#RapLAB: novo projeto de Dudu de Morro Agudo

O rapper DMA (Dudu de Morro Agudo) vem testando há anos um modelo de workshop que permite que um grupo de pessoas, que nunca teve contato com a cultura hip hop, passe pela experiência de compor e gravar um rap.

O #RapLAB é um verdadeiro laboratório de experimentação, onde meu objetivo é mostrar que o rap é muito mais do que simplesmente música, pode ser uma potente ferramenta educacional por exemplo, que permite que a molecada aprenda se divertindo”, garante o rapper, que afirma ainda que a metodologia já foi testada utilizando diversos tipos de temas e com públicos de diferentes faixas etárias e nacionalidades, desde crianças francesas, que utilizaram como tema o desenho animado Simpsons; adolescentes cariocas que falaram sobre a paixão de ler; e alunos e professores da UFFRJ que usaram como tema a greve de professores e alunos.

O #RapLAB um verdadeiro laboratório de experimentação

edit_IMG_6010_15
DMA apresentando o #RapLAB

Na última terça-feira (16 de junho) foi o teste final, com o último aperfeiçoamento, onde realizou o workshop com os alunos do CIEP 172, em Morro Agudo. O convite partiu dos educadores Antônio Feitoza e Cleber Gonçalves, que precisavam compor uma música com os alunos para o “Desafio Escolar Transforma”, falando sobre as Olimpíadas de 2016.

A equipe, formada por DMA, Samuca Azevedo, Léo da XIII e Einstein MC, utilizou a metodologia completa e durante três horas os alunos do CIEP 172 compuseram coletivamente, ensaiaram e gravaram uma música inédita, em um estúdio móvel, montado dentro de sala aula.

Próximos Passos

DMA fechou uma parceria com a responsabilidade social da Ambev para desenvolver algumas edições do #RapLAB no Rio de Janeiro durante o mês de agosto, com adolescentes com idade entre 15 e 17 anos, utilizando como tema o “Consumo Consciente de Bebida Alcoólica”, objetivando inibir o uso do álcool por menores de idade.

As organizações e escolas que desejarem conhecer o projeto #RapLAB podem entrar em contato com o rapper através do telefone (21)9.6408-1913.

Ouça as músicas já produzidas pelo #RapLAB:

[soundcloud url=”https://api.soundcloud.com/playlists/118159833″ params=”auto_play=true&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&visual=true” width=”100%” height=”450″ iframe=”true” /]

Sobre Hulle Brasil

Hulle Brasil é uma startap que potencializa artistas e trabalha com base em três pilares: TERRITÓRIO, ETNIA & GÊNERO. Aqui no Portal Enraizados, nossa equipe gera conteúdo a partir destes pilares.

Além disso, veja

DJ Jacquelone

Um festival de representatividade: Festival Caleidoscópio vai ao ar neste fim de semana, no canal do youtube do Enraizados

Uma festa formada por 80% de negros, 56% de mulheres e 25% de LGBTQI+, prepara …

Deixe um comentário