de um furacão de notícias assombrosas sobre violência na região, a Casa Fluminense e o Fórum Grita Baixada planejam a criação de um Curso de Segurança Pública e Cidadã com foco na região da Baixada Fluminense, que é composta de 13 municípios, mas para tal precisam da sua/nossa colaboração. 

Essa é uma ótima oportunidade para virarmos os holofotes para a nossa região e chamarmos a atenção para um dos problemas mais graves do nosso estado: as altíssimas taxas de homicídio nos municípios da Baixada Fluminense.

Como pensar políticas de segurança pública que levem em consideração a realidade vivida pelo moradores da Baixada? Como agregar dados, informações e pesquisas que emponderem lideranças locais e estimulem a elaboração e reivindicação de soluções específicas para esses territórios? A ideia é iniciar um processo de formação e articulação de organizações locais, lideranças sociais e moradores da Baixada para fomentar a participação popular na discussão sobre as prioridades de segurança na região.

Como acontecerá?

Serão sete encontros entre março e abril de 2015, aos sábados, das 9h às 13h, no Centro de Formação de Líderes, em Nova Iguaçu. O curso é gratuito e serão abertas 40 vagas. Inscrições prévias serão requisito para a participação, mas também será possível assistir às aulas como ouvinte. Os convidados serão confirmados durante a campanha no Benfeitoria e os temas selecionados estão abaixo:

1 – Desenho Institucional da Segurança Pública no Brasil. Renato Lima – Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP);

2 – Políticas de Segurança Pública no Estado do RJ. Silvia Ramos – Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC);

3 – Crimes e Violência na Baixada. José Claudio Souza Alves – Professor de Ciências Sociais UFRRJ / Fórum Grita Baixada;

4 – Violência contra a Juventude Negra. Raquel Willadino – Observatório de Favelas;

5 – Mecanismos de Justiça;

6 – PEC 51 – caminhos para a Desmilitarização;

7 – 10 anos da chacina da Baixada. O que mudou? Caminhos para a Segurança Pública e Cidadã na Baixada.

Como ajudar?

Ajude com qualquer valor através da plataforma Benfeitoria:  http://bit.ly/1FPCPMF, pois precisamos de sua colaboração pra fazer esse movimento acontecer!

Sobre Hulle Brasil

Hulle Brasil é uma startap que potencializa artistas e trabalha com base em três pilares: TERRITÓRIO, ETNIA & GÊNERO. Aqui no Portal Enraizados, nossa equipe gera conteúdo a partir destes pilares.

Além disso, veja

COVID-19: Instituto Enraizados realiza ações de solidariedade em Morro Agudo e bairros vizinhos

O Instituto Enraizados, no início da pandemia do COVID-19 no Brasil, formou junto com os …

Deixe um comentário

Paste your AdWords Remarketing code here