Primeiro Encontro de Rua do “Enraizados na Arte”

No dia 12 de fevereiro acontecerá o primeiro encontro das crianças e adolescentes participantes da escola de hip hop “Enraizados Na Arte” com consagrados nomes do hip hop do Rio de Janeiro.

O “Enraizados na Arte” é um projeto do Movimento Enraizados, patrocinado pela Petrobras, que tem o objetivo de desenvolver oficinas dos quatro elementos que formam o hip hop, utilizando-os como ferramenta para discutir também direitos e deveres. O projeto funciona como uma escola, mas procura ensinar de uma maneira lúdica, para as 120 crianças e adolescentes – com faixa etária entre 10 e 16 anos, a história do hip hop, suas personalidades, o contexto, os conteúdos, e é claro, as técnicas, para que possam se inspirar, dialogar ou ainda confrontar nos seus processos de criação, num período de 10 meses.

Participantes, visitantes e instrutores.

Em quatro meses de projeto, os participantes já receberam a visita de: Cacau Amaral (rapper e cineasta, diretor de um dos episódios do filme 5X Favela); Mad (um dos precursores do hip hop na Baixada Fluminense); Slow da BF (rapper, ganhador do Prêmio Cultura Hip Hop, na categoria Correria, promovido pelo Governo Federal); DJ Nino (Campeão dos campeonatos: Rio Music Conference, 4/4 Batidas & Scratches, Hip Hop DJ, entre outros, e é instrutor do Red Bull Favela Beats, no Afroreggae). Mas no dia 12 de fevereiro – domingo – a partir das 10 horas da manhã, eles poderão sentir como é o hip hop na prática, nas ruas, com os quatro elementos interagindo em tempo real, como era a 30 anos atrás.

O intuito deste encontro é fazer com que os participantes entendam o hip hop como uma cultura de inclusão, integradora de diversas artes e se motivem com a presença de importantes nomes do cenário carioca, e que os artistas presentes compartilhem seu conhecimento com as crianças e adolescentes, mostrando como é ser um artista urbano.
O Movimento Enraizados, através de sua rede, está convidando a todas as pessoas que praticam o hip hop e principalmente a todos os que se identificam com o trabalho da organização e querem manter o hip hop vivo e pulsando.

Chame seus amigos e comparça!!!

Programação

10:00 às 13:00 – Pintura do painel de graffiti
10:00 às 13:00 – Discotecagem
10:00 às 11:30 – Batalha de Break
12:00 às 13:00 – Pocket shows e batalha de improviso

MURAL DE FOTOGRAFIAS DOS QUATRO MESES DO PROJETO

SAIBA MAIS
Encontro de Rua Enraizados na Arte
Dia 12 de fevereiro, a partir das 10:00 da manhã
Participação Gratuita
Esquina da Rua Thomaz Fonseca com a Rua Ângelo Gregório
+Info: (21)2768-2207 ou naarte@enraizados.com.br
http://www.enraizados.org.br/naarte

Página do evento no Facebook: http://www.facebook.com/events/258619777540149/

Sobre Dudu de Morro Agudo

Rapper, educador popular, produtor cultural, escritor, mestre e doutorando em Educação (UFF). Dudu de Morro Agudo lançou os discos "Rolo Compressor" (2010) e "O Dever Me Chama" (2018); é autor do livro "Enraizados: Os Híbridos Glocais"; Diretor dos documentários "Mães do Hip Hop" (2010) e "O Custo da Oportunidade" (2017). Atualmente atua como diretor geral do Instituto Enraizados; CEO da Hulle Brasil; coordenador do Curso Popular Enraizados.

Além disso, veja

O papel da educação clandestina na formação Política

Este texto reflete sobre o conceito de "Educação Clandestina", destacando sua abordagem contrária ao ensino formal. Explora as lacunas do sistema educacional brasileiro, particularmente em relação à alfabetização e ao letramento nas escolas periféricas. Descreve como movimentos sociais reúnem conhecimentos diversos, ausentes das instituições formais, promovendo uma troca que desafia o status quo. Aponta a importância da conscientização política e da ação crítica na transformação da realidade. Destaca a educação clandestina como um processo contínuo de formação política, capaz de despertar indivíduos para a realidade e capacitá-los a questionar, refletir e agir em prol da mudança social.

01 comentário

  1. É MUITO BOM VER EVOLUÇÃO DELES. QUANTO ORGULHO!!!

Deixe um comentário