quinta-feira, 5 dezembro, 2024

Construção de Parcerias

Em qualquer lugar, em todas as épocas, tudo que o ser humano produziu dependeu de parcerias, isso é de extrema importância falar porque as vezes, aquilo que parece óbvio, na verdade, esquecemos de fazer.

Como exercício podemos fazer uma dinâmica simples, para isso você vai precisar de um livro e seguir as seguintes instruções:

1) Feche os olhos;

2) Pegue o livro;

3) Abra-o em uma página qualquer;

4) Encoste a página que você abriu do livro na ponta do seu nariz;

5) Abra os olhos;

6) Tente lêr;

7) Tente por uns 30 segundos;

8) Agora afaste gradativamente o livro do seu rosto, até o ponto em que fique confortável ler;

9) Pronto, leia um trecho qualquer do livro.

10) Agora faste ainda mais o livro até o ponto que você não consiga mais ler o livro.

10) Pronto. Feche o livro.

Responda as seguintes perguntas?

a) Quando você abriu os olhos com o livro encostado na ponta do nariz você conseguiu ler muito, pouco ou nada?

b) Na medida em que você afastou o livro a sua visão foi se ajustando ao livro, foi ficando mais confortável?

c) Porque isso acontece?

A conclusão desa dinâmica é simples: “Quando uma coisa está muito na nossa cara, não conseguimos enxergar com nitidez, é preciso ter uma dose de afastamento para vermos o óbvio, mas, se por outro lado, nos afastamos demais, também não enxergamos”.

Então, não se aborreça se alguém te falar aquilo que as vezes nos parece óbvio demais, porque todas as informações podem nos ser úteis de alguma forma. Imagine que já fazemos essa coisa, mas nem sempre estamos atentos o suficiente para fazer isso o tempo todo, ou todo o dia, pelo menos, logo, se alguém nos lembra disso, pode ser de grande utilidade.

Voltemos ao assunto. Construir parcerias é de extrema importância, esse é o próximo passo. Verifique entre os seus contatos por onde você deve começar a sua rede. Enumere as pessoas com seus devidos contatos e em que ela poderá ser útil na sua rede. Catalogue elas por gráu de importância tais como: principal, segundária, terciário ou ouro, prata e bronze e assim por diante.

Estimule as trocas, se disponha a estar nos lugares onde essas pessoas estarão, auxilie e peça auxílio sempre que necessitar, mas sem exageros, lembre-se, de não ficar sugando os outros e nem de importuná-las, pois ninguém gosta de ser sugado. Fique atento para as solicitações da sua rede, mas lembre-se de priorizar os contatos, pois quem mais pode ajudar, geralmente é quem menos lhe pede ajuda, mas seja solícito. Amplie os seus contatos, conheça mais pessoas e agregue valor sempre. Seja simpático e não grude em ninguém para não incomodar.

lembre-se de não fazer as coisas aleatoriamente, tenha um objetivo definido. Trabalhe por uma ideologia, isso ajuda a construir redes e fazer coisas interesantes, legais e na captação de adesão, aumentando a rede por ela mesmo.

Ter uma rede pode ser de grande utilidade para fazer e realizar coisas com pouco ou nenhum recurso financeiro.

Na próxima semana falaremos um pouco sobre:

– Porque é importante ter foco;

– Como e por que construirmos objetivos e estratégias com escala;

 Paz e sucesso, sempre.

Sobre Dumontt

[Esta publicação (incluindo ideia, texto e imagens) é de total responsabilidade do autor, não refletindo, de forma alguma, a opinião do Portal Enraizados]. Luiz Carlos Dumontt é Produtor Cultural, Ator e Diretor de Teatro.

Além disso, veja

Governar pra quem?

No próximo domingo, dia 26/10/2014 haverá o maior acontecimento da história do planeta, é verdade, também haverá eleição, mas nesse caso eu falo do meu aniversário.

2 comentários

  1. Obrigado por mais uma aula, Dumontt! Inspira a gente a prestar mais atenção no que faz e, principalmente, no que os parceiros fazem por nós no dia a dia. #FazBarulho !!

  2. Obrigado meus manos, o Céu é o limite. Sigamos!

Deixe um comentário