Marcão Baixada lança seu primeiro videoclipe: Baixada em cena

Marcão Baixada, um dos principais e mais comprometidos rappers da nova geração de artistas do Rio de Janeiro, com um currículo maciço de shows e viagens internacionais, parcerias e produções musicais, figurinha fácil nos eventos do gênero no Estado, acaba de lançar o seu primeiro videoclipe com o compromisso de mostrar que na Baixada Fluminense, região do Rio de Janeiro, a cultura Hip-Hop também se faz presente.

“Não é xenofobia, é só orgulho da minha origem”. Eis a frase que resume o videoclipe da música Baixada em Cena.

A canção carrega consigo a legitimidade do cenário que o Hip-Hop ocupa na Baixada Fluminense, através de intervenções artísticas que são de extrema importância para o desenvolvimento sociocultural, além de possuir inúmeros representantes ganhando visibilidade na região metropolitana do Rio de Janeiro, em outros estados e até mesmo em outros países.

Gravado em Setembro e Outubro de 2013 nos municípios de Mesquita e Nova Iguaçu, o videoclipe é uma realização em parceria com a Pitanga Audiovisual, produtora formada por Camila Guimarães e Higor Cabral; e contou com apoio do Cinema de Guerrilha da Baixada, do Movimento Enraizados, do coletivo Mofaia, da ZB Filmes e da marca de roupas V4MO.

Marcão Baixada

20140113-01-MarcaoBaixadaMarcão Baixada é, além de um ótimo rimador, um expert nas redes sociais, muito antenado em tudo o que se refere a cultura hip hop em todo mundo, um legítimo artista contemporâneo; escritor e poeta, participou da coletânea literária “Pelas Periferias do Brasil vol. 05”, organizada por Alessandro Buzo, que foi publicada em 2011.

Em 2012 lançou seu primeiro registro sólo, o EP “Itinerante” e, ao lado de DMA, Léo Da XIII e DJ Léo Ribeiro, formou o #ComboIO, coletivo musical que desenvolveu parcerias com o músico francês Alias Poet, o cineasta etíope Elias Japi; o grupo de samba Styllo X e a banda Cabeça de Nego; além de se apresentar em grandes eventos como a Rio+20, Favela Toma Conta (SP), Copa Graffiti Celebra e a Festa Literária Internacional das UPPs (FLUPP), além de participar do programa Zoasom, da Rádio MEC AM 800 kHz.

Ainda junto com o #ComboIO fez uma breve turnê pela França, na cidade de Nancy, em Junho de 2013, onde se apresentou no L’île Aux Bombes Festival, no Love Lay Festival e no clube Le Quai’son; além de fazer performances como DJ, tocando música brasileira em geral e “Bass Music”. Durante a passagem pela França, o coletivo realizou workshops de Rap e DJ com crianças e adolescentes na Maison des Jeunes et de la Culture, em Haut du Lièvre e visitas á escolas e centros sociais, além de desenvolver parcerias com artistas locais, gravações de músicas e videoclipes.

Locações
20140113-02-MarcaoBaixadaO centro comercial existente em Nova Iguaçu, apelidado de “Calçadão”, foi um dos locais que serviram de locação para filmagens. O Calçadão é o segundo maior centro comercial do Rio de Janeiro. Cenas também foram gravadas no conjunto habitacional BNH, em Mesquita, onde o MC foi criado. Marcão contou com os amigos do local e os amigos de caminhada no Rap para compor o elenco.

O material audiovisual marca o início de um novo ciclo: Marcão se prepara para lançar seu primeiro álbum e pretende desdobrar shows e ações pelo Rio de Janeiro e talvez até por todo o país e almeja apresentar seu trabalho não somente em espaços voltados para o Rap.

“O cenário de produção audiovisual na Baixada é muito forte e uma das formas de escoar os produtos gerados são os cineclubes existentes na região. Quero passar por eles e reforçar que a Baixada tá em cena.” – afirma o MC.

SERVIÇO
Assista o videoclipe:
http://youtu.be/2RBOtxjbpHc
Site oficial ► http://marcaobaixada.com
Facebook ► http://facebook.com/marcaobaixada
Twitter ► http://twitter.com/marcaobaixada
Google+ ► http://plus.google.com/+MarcaoBaixada
Instagram ► http://instagram.com/marcaobaixada

Sobre Dudu de Morro Agudo

Rapper, escritor e empreendedor social. Um perito em transformar sonhos em realidade.

Além disso, veja

De Rap Ente BF: Slow da BF compõe músicas em homenagem a oito lideranças da Baixada Fluminense

Talvez você não conheça o Luiz Claudio, mas certamente, se é do meio hip hop, …

Deixe um comentário

Paste your AdWords Remarketing code here