terça-feira, 23 abril, 2024

Saindo da zona de conforto do Hip Hop

Olá leitores e leitoras da minha coluna semanal no Portal Enraizados. Hoje falarei de algo que percebi e experimentei nesse último final de semana, identificando uma nova perspectiva para nós do hip hop.

Pra quem não sabe, aceitei o desafio de integrar à equipe do projeto #AquiTemPalco, da Ambev em parceira com o “Mistério da Cultura – Funarte”. Quem quiser saber mais sobre o projeto, bastar clicar aqui.

Mas explicando de forma rápida, o #AquiTemPalco é um circuito de shows, que vai acontecer todos os finais de semana de novembro, com artistas locais em bares da comunidade, não importa a expressão artística, tem lugar pra todo mundo, e sendo assim o hip hop não poderia ficar de fora dessa. O piloto do projeto está acontecendo no Vidigal e em Morro Agudo.

O que pensei ao saber do projeto? Simples, percebi que pela primeira vez a nossa Baixada Fluminense foi lembrada e os nossos artistas, inclusive a galera do hip hop, podem ter uma visibilidade maior.

Nos 04 primeiros – dos 16 eventos que acontecerão em Morro Agudo, o rap esteve presente sendo muito bem representado por Lisa Castro, NRC, Ualax MC e Slow da BF, e ainda pegando de rebarba o One Way, WSO e Blahka Tao, que literalmente saíram da sua zona de conforto para apresentarem sua arte, ou melhor, nossa arte, para pessoas que não conhecem e que estão pre dispostas a ouvir estilos mais populares que tocam nas rádios, como o pagode.

Não sei se vocês se dão conta do tamanho do desafio que essa galera enfrentou, mas eu estive lá em todos os dias e pude perceber que é uma experiência no mínimo tensa, mas que eles conseguiram executar com maestria. Cada um da sua forma e maneira, mas todos com excelência. É importante ressaltar que não sou obrigado a estar todos os dias acompanhando os eventos, mas estou porque tenho um compromisso, primeiro com o hip hop, segundo com minha comunidade e terceiro com os artistas.

E sinceramente acredito que TODOS E TODAS que acreditam na força do hip hop da Baixada Fluminense devem chegar junto nos shows da galera, e digo isso não pela Ambev ou pelo Ministério da Cultura, mas pra valorizar o trabalho dos manos e minas que estão na mesma correria que nós. É a hora de mostrar que estamos unidos para podermos abrir mais e mais portas.

Nas próximas semanas se apresentarão Marcão Baixada, Léo da XIII, Diego Teckniko com sua Cypher, uma intervenção de graffiti e uma batalha de rimas, como podem conferir na programação abaixo. O desafio continua, mas no final é sempre o hip hop quem ganha.

E aí, tâmo junto ou não tâmo nessa porra?

Veja a programação para as próximas semanas:

13 de novembro (Quinta-Feira)

Onde: Bar do Mauro – Rua Lopes de Araújo, 16 – Ouro Preto, Morro Agudo
Shows com: Felipe Ribeiro, Lisa Castro e Marcão Baixada

14 de novembro (Sexta-Feira)

Onde: Bar Vâmo Ali – Rua Professor Leonardo, 135 – Cerâmica, Morro Agudo
Shows com: Banda Genômades e Léo da XIII
(+) Batalha de Rap

15 de novembro (Sábado)

Onde: Bar do Kaká – Rua Ipojuca, 315 – Jardim Nova Era, Morro Agudo
Shows com: Só Damas e Marcão Baixada

16 de novembro (Domingo)

Onde: Bar do Magalhães – Rua Conselheiro Jorgino, 26 – Compactor, Morro Agudo
Shows com: Regis Clement e show de comédia com Kwesny


 

20 de novembro (Quinta-Feira)

Onde: Bar do Chico – Rua Turíbio da Silva, 19  – Tenda Mirim, Morro Agudo
Shows com: Em Cima da Hora e Macedo Griot
(+) Intervenção de Graffiti

21 de novembro (Sexta-Feira)

Onde: Bar da Loira – Jardim Nova Era, Morro Agudo
Shows com: Robson Gabiru e LM Cia de Dança

22 de novembro (Sábado)

Onde: Bar do Dilais – Rua Ministro Lafaiete de Andrade, 1827 – Marco II, Morro Agudo
Shows com: Em Cima da Hora e comédia com Flávio Show

23 de novembro (Domingo)

Onde: Bar da Denise – Rua Conselheiro Jorgino, 101 – Compactor, Morro Agudo
Shows com: LM Dança + “Grupo a confirmar”


 

27 de novembro (Quinta-Feira)

Onde: Ratoeira do Gordo – Rua Lopes de Araujo, 309 – Ouro Preto, Morro Agudo
Shows com: Só Damas e comédia com Flávio Show

28 de novembro (Sexta-Feira)

Onde: Vitor Grill – Rua Antônio Coelho, 310 – Cerâmica, Morro Agudo
Shows com: Felipe Ribeiro

29 de novembro (Sábado)

Onde: Bar do Ailton – Rua Dona Lia, 56 – Grajaú, Morro Agudo
Shows com: “A confirmar”

30 de novembro (Domingo)

Onde: Buteco da Juliana – Rua Ângelo Gregório, 145 – Centro, Morro Agudo
Shows com: Encontro de Saraus (Poetas Compulsivos + Sarau Catando Contos + Sarau Donana…)
(+) pocket shows com Regis Clemet, Robson Gabiru e Só Damas.


Mais infos: (21)9.6563-0554

Sobre Dudu de Morro Agudo

Rapper, educador popular, produtor cultural, escritor, mestre e doutorando em Educação (UFF). Dudu de Morro Agudo lançou os discos "Rolo Compressor" (2010) e "O Dever Me Chama" (2018); é autor do livro "Enraizados: Os Híbridos Glocais"; Diretor dos documentários "Mães do Hip Hop" (2010) e "O Custo da Oportunidade" (2017). Atualmente atua como diretor geral do Instituto Enraizados; CEO da Hulle Brasil; coordenador do Curso Popular Enraizados.

Além disso, veja

O papel da educação clandestina na formação Política

Este texto reflete sobre o conceito de "Educação Clandestina", destacando sua abordagem contrária ao ensino formal. Explora as lacunas do sistema educacional brasileiro, particularmente em relação à alfabetização e ao letramento nas escolas periféricas. Descreve como movimentos sociais reúnem conhecimentos diversos, ausentes das instituições formais, promovendo uma troca que desafia o status quo. Aponta a importância da conscientização política e da ação crítica na transformação da realidade. Destaca a educação clandestina como um processo contínuo de formação política, capaz de despertar indivíduos para a realidade e capacitá-los a questionar, refletir e agir em prol da mudança social.

Deixe um comentário