Inicio >> Sub-Categoria >> Eventos >> Festival Caleidoscópio consolidará Morro Agudo como celeiro do hip hop brasileiro

Festival Caleidoscópio consolidará Morro Agudo como celeiro do hip hop brasileiro

Consolidando Morro Agudo como celeiro do Hip Hop nacional, o Instituto Enraizados promoverá no próximo dia 17 de setembro o 5º Festival Caleidoscópio – Edição Dia de Responsa, cujo o tema central é a ‘Qualidade de Vida’.

Mais de 2.500 pessoas já conferiram as quatro edições anteriores, e mais mil são esperadas na quinta, que movimentará a praça do bairro iguaçuano. Mais de 100 artistas e 50 voluntários – participantes do curso prático de produção de eventos culturais, CPPEC, promovido pelo Instituto Enraizados – estão envolvidos na ação, que levará 12 horas de música, arte e ativismo, reunindo expressões artísticas variadas.

dsc_2520-001
Quarta edição do festival caleidoscópio, em Morro Agudo

Durante o Caleidoscópio, o Instituto Enraizados lançará uma campanha de crowdfunding para a reforma de sua nova sede, em Morro Agudo, que está prevista para ser inaugurada em março de 2017.

Dezenas de atividades acontecerão simultaneamente, como feira criativa, caleidokids (espaço para crianças menores de 10 anos), painel de grafite, biblioteca coletiva, gastronomia das ruas, sarau de poesias, desfile de moda, apresentações de DJs, batalhas de MCs e shows de rap com os grupos Antiéticos e Conexão Popular, de São Paulo.

Ainda contaremos com uma mobilização de conscientização para o consumo consciente de bebidas alcoólicas, em parceria com o programa Na Responsa, da AMBEV.

O Instituto Enraizados é uma das 27 organizações que fazem parte da rede do programa “NA RESPONSA”, que ajudam a trabalhar o tema CONSUMO RESPONSÁVEL por meio de atividades com os jovens de suas comunidades, além de mobilizar comerciantes para evitar a venda de bebidas alcoólicas para menores.

O objetivo do Programa de Consumo Responsável da AMBEV é estimular o cumprimento da lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas a menores – criando o hábito de se pedir o documento de identidade do consumidor no momento da venda – além de promover a segurança viária e incentivar o consumo moderado, orientando sobre o consumo excessivo e associado à direção.

Apesar de ser uma celebração da vida e das artes, o Caleidoscópio surgiu como um grito contra a violência que estava atingindo a região, em 2015. “Em maio do ano passado, o Babu, de 18 anos, um dos grafiteiros do Enraizados foi atingido por uma bala perdida quando saía da escola”, relembra o rapper e diretor executivo do instituto, Dudu de Morro Agudo, 37 anos, que naquele momento resolveu fazer um festival para mostrar que o bairro aonde foi criado não era um celeiro de violência, mas sim de artes, cultura, e principalmente do Hip Hop.

Apesar do Festival Caleidoscópio ser realizado no dia 17 de setembro, desde o início de agosto estão acontecendo ações da ‘Agenda Caleidoscópio’ – micro-eventos esportivos e culturais que servem de ‘esquenta’ para o festival.

As ações contaram com passeio de bicicleta, partidas de futebol em quadras públicas da cidade, trilhas, treinos de corrida e sessões de cineclube – e culminará no ‘Torneio na Responsa’, com várias partidas de futebol, no dia 16 de setembro. “Na primeira edição o tema central era a segurança pública na Baixada Fluminense. Na quinta, o tema é a qualidade de vida dos moradores da Baixada, por isso estamos fazendo os micro-eventos esportivos, que estão fazendo muito sucesso com a juventude, que já discute e pratica a ocupação dos equipamentos públicos e estão se preocupando com a saúde”, conta Dudu. “Estamos trazendo para discussão a questão da prática esportiva, a mobilidade urbana e a falta (e/ou depredação) de equipamentos culturais e esportivos na região”, complementa.

enraizados_4-001

Sobre o Instituto Enraizados
É a primeira escola de Hip Hop da América Latina, com 16 anos de atuação, presença nos 27 estados brasileiros e em mais 11 países. Desde 1999 já atendeu mais de 58 mil jovens e desenvolveu 48 projetos. Foi criada para colocar em contato pessoas de todo o Brasil que praticam as artes integradas do Hip Hop (rap, break, DJ e grafite), divulgando cada artista e promovendo a cultura e a inclusão social através da militância nas periferias das grandes cidades.  O Instituto Enraizados se desenvolve com base em três eixos: comunicação, formação e intercâmbio, tendo pelo menos um projeto de referência em cada área.

Prêmios recebidos
[2012] – Filme ‘Bem Vindo Ao Clube’ – Melhor Roteiro no Festival Cine Faces de Paracambi/RJ.
[2010] – Filme ‘A Realidade Dos Jovens’ – Prêmio de Melhor Filme de Projeto Social no Festival Iguacine de Nova Iguaçu/RJ.
[2010] – Revista Enraizados – Prêmio de Mídias Livres (Ministério da Cultura).
[2009] – Portal Enraizados (www.enraizados.com.br) – Prêmio de Mídias Livres (Ministério da Cultura).
[2009] – Prêmio Baixada, na Categoria Comunicação (Fórum de Cultura da Baixada Fluminense).
[2008] – Biblioteca Enraizados – Prêmio Ponto de Leitura, Edição Machado de Assis (Ministério da Cultura).
[2007] – Rede Enraizados – 1º Lugar no Prêmio Cultura Viva 2ª Edição -Categoria Organização da Sociedade Civil (Ministério da Cultura).

Dudu de Morro Agudo
Dudu de Morro Agudo

Sobre Dudu de Morro Agudo
Dudu de Morro Agudo conheceu o rap em 1994, aos 14 anos, desde então lançou nove discos, dentre os quais se destacam DMÁtomo, em parceria com o rapper Átomo; #ComboIO com os rappers Léo da XIII e Marcão Baixada; e o disco solo, Rolo Compressor, com o qual ele fez turnê pela França e Chile, em 2010.
Sua inquietude artística o permitiu escrever o livro ‘Enraizados: os Híbridos Glocais’, pela Editora Aeroplano, e dirigir o premiado documentário ‘Mães do Hip Hop’. Em 2015 foi a Miami com seu grupo de rap, ComboIO, disputar o campeonato Take Back The Mic, promovido pela plataforma AMP.it, do qual foi vencedor. Atualmente, Dudu está gravando seu novo disco solo e dedicando maior parte do seu tempo à campanha da nova sede do Instituto Enraizados.

Serviço
Caleidoscópio
Dia 17 de setembro
Praça de Morro Agudo (Rua Thomaz Fonseca, próximo ao número 200)
A partir das 10 horas: Feira Criativa, CaleidoKids e Painel de Graffiti;
A partir das 16 horas: Atividades Culturais.
Programação: https://www.facebook.com/events/632388846918837

Deixe um comentário

Paste your AdWords Remarketing code here