Fotografia do rapper MH, de Tianguá
Rapper MH durante apresentação

A cidade de Tianguá, no Ceará, entra no mapa do rap brasileiro através da música do rapper MH.

O rapper MH é um dos principais nomes da cena em Tianguá, no Ceará. Construindo rimas utilizando como referência frases e versos de artistas como Luiz Gonzaga, Patativa do Assaré e dos repentistas Caju e Castanha, consegue aproximar o público mais jovem desses poetas que cantam a alma do Nordeste, ao mesmo tempo em que populariza o rap na região.

Seu estilo de fazer rap une o tradicional e o contemporâneo, resgatando a memória popular sampleando os sons de sanfona, da zabumba, do triãngulo, do pandeiro, além das melodias de pífano, que são remixadas com maestria pelo DJ Sales Medeiros.

Sua música está chegando forte no Rio de Janeiro, mais precisamente nas rodas de rima da Baixada Fluminense, onde os DJs tocam principalmente a música “Mandacaru Gang”.

Download

Mas a história de MH no rap começou timidamente no ano de 2006, quando lançou seu primeiro CD, intitulado “Demonstração”. E após concorrer com mais de 400 músicos de todo o Brasil e conquistar o primeiro lugar em um concurso nacional de jingles, realizado pela Secretaria Nacional Antidrogas – SENAD, pôde morar em Brasília e consequentemente se aproximar da cena do rap nacional e então alavancar sua carreira.

Quando voltou para sua cidade natal, no ano de 2009, totalmente renovado e bem mais experiente, estabeleceu parcerias com importantes DJs da região, como os DJ Natal, Sales e Mazili. Aos poucos foi desenhando seu próprio estilo, exaltando a cultura nordestina, mesclando a música regional com as batidas de trap e boombap, até que em 2014 lançou a mixtape “Frenético”, onde o mesmo define como “um verdadeiro caldeirão de estilos musicais”.

MH durante apresentação
MH durante apresentação

Novo disco

MH começou o ano de 2018  lançando vídeos e singles em seu canal do Youtube, que já soma mais de 150.000 visualizações, e está preparando o show de pré-lançamento de seu novo álbum “Nordeste Bass” onde cria combinações capazes de animar “qualquer festa”.

Tianguá – CE

Tianguá é um município brasileiro do estado do Ceará, fundado em 1890, com cerca de 70 mil habitantes, e que fica localiza-se na microrregião da ibiapaba, mesorregião do Noroeste Cearense. Segundo o livro “Tianguá… Raízes de sua história e de sua cultura”, Tianguá é um termo aportuguesado dos vocábulos tupi “Tyanha” (gancho) e “Guaba” (a água), que quer dizer: o gancho que prende as águas, em alusão ao rio Tianguá e seus afluentes.

Tianguá fazia parte do território da Villa Viçosa Real da América, antiga aldeia tabajara chefiada pelo morubixaba Irapuã.

A cidade surgiu em torno de uma pequena capela católica, feita de taipa e coberta com palhas de babaçu, erigida em louvor a Senhora Santana. No município, assim como na maior parte da Serra da Ibiapaba, é muito comum o plantio da cana de açúcar, batata-doce, caju, morango, tomate e pimentão, além de outras frutas e hortaliças.

No Turismo, o açude forma uma prainha, utilizada pela população para lazer nos finais de semanas, chegando a receber centenas de pessoas oriunda das mais diferentes e distantes cidades da região. O local oferece uma excelente opção para a prática de pesca esportiva. Em sua gastronomia local, o visitante poderá desfrutar de diversos tipos de pratos com os mais variados peixes.

Fontes:
Site Guia Turismo Brasil: https://www.guiadoturismobrasil.com/cidade/CE/335/tiangua
Wikipedi: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tianguá

SAIBA MAIS

Facebook: https://www.facebook.com/MH.Rapper

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCGGQ9dSWlOi2iV6h-Tk-P2Q

 

Sobre Hulle Brasil

Hulle Brasil é uma startap que potencializa artistas e trabalha com base em três pilares: TERRITÓRIO, ETNIA & GÊNERO. Aqui no Portal Enraizados, nossa equipe gera conteúdo a partir destes pilares.

Deixe um comentário

Paste your AdWords Remarketing code here