Segundo dia do Curso de Segurança Pública na Baixada

O Curso de Segurança Pública na Baixada está sendo um grande sucesso.

Em sua segunda atividade, o curso recebeu a intervenção artística do Coletivo Mate com Angú, na presença do polivalente Heraldo HB, que apresentou quatro filmes de curta duração, entre eles o filme “As Justiceiras do Capivari”, que chocou bastante os presentes, logo no primeiro momento, antes das 10 horas da manhã.

A aula do último sábado (14/mar) ficou por conta de Silvia Ramos, doutora em Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz na área temática Violência e Saúde, que trouxe dados sobre violência no Estado do Rio de Janeiro e faz um comparativo com a Baixada Fluminense.

Dentre os principais pontos da aula, Silvia citou que o Brasil é o quinto país que mais assassina seus jovens, em todo o mundo, e está entre os dez mais violentos do mundo há mais de dez anos. Que no Brasil a violência é cultural, e que está provado que a violência não está diretamente ligada á pobreza, pois na Índia, que também é um país pobre, esse fenômeno não existe. Que tanto no Brasil, quanto na Venezuela, que nos últimos anos diminuíram as suas desigualdades sociais, a violência aumentou.

Silvia ainda trouxe dados sobre a cor , a idade e a geografia da violência, dizendo que no Leblon a taxa de homicídios é de 2%, como na França, enquanto em bairros como Bangu e Campo Grande, esse número ultrapassa os números de países em guerra.

Enquanto a violência têm diminuído em todo o Estado do Rio de Janeiro, na Baixada Fluminense esses números só aumentam.

Na semana anterior, a intervenção ficou por conta do Movimento Enraizados, que é um dos parceiros culturais do curso, e na próxima semana terá intervenção cultural com coletivo Cineclube Buraco do Getúlio. A aula será com o professor José Cláudio Souza Alves, autor do fundamental livro Dos Barões ao Extermínio.

Este curso é uma realização da Casa Fluminense e do Fórum Grita Baixada, que captou o recurso através de um financiamento coletivo, onde diversas pessoas e instituições colaboraram, inclusive a Hulle Brasil, que está fazendo a cobertura do curso

Saiba mais:
Próxima aula: 28 de abril
Onde: Centro de Formação de Líderes de Nova Iguaçu
Rua Dom Adriano Hipolito, 8 – Moquetá, Nova Iguaçu – RJ, 26285-330
(21) 2767-2370

 

Sobre Hulle Brasil

Hulle Brasil é uma startap que potencializa artistas e trabalha com base em três pilares: TERRITÓRIO, ETNIA & GÊNERO. Aqui no Portal Enraizados, nossa equipe gera conteúdo a partir destes pilares.

Além disso, veja

ONG oferece tratamento psicoterapêutico gratuito para jovens em situação de violência doméstica e risco social, em Nova Iguaçu e no Rio de Janeiro

O projeto Oficina da Palavra: Construindo Histórias, tem como objetivo principal promover uma mudança no …

Deixe um comentário

Paste your AdWords Remarketing code here