Bernice Dapaah: empreendedora ganesa que constrói bicicletas de bambú

A jovem Bernice Dapaah está mudando a cara do transporte em Gana ao fazer bicicletas de bambu. Ela, além de estar literalmente movimentando o país, também contribui com o meio-ambiente e com a economia local, pois já formou e empregou mais de 35 jovens, alguns deles deficientes, e esse impacto social que as bicicletas de bambu estão fazendo é o que realmente a deixa feliz.

A ideia surgiu quando ela ainda estava na faculdade, pensava no que fazer após se formar. Tinha vontade de fazer algo de bom para a sua comunidade utilizando a matéria-prima local, foi então que veio a ideia do bambu para a produção, pois existe em fartura no país.

“O quadro é totalmente reciclável, e para cada bambu utilizado a equipe planta mais dez”.

Os jovens empregados no projeto são muito dedicados e estão fazendo um ótimo trabalho, como bicicletas personalizadas, onde fazem trabalhos muito interessantes.

A renda não beneficia somente os seus funcionários, ela está doando bicicletas para a comunidade local, para crianças que percorrem um longo caminho a pé da escola até suas casas. Para ajudar no desenvolvimento da comunidade, parte do recurso retorna para a própria comunidade, tudo isso através da produção de bicicleta de bambu, é realmente incrível.

 Bicicletas de bambu não estão somente em Gana, mas em todo o mundo .

Nos início o processo foi muito difícil, porque o protótipo não foi bem sucedido, mas depois de muitas tentativas, dia após dia, conseguiram, pois ela sabe como ninguém que nos negócios há sempre o risco, mas com perseverança se pode ir longe.

Projeto da bicicleta de bambu

O Projeto da bicicleta de bambu foi iniciado por dois cientistas (David Ho e John Mutter) no Columbia University’s Lamont-Doherty Earth Observatory (LDEO), com financiamento inicial vindo do The Earth Institute, da Universidade de Columbia. O objetivo do projeto é ajudar os investidores locais a começar fábricas que produzem localmente, a um baixo custo, bicicletas de bambu de alta qualidade, para ser amplamente distribuído na África.

Bernice Dapaah

Bernice é uma jovem que nasceu em Gana e tem se destacado no empreendedorismo social. É uma jovem líder do Fórum Econômico Mundial, com diploma em gestão de recursos humanos e marketing do Instituto de Gestão Comercial do Reino Unido e bacharelado em Administração de empresas pela University College, em Kumasi, Gana.

Ela tem mais de uma década de experiência em trabalhos em organizações com e sem fins lucrativos.

Bernice é membro do Conselho do  Fórum Econômico Mundial sobre Biodiversidade e Capital Natural, composto pela rede intelectual mais importante do mundo, composta pelos líderes mais relevantes e conhecedores de negócios, governo, academia e sociedade civil, por abordar questões globais importantes.

Ela foi nomeada como embaixadora da World Bamboo Organization, tendo logo no início do ano sido nomeada como membro do prestigiada Global Teacher Prize Academy, e foi homenageada no “Entrepreneur for the World Award” por seu impacto na sociedade e capacidade de mudar o mundo.

Ela tem cadeira no conselho consultivo da WIPO Green, na Suíça.

 

Sobre Hulle Brasil

Hulle Brasil é uma startap que potencializa artistas e trabalha com base em três pilares: TERRITÓRIO, ETNIA & GÊNERO. Aqui no Portal Enraizados, nossa equipe gera conteúdo a partir destes pilares.

Além disso, veja

DJ Jacquelone

Um festival de representatividade: Festival Caleidoscópio vai ao ar neste fim de semana, no canal do youtube do Enraizados

Uma festa formada por 80% de negros, 56% de mulheres e 25% de LGBTQI+, prepara …

Deixe um comentário