Eu e a magia do cinema

Durante a Copa do Mundo (lembram que teve uma no Brasil esse ano?), eu via quase todo dia, no programa #MadrugaSportv, os apresentadores falando de cultura de países que estavam na Copa.

Num dia de jogo da Austrália eles falavam do filme CROCODILLO DUNDEE, como uma coisa do passado (e é), anos 80.
Percebi que estou ficando velho, eu vi esse filme no cinema, acho que no OLIDO.
Lembrei o quanto eu ia nos cinemas do centro de São Paulo, maioria fechado hoje em dia.
Começou na época que eu era OfficeBoy (era pré Moto Boy)…. os Boy matavam o tempo nos FLIPERAMAS que existiam. Eu não curtia muito e por isso matava os trampo (ou fazia rápido) pra ir ao cinema antes de voltar ao escritório que trabalhava na Praça da Sê, comecei lá com 13 anos em 1985.

Virei um cinéfilo …. naquele tempo via todo tipo de enlatado americano e acreditem, foi bom.
Hoje não iria ao cinema ver esse tipo de filme, mas não me arrependo de ter vivido isso.
Vi vários Stallone (Rambo 1, 2, 3), COBRA, Rocky Balboa e por ai vai. Vi também muitos Arnold Schwarzenegger, como O PREDADOR, O Exterminador do Futuro 1, 2….

Tinha um cinema pequeno na Av São João que passava 2 filmes com 1 ingresso, por um tempão ficou em cartaz ROBOCOP 1 e outro filme, por isso assisti umas dez vezes ROBOCOP.
Lembro que fui no Cine Paissandu no Largo do Paissandu pra ver Atração Fatal.
King Kong eu vi no Art Palácio antes de virar Cine Pornô.
Assisti filme no OLIDO quando era comercial e tinha 3 salas.
No Marabá (que frequento até hoje), era uma sala gigante, hoje dividida em 5 salas.

Assisti vários filmes no CINE RITZ que hoje é estacionamento, quando vou no MARABÁ, deixo meu carro lá (com pesar), antes de chegar ao Marabá, lanche no REI DA MORTADELA.
Tinha o Cine Metro 1 e 2 na São João, virou igreja, ainda na São João tinha o Cine Regina que virou hotel.
Tinha o Marrocos 1 e 2 na Conselheiro Crispiniano, tinha o Ipiranga 1 e 2 na Av Ipiranga.
Depois vieram os Shopping´s Centers e as salas do centro foram fechando, fechando e hoje poucas sobrevivem.

Lembro ainda do Cine Penharama no bairro da Penha, era gigante também, lá assisti Karate Kid, hoje é uma loja de roupas, deve ter fechado também o outro cinema da Penha, o São Geraldo.
O Cine Belas Artes na Rua da Consolação, que vai reabrir, lá vi NOVE E MEIA SEMANAS DE AMOR com Kim Basinger e Michey Rourke e mais recentemente O CHEIRO DO RALO.
Tinha o COMODORO na Av São João, ele tinha 3 telas, as cadeiras eram uma arena e dependendo de onde vc sentava, estava de frente com uma delas.
Depois saturei de filme americanizado, mais foram vários clássicos como OS INTOCÁVEIS entre outros.

Passei a ir no cinema só pra ver filme infantil com meu filho e também cinema nacional. Sempre assisti e gostei de cinema nacional, mas nos anos 80, 90 era difícil entrar um em cartaz, demorava muito.

Acho que Cidade de Deus revolucionou o cinema brasileiro, sou grato a ele por isso.
Amo cinema, assisti TROPA DE ELITE 2 no dia da estréia no Cine Odeon no Rio de Janeiro, onde tive a honra de exibir meu filme Profissão MC (2009).
Outra sala gigante que exibiu meu filme foi no Cine CAUIM em Ribeirão Preto-SP, nesse dia conhecemos o Dr. Sócrates que bebia um chopp na ante sala do cinema, era dos point dele na cidade.

O cinema faz parte da minha vida.
Não existia cinema no Itaim Paulista onde eu sempre morei, ia nos do centro de São Paulo.
Nos anos 90 (acho) tinha o Cine Diretão, no Mini shopping Diretão na Av Marechal Tito, vi alguns filmes lá. Hoje no Itaim Pta tem o Cine Shopping Itaim no SONDAS do Km 28. A população prestigia pouco, eu já vi alguns filmes lá…
Amo cinema e me orgulho do status de cineasta que o filme Profissão MC me deu, a partir de 2015 que voltar a produzir filmes, curtas….. meu futuro ainda vai ter muita coisa sobre cinema.

Sobre Alessandro Buzo

Alessandro Buzo tem 42 anos, nascido e criado no Itaim Paulista, extremo da zona leste de São Paulo. Vida comum de periférico, trabalhando pra sobreviver desde os 13 anos de idade. No ano de 2000, lançou independente o livro , O TREM - BASEADO EM FATOS REAIS. (500 exemplares) A partir daí mudou sua trajetória........ Hoje, Alessandro Buzo é..... Autor de 11 livros, entre eles Guerreira, Hip Hop - Dentro do Movimento.... Lançou em 2014 .... Favela Toma Conta 2 - A Literatura e o Hip Hop Tranformaram Minha Vida. Organizador de 7 coletâneas literárias, 5 vol. do Pelas Periferias do Brasil e 2 Vol. do Poetas do Sarau Suburbano. Diretor (junto com Toni Nogueira) do filme Profissão MC (ficção, 2009, 52 min), disponível no YOUTUBE , traz no elenco Criolo Doido, Da Antiga, Dj Dan Dan, Rappin Hood e grande elenco. Fez o quadro Buzão - Circular Periférico por 3 anos no Programa Manos e Minas da TV Cultura. De setembro de 2011 à setembro de 2014, apresentou o quadro SP CULTURA no Jornal SPTV 1a edição da Rede Globo, quadro semanal com a cultura da periferia. Pai do Evandro Borges (14 anos) e casado a 16 anos com Marilda Borges que além de esposa é minha produtora e fotografa. Organiza a coletânea literária "Pelas Periferias do Brasil", já foram 4 volumes. Apresenta o quadro "Buzão - Circular Periferico", no Programa Manos e Minas da TV Cultura. É proprietário da "Livraria Suburbano Convicto" no Bixiga em SP (Rua 13 de Maio, 70 - 2o and), única do país, especializada em Literatura Marginal. Diretor (junto com Toni Nogueira) do filme "Profissão MC" (ficção, 52 min). Ganhou 2 vezes o Prêmio Hutúz (2007 e 2008) na categoria "Ciência e Conhecimento". A partir de agosto, inaugurou o "Espaço Suburbano Convicto" no Itaim Paulista (Extremo Leste de SP), com Biblioteca, Sarau, cinema e 6 oficinas culturais. No mesmo bairro, idealiza e realiza desde 2004 o tradicional evento de Hip Hop "Favela Toma Conta", que sempre foi gratuíto em suas 22 edições já realizadas, apresenta ainda os eventos "Suburbano no Centro", "Encontro com o Autor" e "Suburbano em Debate". Atualiza diversos BLOG´s e todos podem ser acessados via site: www.buzo.com.br Além disso é palmeirense e sempre será um "Suburbano Convicto"

Além disso, veja

Falta de respeito e calote

Em nome de uma amizade tomei um calote de R$1.200,00 da prefeitura de Poá-SP, mas esse foi o último da minha vida.

Deixe um comentário

Paste your AdWords Remarketing code here