Parceria entre o Instituto Enraizados e a Prefeitura de Nova Iguaçu possibilita que estudantes de Corumbá visitem o Quilombo São José

O Instituto Enraizados mantém um pólo cultural em Corumbá, Nova Iguaçu, que funciona dentro do CIEP 216, onde, junto com a diretoria da escola, busca maneiras de ampliar o capital cultural dos estudantes, levando-os para passeios em diferentes locais onde eles possam experimentar outras formas de aprendizado.

Dudu de Morro Agudo (diretor executivo do Instituto Enraizados) e Welton Cordeiro (Diretor do CIEP 2016), se conhecem desde os tempos da faculdade e no último ano firmaram uma parceria entre as instituições, para principalmente ampliar as possibilidades de acesso, da juventude do bairro Corumbá, a diferentes e diversas formas de manifestações culturais.

A mais recente, que aconteceu no dia 12 de maio, surgiu a partir de uma ideia “utópica”, do diretor da escola (como ele mesmo diz), que desejava promover um passeio de alguns estudantes para o Quilombo São José, em Valença. Esta ideia era utópica principalmente por causa da grande dificuldade em se conseguir um transporte para este tipo de atividade, problema que foi resolvido de prontidão pelo presidente da FENIG, Miguel Arcanjo Ribeiro, pelo André Porfiro e pelo Secretário de Educação da cidade, Alex Castellar.

Veja abaixo o relato de Welton Cordeiro:

Uma ideia utópica me passou pela cabeça: “Levar estudantes de Nova Iguaçu, para o Quilombo de São José, em Santa Izabel do Rio Preto, Valença , RJ”.
Como ir tão longe? Como realizar a utopia? Joguei a ideia para um cara utópico como eu, Dudu de Morro Agudo. Nós somos Enraizados! E parceiros são para utopias.

Conversamos, Dudu conversou. Cara, o mais mágico de tudo: conseguimos!
O que era distante ficou perto; o que era impossível virou realidade. Não tememos as utopias!
A parceria entre o CIEP 216, o Instituto Enraizados e a Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Secretaria de Educação e a FENIG (Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu) proporcionou aos nossos estudantes um dia inesquecível!

Não só os estudantes, diga-se de passagem, mas também nossa amada dupla de cozinheiras que, com seu tempero único e muito amor, conquistaram à todos na nossa escola. Estudantes, cozinheiras e diretores, todxs enriquecendo suas vida com cultura.

E todxs aproveitaram ao extremo! Jogando capoeira, dançando jongo, acompanhando o maracatu, visitando as partes históricas, entre outras coisas.
Fica a gratidão à todos os que colaboraram para que tudo isso se tornasse uma realidade.
E as conversas sobre o Quilombo ficam até o fim do ano. Coisa boa nunca termina.

Obrigado aos realizadores de sonhos!

Welton Cordeiro
Diretor do CIEP 216

Sobre Hulle Brasil

Hulle Brasil é uma startap que potencializa artistas e trabalha com base em três pilares: TERRITÓRIO, ETNIA & GÊNERO. Aqui no Portal Enraizados, nossa equipe gera conteúdo a partir destes pilares.

Além disso, veja

Swimming Poll: novo videoclipe do grupo francês Eyetiti

“Eyetiti” nasceu de uma parceria entre os músicas ‘Gael Le Billan’ e ‘Alias Poet’. Os …

Deixe um comentário

Paste your AdWords Remarketing code here