E aê menor, topa fazer Pós Graduação na cadeia?

Está de volta ao Congresso, por pressão do PSDB, a proposta de (Criminalizar menores de 18 anos, com redução da maioridade penal), essa alegação é a mais pura e deslavada visão retrógrada de quem só enxerga onde quer ver, resumindo, “vamos criar um depósito de marginais onde eles ficam trancafiados e não nos incomodam, em nossas vidinhas”.

A bancada do partido defende essa política e é defendida pelo atual candidato a presidência. Nos 54 países que reduziram a maioridade penal, não foi detectado a redução da violência, e dentre eles a Espanha e a Alemanha voltaram atrás, hoje mais de 75% dos países adotam 18 anos como a idade mínima.

E com a realidade de nosso sistema carcerário, esses jovens sairiam pós graduados no crime.

Nosso sistema prisional não suporta mais presos, eles são hoje mais de 600 mil, a 4ª maior população carcerária do mundo, ficando atrás de: EUA, China e Rússia, sendo que essas nações tem o dobro ou mais de habitantes.

É preciso agir na causa, e não somente combater o efeito, como se vem fazendo hoje, só para se ter uma noção, o adolescente que opta pelo ensino médio, aliado ao curso técnico, ganha em média 13% a mais do que aquele que só fez o ensino médio comum. Hoje os adolescentes entre 14 e 17 anos consomem 7% das bebidas alcoólicas no país, a quem cabe fiscalizar?

Porque não se discute isso de frente, e para de ficar hipocrisia, e as instituições como um todo aceitem isso como um problema de saúde pública? Seriam as influências comerciais? Lobby governamental? Perseguem o cigarro, mas eu não soube de um motorista que matou um pedestre por causa dos efeitos do fumo.

A mortalidade entre jovens de 15 a 29 anos por causas violentas aumentou 25%, e sabe quem vai preso? Não será o filho do burguês que atropela e mata, agride pessoas indo para o trabalho, espanca e queima moradores de rua, esmagam filhotes de animais e publicam na internet, atacam em bando aqueles que consideram diferente deles, cometem estupros coletivos nas baladas, será sempre o lado mais fraco dessa história, o pobre, preto, favelado, despossuído, periférico, contaminado e endemoniado.

Esse discurso que está se levantando agora de que tem que, exterminar, punir com a morte, só beneficia uma classe média asquerosa, controladora e infame, que não tem coragem de realmente buscar uma solução eficaz.

Não existe fórmula pronta, o caminho é implantar ações que ao se somarem, mostram muito mais resultado do que esses imediatistas dizem, e cuidado com o discurso doce e de bom moço, afinal, um dos homens mais cruéis do mundo, era vegetariano, gostava de pintar, adorava animais, escrevia poemas, e massacrou milhões na 2ª guerra, tudo por causa da segregação, e acreditar que existe uma raça superior.

Namastê à todos.

Sobre Samuca Azevedo

Ator, estudante de marketing e gerente do Espaço Enraizados.

Além disso, veja

A cada dia eu admiro mais os “animais” !!

Passado a onda de revoltismo, da sofrência deslavada de quem não aceitou a derrota nas …

Deixe um comentário

Paste your AdWords Remarketing code here