Excesso de autoridade ou autoritarismo, tanto faz!

Segundo o site G1, o Departmento de Estradas e Rodagens – DER cancelou uma multa dada a um motorista porque ele estava com a mão no queixo. Ninguém o abordou e ele simplesmente foi multado. Segundo o DER, houve má interpretação da Lei o que implicou em excesso de rigor. Ainda segundo o site o Artigo 252 do Código de Trânsito prevê multa para quem dirigir com apenas uma das mãos exceto se for fazer sinais regulares de tráfego ou passar a marcha.

Isso me fez lembrar um caso que aconteceu comigo na semana passada, deixei o meu carro estacionado próximo ao Enraizados, no sentido oposto ao de uma curva, já que estacionar na curva também é proibido. Um motorista desavisado estacionou o carro dele justamente na curva, então, veio um ônibus e não conseguiu passar, desceu desse mesmo ônibus uma fiscal de trânsito da prefeitura e multou o carro que estava errado e já que ela estava “putinha da vida” porque estava com pressa e o ônibus estava parado sem conseguir passar, ela resolveu me multar também, apesar de várias pessoas falarem com ela que eu não tinha nada a ver com a história.

Resumindo, vou esperar a multa chegar pra contestar, mas como são eles mesmos quem julgam esses tipos de caso, e não tem nenhuma foto ou gravação do acontecido, devo ter que “entubar” mais essa aí das nossas chamadas autoridades.

Ou seja: As nossas autoridades aplicam dois pesos e duas medidas: enquanto a impunidade rola solta para os chefões dos escândalos milionários e políticos de nossa falsa democracia, os “pés rapados” tem que aturar um excesso de autoridade que mais tem a ver com autoritarismo do que com o cumprimento do poder de polícia.

Enquanto ficarmos calados, continuaremos iguais a cachimbo: tomando fumo direto.

Paz.

Sobre Dumontt

Produtor Cultural, Ator e Diretor de Teatro.

Além disso, veja

Governar pra quem?

No próximo domingo, dia 26/10/2014 haverá o maior acontecimento da história do planeta, é verdade, também haverá eleição, mas nesse caso eu falo do meu aniversário.

Deixe um comentário

Paste your AdWords Remarketing code here