Licença Poética

O Clube Dos Cinco: Enfáticos retrucando a inércia

No dia 27 de Dezembro de 2010, terça-feira, alguns dos militantes do Movimento Enraizados  estavam reunidos na sede da organização, em Morro Agudo, para realizar alguns trabalhos, quando surgiu Dudu de Morro Agudo dizendo que receberiam a visita de Wilson Neném (Jah Bless) que viria de Santa Catarina para gravar uma música no Estúdio Enraizados.

LICENÇA POÉTICA

Obs: Para baixar a música clique do lado direito do player, na seta para baixo.

MC’s do Movimento Enraizados se reúnem e gravam disco em apenas uma noite.

Logo depois surgiram outros MC’s, que se juntaram ao grupo com o intuito de gravarem juntos algumas músicas. A escalação do time ficou a seguinte: Dudu de Morro Agudo, Wilson Neném, Léo Da XIII, Átomo e Petter MC.

A ideia inicial de fazer apenas uma música caiu por terra, e desenvolveu-se um plano maluco de gravar um disco em apenas uma noite. Isso seria possível? Talvez. Mas um disco não seria suficiente, pois quem acreditaria nesses indivíduos quando eles afirmassem ter gravado um disco numa noite só?

Foi aí que entrou em cena o Samuca Azevedo. Com uma câmera na mão ele registrou cada momento da audaciosa produção musical. Surge aí, um documentário que acompanha a produção do disco, contendo depoimentos dos envolvidos no processo, cenas das composições, produção das bases instrumentais e gravações.

Samuca Azevedo

“Participar dessa empreitada foi algo novo e desafiador. Captar o momento de criação e de maturação de ideias foi algo único, ao mesmo tempo, estar antenado com os movimentos de cada integrante e captá-los. Ver também a técnica de cada um sendo utilizada de forma que ficasse um material homogêneo no final”, disse Samuca Azevedo ao ser indagado a cerca do documentário por ele dirigido durante o processo de produção do disco.

Nasce então “Licença Poética” primeira composição da noite. A ideia foi do Átomo, porém, todo o coletivo abraçou o tema, arregaçou as mangas e foi ao trabalho. Terminado o processo de composição da música o grupo adentrou ao estúdio, escolheu uma base produzida por Léo Da XIII e gravou as vozes.

Petter MC e Léo da XIII

“Os caras me ligaram e disseram o seguinte: qual é Léo Da XIII? Chega aí no espaço que tá geral aqui. No começo eu achei que era pra beber, zoar e falar de mulheres. Como um bom ‘galudo’ eu fui mesmo sem saber o propósito. Chegando lá, a missão era gravar músicas, pois tava pra ‘colar na grade’ Wilson Neném e Átomo. Daí então começamos a trocar ideias, e uma das ideias mais loucas foi sair dali só de manhã com um CD pronto. O processo foi meio cansativo, mas muito divertido. Alguns com sono, alguns desanimados, mas é isso. Esquadrão Zumbi!” – Disse Léo Da XIII, MC e produtor de rap responsável pela produção do álbum.

As próximas composições começaram a surgir de forma livre e descontraída. Numa dessas, chamada “Clube dos Cinco”, chegaram ao consenso de que seria este o nome do disco.

Já eram 03 horas, e madrugada a dentro o “Clube dos Cinco” continuava a compor e gravar suas músicas. Para adiantar o processo, o coletivo enlouquece de vez e decide gravar uma faixa inteira em forma de Freestyle – rap improvisado. A ideia vingou e a música “Dormir Pra Quê?” promete ser uma das melhores faixas da coletânea.

Em Janeiro de 2011, o disco “Clube Dos Cinco” será vendido por camelôs, lojas parceiras, pela internet e pelos próprios integrantes do grupo, que venderão de mão em mão. Aguarde!

LICENÇA POÉTICA

Obs: Para baixar a música clique do lado direito do player, na seta para baixo.

