Iniciativas sustentáveis em Duque de Caxias poderão concorrer a apoio técnico e financeiro

A cidade de Duque de Caxias (RJ) recebe o Ciclo da Sustentabilidade – edição Ciclo Verde, iniciativa que irá selecionar projetos que incentivem comportamentos sustentáveis relacionados à economia/eficiência energética, uso racional de recursos ambientais, água, reciclagem, biodiversidade, mobilidade urbana, educação ambiental e agricultura. Os projetos selecionados terão suas histórias retratadas em um filme de 52 minutos no formato de documentário.

A iniciativa é voltada a pessoas físicas, instituições de ensino, organizações não governamentais (ONGs), coletivos, associações, cooperativas, grupos, entre outros.

As inscrições se iniciam no dia 5 de abril e permanecem abertas até o dia 30 do mesmo mês através do site www.ciclodasustentabilidade.com.br. O processo seletivo é composto por 4 fases: a primeira delas é o recebimento das inscrições; em seguida será realizada uma pré-seleção feita pela equipe técnica do projeto e pelo diretor do documentário; os projetos que passarem pelo crivo da curadoria técnica irão para uma votação popular no Facebook, prevista para o período de 20 a 30 de maio; os projetos finalistas participarão de uma curadoria presencial, composta por representantes das empresas patrocinadoras, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Educação, imprensa local e da sociedade civil. As cerimônias de premiação ocorrem de 30 de maio a 15 de junho.

20160407-01--wesleyOs projetos vencedores, além de terem suas histórias retratadas em um documentário de 52 minutos, ganharão um vídeo institucional próprio. A parceria com o Ciclo Verde, iniciativa que mobiliza pessoas, ONGs e escolas a observarem os problemas socioambientais de sua comunidade e proporem soluções para minimizá-los ou solucioná-los, irá oferecer aos vencedores apoio financeiro de até R$10.000,00 e apoio técnico, por meio de workshop sobre gestão de projetos socioambientais e acompanhamento quinzenal no período de seis a oitos meses, realizados por uma consultoria especializada.

A iniciativa, apresentada pelo Ministério da Cultura, conta com o apoio das Secretarias de Meio Ambiente e Educação de Duque de Caxias e com o patrocínio das multinacionais LANXESS e ARLANXEO. As empresas, ao se envolverem com o projeto, assumem seu compromisso de estimular o desenvolvimento de soluções sustentáveis, que ajudem às comunidades participantes a enfrentarem os desafios cotidianos relacionados a Mobilidade, Urbanização, Agricultura e Água.

Sobre a LANXESS

A LANXESS é líder em especialidades químicas com vendas de aproximadamente EUR 8 bilhões em 2015. Atualmente conta com cerca de 16.300 funcionários em 29 países. A companhia possui 52 unidades de produção ao redor do mundo. O core business da LANXESS é o desenvolvimento, fabricação e comercialização de plásticos, borracha e intermediários e produtos químicos especiais. A LANXESS é uma companhia membro do Dow Jones Sustainability Indez ( (DJSI World e DJSI Europe) e FTSE4Good Index.

No Brasil, a LANXESS está representada por meio de suas 10 unidades de negócio, possui aproximadamente 1.100 funcionários, 7 unidades produtivas, laboratórios e escritórios, distribuídos pelas cidades de São Paulo e Porto Feliz (SP), São Leopoldo e Triunfo (RS), Duque de Caxias (RJ) e Cabo de Santo Agostinho (PE).

Sobre a ARLANXEO

A ARLANXEO é líder mundial na produção e comercialização de borracha sintética com vendas de cerca de 2,8 bilhões de euros em 2015, 3.800 funcionários e presença em nove países, com mais de 20 unidades de produção. O principal negócio da empresa é o desenvolvimento, fabricação e comercialização de borracha de alta performance para uso em automóveis, indústria pneumática, indústria de construção cívil, e as indústrias de petróleo e gás. A ARLANXEO foi estabelecida em abril de 2016, uma joint venture da LANXESS e Saudi Aramco.

SERVIÇO
Ciclo da Sustentabilidade – edição Ciclo Verde
Inscrições de 05/04 a 30/04
Seleção de projetos sustentáveis em Duque de Caxias
www.ciclodasustentabilidade.com.br
Página no Facebook: https://www.facebook.com/ciclodasustentabilidade

 

Sobre Instituto Enraizados

O Instituto Enraizados é uma organização de hip hop, nossa "rede" integra hoje 17 organizações que compartilham conhecimento, capacitação e articulação para militância cultural nas periferias dos grandes centros. Lutamos pelo acesso a produção, a expressão e a valorização das diferentes manifestações culturais, fortalecendo o ativismo cultural e o protagonismo juvenil. O hip hop, o audiovisual, as rádios comunitárias e a produção de mídias são elementos que formam e fortalecem a ajuda mútua dos jovens envolvidos.

Além disso, veja

DJ Dorgo

DJ Dorgo se apresentará domingo (10), ao lado de grandes nomes do rap, em prol das vítimas das enchentes da Baixada Fluminense

Na última sexta-feria (01) uma tempestade colocou toda a Baixada Fluminense em estado de alerta, …

Deixe um comentário