Projeto #RapLAB, idealizado por Dudu de Morro Agudo, foi destaque na Rede Globo

O rapper Dudu de Morro Agudo criou uma metodologia que permite que um grupo de jovens passe pela experiência de compor e gravar um rap coletivamente, em três horas.

Batizou esta atividade de #RapLAB, o laboratório de rap.

Nos últimos meses, desenvolve o projeto com adolescentes e jovens da Arena Carioca Jovelina Pérola Negra, na Pavuna; do CISANE – Centro de Integração Social Amigos de Nova Era; e no CIEP 172, em Morro Agudo, bairro que nasceu e vive até hoje.

IMG_7122
Grafiteiro Babu no momento da entrevista

Gravou músicas e vídeos. Fez sucesso entre os adolescentes e educadores. Até que certo dia foi procurado pela Rede Globo, para gravar um quadro para o programa “Como Será?”, exibido aos sábados, às 07 horas da manhã, e apresentado por Sandra Annenberg.

No dia 15 de julho, a equipe da Rede Globo desembarcou em Morro Agudo, no CIEP 172, para acompanhar mais uma atividade com os jovens, e presenciaram o processo criativo de composição de um rap falando da experiência e relação dos adolescentes com a escola.

Na última semana foram “desafiados” pela produção do programa a compor algo falando do programa “Como Será?”. Em dois dias compuseram a letra, fizeram o beat, gravaram e editaram o vídeo abaixo, que irá ao ar durante o programa.

[yframe url=’https://www.youtube.com/watch?v=lCkez7YxpCo’]

O #RapLAB é um verdadeiro laboratório de experimentação, onde meu objetivo é mostrar que o rap é muito mais do que simplesmente música, pode ser uma potente ferramenta educacional por exemplo, que permite que a molecada aprenda se divertindo”, garante o rapper, que afirma ainda que a metodologia já foi testada utilizando diversos tipos de temas e com públicos de diferentes faixas etárias e nacionalidades, desde crianças francesas, que utilizaram como tema o desenho animado Simpsons; adolescentes cariocas que falaram sobre a paixão de ler; e alunos e professores da UFFRJ que usaram como tema a greve de professores e alunos.

O programa irá ao ar no próximo sábado (26), às 07 horas da manhã, na Rede Globo.

Sobre o Como Será?

Como Será?, parceria do Jornalismo e da área de Responsabilidade Social da Globo com a Fundação Roberto Marinho, tem como objetivo compartilhar com o público experiências transformadoras, exemplos de cidadania e colaborar para a construção de um futuro melhor ao tratar de maneira integrada temas como educação, ecologia, mobilização social, trabalho e inovação.

É um espaço para apresentar, conhecer e incluir pessoas e ideias, que conta com a interatividade como grande aliada. O programa, exibido nas manhãs de sábado na Globo, é reprisado na GloboNews, às 06:05, e no Canal Futura, às 15h, aos domingos.

 

Sobre Hulle Brasil

Hulle Brasil é uma startap que potencializa artistas e trabalha com base em três pilares: TERRITÓRIO, ETNIA & GÊNERO. Aqui no Portal Enraizados, nossa equipe gera conteúdo a partir destes pilares.

Além disso, veja

Estação de trem de Japeri. Foto: Isabela Kassow/Diadorim Ideias

INSCRIÇÕES ABERTAS: Curso de Políticas Públicas de Japeri com auxílio-passagem disponível para os participantes.

Curso gratuito de formação em políticas públicas, para cidadãos de Japeri e entorno que capacitará …

Deixe um comentário

Paste your AdWords Remarketing code here