Clube dos Cinco em Estúdio

Licença Poética é um rap escrito a cinco mãos.
Os MCs – ou simplesmente poetas, metaforizaram a tal “licença poética” que os permitiria utilizar incorreções de linguagem em seu sentido mais amplo e se colocaram como a própria linguagem.
O poeta pode fazer uso da chamada licença poética para extrapolar o uso da norma culta da língua, assim como o MC pode fazer uso do rap para extrapolar no mundo na música.
Os MCs estrapolaram o uso do rap e hoje, no Brasil, transitam nos mais variados territórios e classes sociais, utilizando de sua própria existência e aceitação.
Em análise mais profunda, pode-se perceber que essa música vai além da arte e nos leva a uma crítica político-social mostrando de cinco diferentes formas a inserção da periferia no centro, através dos mais variados modos, onde a arte é somente um deles.

GALERIA

Sobre @PetterMC

Rapper, jornalista, pesquisador e videomaker. Head na Agência #TudoNosso e tutor de projetos de comunicação na Agência de Redes para Juventude. Escreve sua coluna no #PortalEnraizados todas as quartas.

Além disso, veja

Um mês sem curtir, e aí?

Não mais gente mutilada. Não mais gatinhos sendo maltratados. Não mais acidentes fatais envolvendo motociclistas - o que me perturba muito!

41 comentários

  1. Foi um grande prazer escrever, produzir e gravar esse som com essa rapaziada. Ficou sensacional. Vamos ver o que o povo acha através dos comentários. Valeu Nenem, Petter, XIII e Átomo. Vâmo que vâmo!!!

  2. Tá muiiiitooo louuuuuco. Bombástico!

  3. me ha gustado mucho su musica, felicitaciones por su trabajo es muy lindo q se poten las capacidades de nuestros hermanos musicos raperos.
    mucha suerte en el futuro y espero q sigan trabajando tan bien como hasta ahora.
    bendiciones y abrazos fraternos.

  4. Essa Parada Esquadrão, temos que fazer esse bagulho mais vezes, é nos,

  5. Meu DEUS, música com Átomo e Wilson Nenem junto tenho medo de vocês. Rsrsr
    Brincadeiras a parte, tenho grande admiração por Wilson Neném, infelismente não pude ir ve-lo por conta de chuva, mas haverão outras oportunidades.
    Mas agora com licença poética tenho que dizer ‘CARACA”, cês num tão brincando não. Foi uma junção de letra, levada e base muuuuuito boa. Parabéns meninos. Peter, Átomo, DMA, Neném e Da XIII, e que CRISTO continue abençoando “O CLUBE DOS 5” em 2011.

    PAZ

  6. O Som de vc’s e fera,gostei, Agradeço a Deus pela força q ele lhe tens dado, muita paz, Fé em deus, Pra Galera dos enraizados um feliz ano novo, a cada passo um alcanço a cada alcanço, uma vitória conquistada,a força de deus e dada a quem mereçe,não adianta querer alcança a graça,se vc não é o escolhido e vc’s merecem esse título.

  7. CARAAAAAS!!! Que arranjo fodástico!!! Rima acima da qualidade possível da métrica!!!

    A R R E B E N T A R A M ! ! ! !

    Coloca mais um minuto desse arranjo no final só para fechar a música naquele clima! Dúca!

    Saudações!!!

  8. Salve Família!!

    Muito obrigado por terem baixado e curtido o nosso som. Pedimos licença e vcs permitiram a nossa entrada!!

    Muita PAz e Muita fé na caminhada aos Enraizados que são a minha família e eu amo pra cara&(#$@!

    Clube dos 5

    @PetterMC

  9. Quem iria acreditar se apenas contássemos?
    Foi a formação de quadrilha mais epidêmica e agregadora que conheci, isso é só uma pitada do que vem por aí!!!
    Sem contar os efeitos colaterais que essa reunião provocou!!!
    AQUI É DA ZUMBILÂNDIA!!!!!!!!!!!!!

