Polícia brasileira: ou muda, ou afunda de vez

Já que o assunto segurança está em voga mais uma vez, tive a curiosidade de verificar como se estruturam as polícias pelo mundo, muitas conseguiram reverter índices alarmantes , mas deixemos de conversa e saca só esses exemplos.

FRANÇA – O sistema de Segurança Pública no país é composto por duas polícias: a Nacional e a Guarda Nacional, também conhecida como Gendarmerie. A Polícia Nacional é civil e atua nas cidades com mais de 10 mil habitantes. Já a Gendarmerie tem caráter militar e trabalha em cidades com menos de 10 mil moradores, integrando as Forças Armadas. Segundo José Vicente da Silva Filho, coronel da reserva da PM de São Paulo e professor do “Centro de Altos Estudos de Segurança da PM-SP”, existem projetos de lei na França para unificar as duas polícias.

ARGENTINA – O país possui essencialmente dois tipos de polícia, uma de âmbito nacional, aos moldes da Polícia Federal no Brasil, e as polícias provinciais. Elas são uniformizadas, possuem formação militarizada, mas gestão civil e realizam tanto o trabalho de policiamento nas ruas como de investigação de crimes, explica José Vicente da Silva Filho.

EUA – Com uma hierarquia mais enxuta que a brasileira, a polícia norte-americana tem caráter civil e sua área de atuação é municipal. De acordo com José Vicente da Silva Filho, é comum pequenas cidades formarem uma espécie de consórcio com o objetivo de diminuir os gastos com policiamento.

PORTUGAL – O policiamento ostensivo nas grandes cidades é realizado pela Polícia de Segurança Pública, de caráter civil. No resto do país, essa função cabe à Guarda Nacional Republicana, de natureza e organização militares. Já as investigações são feitas pela Polícia Judiciária.

CANADÁ – Uma das polícias mais respeitadas do mundo é a Real Polícia Montada do Canadá. Ela atua nos âmbitos municipal, estadual e nacional, tanto realizando policiamento ostensivo como investigação, entre outras ações.

ESPANHA – O país possui dois tipos de polícia: o Corpo Nacional de Polícia, de natureza civil e atuação nacional, e a Guarda Civil, que tem formação e gestão militarizadas e é responsável pelo policiamento ostensivo. Ambas realizam investigações, por meio de suas unidades de Polícia Judiciária.

COLÔMBIA – A Polícia Nacional da Colômbia é ligada ao Comando Geral das Forças Armadas do país e responsável tanto pelo policiamento nas ruas como pela investigação de crimes. Com formação e gestão militarizadas, é comum encontrar nas ruas policiais armados com fuzis, em resposta à atuação das Farc (Forças Armadas Revolucionárias), afirma José Vicente da Silva Filho.

CHILE – Os Carabineiros do Chile são a polícia mais bem avaliada e respeitada das Américas, segundo José Vicente da Silva Filho. Os carabineiros militares são responsáveis pelo policiamento ostensivo e também pela defesa civil. A corporação possui uma divisão de polícia judiciária chamada de Polícia de Investigações.

REINO UNIDO – A polícia tem atuação regional no Reino Unido. A mais conhecida é a Polícia Metropolitana de Londres, também conhecida como Scotland Yard, responsável pelo policiamento ostensivo e investigação de toda a Grande Londres.

ITÁLIA – O país possui cinco tipos de polícia: os Carabineiros, a Polícia do Estado, a Guarda de Finanças, o Corpo Florestal do Estado e o Corpo da Polícia Penitenciária. Os Carabineiros integram as Forças Armadas, têm natureza militar e atuam em todo o país no policiamento e também como polícia judiciária. A Polícia do Estado também é de âmbito nacional, formação militarizada, mas gestão civil.

BRASIL – A polícia brasileira é dividida entre a militar, que é responsável pelo policiamento ostensivo, e a civil, que se encarrega das investigações dos crimes. As duas atuam nos Estados. O país também possui a Polícia Federal, de caráter civil e atuação nacional.

Acho que estamos no limiar de uma ruptura sem precedentes nas questões que tangem a segurança do brasileiro, caso contrário voltaremos aos tempos em que cada um toma a justiça para si, então teremos toda a estrutura e democracia mergulhadas em um verdadeiro caos.

Sobre Samuca Azevedo

Ator, estudante de marketing e gerente do Espaço Enraizados.

Além disso, veja

A cada dia eu admiro mais os “animais” !!

Passado a onda de revoltismo, da sofrência deslavada de quem não aceitou a derrota nas …

Deixe um comentário

Paste your AdWords Remarketing code here