Rock à Vera!

No dia 13 de Julho se comemora o Dia Mundial do Rock, que é um gêneros musicais que já se provaram serem globais.

Hoje você encontra bandas em todos os continentes, classes sociais e religiões ao redor do planeta. No subúrbio do Rio e na Baixada Fluminense não é diferente. Sou de Belford Roxo, já tive algumas bandas de rock e sei bem como é o corre corre dessa galera que carrega amplificador nas costas em dia de chuva pra poder fazer seu som.

Essa semana estive conversando com alguns produtores de shows de rock e metal daqui da Baixada e percebei um certo desenvolvimento dessa atividade. A galera tem dado um capricho maior nas produções e investindo na experiência dos shows. Um exemplo disso é a mobilização dos jovens de Mesquita junto ao poder público para realizar a “Semana do Rock 2014 “, que acontece nos dias 25,26 e 27 de Julho e  já faz parte do calendário oficial da cidade.

Para além da produção desses shows que acontecem em bares, ruas, sob viadutos e casas residenciais, um tipo de evento ligado ao rock que também  já ficou consolidado na região são as festas com djs e temática de cultura pop ( a la Teatro Odisseia) que por aqui é protagonizado pelo bonde da Átame Produções que faz isso desde 2011 com sucesso.

É bonito ver uma molecada se mobilizando pra tocar seu som. Queria ver isso em mais lugares. Quero ver a galera sendo respeitada. Quero ver o poder público ajudando. Quero ver empresas patrocinando. Quero ver o rock, assim como outras manifestações da cultura urbana,  deixar de ser algo exótico na Baixada. Quero ver o rock independente nas rádios.

Com o tempo os produtores daqui estão se  profissionalizando. A ideia é que não pare por ai e que o público valorize as bandas e shows locais assim como valorizam o Rock in Rio e Lollapalooza.

Viva a Juventude!

 

Sobre Rodrigo Caetano

Músico // Produtor // Comunicador

Além disso, veja

“Bitch, You’re Dead!”

No dia 03 de Setembro desse ano, acordei, tomei um banho e liguei o computador e... Kendrick Lamar

Deixe um comentário

Paste your AdWords Remarketing code here