  10. E aí meu amigo Dudu, Lamartine me fala muito bem de vc e eu te peço por favor que quando tiver uma programação no rio mano eu queria fazer parte de uma palestra porque dou alulas para menores infratores na funcap para uma fundação casa em Belem do Pará e gostaria de somar com meu conhecimento de como a cultura hip hop eo audiovisual podem fazer a diferença na vida de crianças e adolescentes que estao em situação de risco e vulnerabilidade social e cumprindo medidads socio educativas lá eu dou aula e palestras sobre informçação de cidadania direitos humanos valores e reconstrução de laços de familias enfim
    desde ja meu amigo fique sabendo que o mhhop movimento hip hop organizado do pará reconhece em suas palestras campeonatos reunioes ao clã dos enraizados no brasil e brevemente quero ir por ai com vc pra vc nos autorizar a fundar a enraizados belem do pará em parceria com o mhhop, mhhob, zulu nation brasil, enraizados e a todos

    um feliz ano novo cheio de conquistas pra todos nós ok
    foi um prazer te conhecer dudu valeu mesmo com o material que vc me deu surgiram novas ideias e a galera cutre todo o trabalho de vcs ok é arte educação com cidadania e direitos humanos

  11. Amei o trabalho de vocês!!! Ouvi e baixei a música…espero ver mais trabalhos de vocês como por exemplo..o CD completo…
    Abraço

  12. Muita show a musica, eu nem gostava de Rap, mais o Léo me Pertuba Tanto , que acabei gostando desse estilo de vc,s , bjs pra todos voces, e Um Pra esse Preto Gostoso XIII

  13. Parabens pela iniciativa. Quando mentes brilhantes e indignadas se reunem só pode dar nisso.
    Sucesso!!!! E vida eterna ao RAP.

    Vânia Schwenke
    Assessora de Cultura da cidade Américo Brasiliense.
    Aqui tambem tem RAP do BOM.

  14. Koe galudos foi mt loco o som…
    vcs sao mt loco…

  15. Muito loka mesmo essa ideia.
    Fazendo R.A.P verdadeiramente improvisado.

    Me sinto representado por cada um de voces…
    è como se eu estivesse rimando….
    To Junto em cada verso….
    PAZ

  16. Isso sim é ritmo e poesia. Ficou muito bom o som, sentimento, lirismo e bom uso das figuras de linguagem como metáfora e paradoxo. Foi realmente uma licença poética que merece passagem.

  17. Valeu Samuca, Marcus, Denise, Thais, Marcão, Vânia, Diamante, Terno e Marcão.
    É grande satisfação ter vocês aqui no nosso portal. Curtindo e comentando as matérias, espero que vocês voltem sempre e continuem gostando do conteúdo aqui apresentado.

    Tâmu juntos,

    @PetterMC

  18. É como costumo dizer:
    SE NÃO É BOM, NEM TODOS PEDEM BIS.
    “TALENTOS”, NÃO SÃO COMO BARRAS DE CHOCOLATE,
    NÃO SÃO ENCONTRADOS EM QUALQUER BUTEQUIM.
    Obrigado à todos a receptividade e que este vírus se espalhe cada vez mais.
    CD5
    JAH BLESS US!

  19. ÁTOMO
    Quando você se propor à fazer um “free style”, alguns MCs vão renunciar, assim como uns políticos que inflam demais o seu “ego” e acabam esquecendo os desfavorecidos.
    HIP HOP SEMPRE.Vaaaleu.

    DA 13
    Te vi semente… Hoje tenho o espanto de me deparar e de estar utilizando da sua sombra. Muito obrigado!

    PETTER MC
    Disney das rimas, mas mata Mickey Mouse, como ninguém.

    DUDU DE MORRO agudo, médios e graves.
    O seu livro virará um filme.
    Não é ficção, é verdade!
    Lindo trabalho e espetaculares rimas! FIQUEI DE CARA!

    SAMUCA AZEVEDO
    As imagens falam por si só. Valeu o profissionalismo e respeito dado.

    LISA, a recíproca é Real, e vale muito mais que dólares!
    …uma das minhas referências? U-SAL
    Podem contar comigo, o ÁTOMO já sabe. Dêem o recado à linda filha que fizeram.

    WILSON NENEN
    http://www.jahbless.com.br
    Para os otários que acham que aqui só tem vagabundo.

  20. Rapaziada,com toda sincerida,o trabalho esta de +!Parabens.
    Ae Dudu , logo mais to colando purai! paz todos

  21. Browns puta som…. Wilson nenem JAHBLEES so peça irada divulgando a cultura e a paz RASTAFARA

  22. Falaee, olha esse perninha de saracura mandando muito bem ein. hahaha
    muito bom o som.
    abraço

  23. viixiiii ein
    muito bom o sommm
    jah bless representsss
    salveeeee

  24. Parabéns pelo som e pelo trabalho ai rapazeada, mandou bem Nenem… apoio total aiiii
    jah blesss

  25. Valeu Pedro e Thiago!
    Mó satisfação ter os comentários de vocês aqui.
    Tâmu juntos!

  26. FALA GALERA, MT BOM O TRAMPO CARA, NENEM E CIA MANDO BEM COMO SEMPRE.. SÓ SINTO FALTA DE UMA PARADA QUE NÃO PODIA TER PARADO O MOVIMENTO NÓS NO BAIRRO. MAS TD BEM. O IMPORTANTE É Q O MOVIMENTO DE VCS NÃO PAROU ESPERO Q CONTINUE SEMPRE ASSIM. ABRAÇÃO PRA GERAL AÍ E UM ESPECIAL PRO DUDU(Q ACHO Q NEM LEMBRA MAIS DE MIM MANO) ABRAÇO

  27. ZEENEG (ZÉ MARIA) MY BROTHER!
    Em breve “NÓS NA VILA” com o melhor e verdadeiro HIP HOP.
    Não acabou irmão, só um momento pra reforçar, o mundo ta mais sinistro, precisamos de forças e voces presentes no momento que em breve será de grande expressão!

    Obrigado pelo comentário.

  28. Ideia irada! Cultura pura e som de muita qualidade!!
    Parabéns Neném, parabéns guris!! O Brasil precisa de profissionais de qualidade como vcs, com criatividade e coragem pra agir e fazer acontecer! =)
    Sucesso!

  29. Tá na hora de dar o próximo passo na divulgação desse som hein!!!
    Já foram vários comentários irados, de pessoas que admiro. Esse disco vai vir pra mostrar uma nova forma de fazer rap.

  30. Boas Ondas !

    É isso ai rapaziada Parabéns pelo som ! Cada um expressando seus sentimentos ! O importante é colocar para fora ! É assim eu no surf quando entro no mar é para surfar ! Parabéns Humildade e coragem para dropar a maior da serie ! Que Deus abençoe vocês !

    Atitude !

    Abraço

    André Feio – Longboard – Bahia

  31. ai ficou muito loca a ideia arranjo e tal ,parabens galeraaaaaaaa

    abraxxxxxxxxxx

    JAH BLESS….

  32. Curti a produção! E esse grupo ta mandando muito na letra hahah

    Pra frente Clube dos 5!!!

    Abração!

  33. ficou irado o som…o Nenem é um parceirão nosso aqui em SC tbm…vida longa ao projeto!!!

  34. Sem palavras..meus sinceros parabens pelo ótimo trabalho…
    musica de qualidade! assim q é!!

    paz!

  35. firmeza dudu, aque vai meus parabens au clube dos cinco reprezentando os valoris da comunidade denuciando os pilaris da desigualdade, muito louco teu som.

  36. o Galera .. parabéns pelo som, pela produção pela arte.
    dá ora. – Nenem é bom te ouvir. srsrs beijos

Deixe um comentário