05 ferramentas gratuitas para PRODUZIR, GRAVAR, DISTRIBUIR E DIVULGAR sua música.

Olá amigos e amigas, leitores assíduos das minhas loucas colunas aqui no Portal Enraizados.

Hoje vou falar de algo que gosto muito: música e tecnologia. Pra quem não tá sabendo, logo logo terei um programa no canal da Hulle Brasil falando sobre música, tecnologia e empreendedorismo, mas enquanto o programa não sai, resolvi tratar disso aqui.

Então vamos lá!!!

Esse post será objetivo, todas as ferramentas que cito são ferramentas que uso no meu dia a dia e se você quiser que eu aprofunde mais os detalhes coloque suas dúvidas nos comentários.

Sempre quando pensamos em música eletrônica, ou música parcialmente eletrônica – quando mesclamos com instrumentos orgânicos – pensamos em como conseguir samples bons, por isso pra começar a nossa brincadeira, apresento a vocês um super site chamado ccMixer.

Captura de Tela 2014-05-26 às 13.51.39

01 – ccMixer – Quando eu entro nesse site, clico direto na aba “Samples” e depois na aba “Browser” e começo a viajar. Sei que existem dezenas de sites bons com samples maravilhosos espalhados pela net, mas esse site em particular me chama a atenção por causa da organização, nele você pode procurar os samples pelos estilos e pelo BPM, baixa os arquivos de todo o projeto de uma só vez e usa o que quer, da forma que quer, pois os arquivos são CopyLeft. Pra galera que já tá com uns beats prontos e quer ver se fica legal com alguém cantando em cima, pode clicar na aba “A Cappella” e escolher também pelo estilo e pelo BPM. O único ponto que enfraquece é que o site é todo em inglês.


Depois que você está com os samples, drums, loops, etc, você precisa montar tudo, gravar a voz, mixar… Mas você não tem grana pra comprar o programa caro que todo mundo usa? A solução é baixar o “Reaper” e ser muito feliz.

Captura de Tela 2014-05-26 às 13.51.55

02 – Reaper – Este software se assemelha a todos os outros Estúdios Virtuais como o Cubase, Protools, Reason, etc, e está ganhando popularidade e cada vez ganhando mais adeptos. Ele trabalha com os plugins VSTs, é levíssimo, de graça e está disponível para MAC, Windows e Linux. Quer mais motivos pra aderir?


Agora que sua música está pronta, você precisa distribui-la para o mundo, e a maneira mais interessante de se fazer isso é através da plataforma “ONErpm”, a primeira e maior distribuidora global de música digital da América Latina, isto é, com alguns cliques você joga sua música pro mundo todo e ainda pode ganhar uma grana com isso.

Captura de Tela 2014-05-26 às 13.52.06

03 – ONErpm – Eu uso a plataforma, conheci através de um amigo rapper aqui do Rio de Janeiro chamado Nyl MC, quando pesquisei vi que todo mundo estava usando, inclusive pessoas que admiro, como BNegão. A parada é bem simples, você faz o login, segue um passo a passo, sobe a música e escolhe as lojas que deseja distribuí-las. Os serviços de distribuição gratuita são para as ferramentas/lojas: rdio, GrooveShark e Deezer. Além disso a ONErpm tem sua própria loja, onde disponibiliza sua música/álbum gratuitamente. Lhe oferece gratuitamente uma loja no facebook e monitora sua música no youtube. Lindo né?? Mas se você tiver uma prata sobrando, pode contratar algumas distribuições pagas, que incluem o ITunes e até o envio de suas músicas para rádios em todo o Brasil.


Como havia dito acima, a ONErpm monitora o youtube para saber se sua música está sendo executada em algum lugar no mundo. Porque não facilitar a vida deles e colocar você mesmo sua música no maior serviço de música do mundo?

Captura de Tela 2014-05-26 às 13.52.19

04 – Youtube – Não tenho muito o que falar do youtube, somente que é o maior serviço de música da internet, onde circula 40% do tráfego de música na internet. Isto é, se tua música bomba lá, certamente cairá uma prata na tua conta, isso a ONErpm garante.


Pra terminar nossa lista, destaco um programa que permitirá que você diga para seus amigos, fãs e contatos em geral onde sua música está. Pois não adianta você comprar um telefone novo e não passar o número pra ninguém, desta forma ninguém te ligará. Com a música funciona da mesma forma, se fez um som novo tem que avisar pro povo. Sendo assim, que tal montar uma lista com o email da galera e mandar um informativo lindo, extremamente profissional, personalizado. Então faça logo sua conta no “MailChimp”.

Captura de Tela 2014-05-26 às 13.52.33

05 – MailChimp – Pra começar tenho que dizer que o MailChimp é uma ferramenta sensacional para envio de informativos. Nele você pode criar um formulário no seu site ou na sua página do facebook onde seus amigos e fãs podem se inscrever para receber emails com suas últimas informações. Você pode administrar esse banco de dados criando listas de contato. Ele te oferece um variado número de templates/modelos de informativos que você pode alterar da maneira que quiser ou pode simplesmente criar um do zero. Você envia o email para seus amigos e pode utilizar os dados dele no corpo do email, como por exemplo: – Boa tarde <<nome_do_amigo>>, lancei uma música nova e gostaria que você ouvisse. Depois disso você pode ver nas estatísticas quem foi que abriu seu email e quem clicou. Ele divulga automaticamente nas suas redes sociais e mais um monte de coisas que você só vai descobrir se começar a fuçar agora. É em inglês :(.


Espero que tenham curtido esta minha coluna, qualquer dúvida chama no comentário.

 

 

Sobre @dudumorroagudo

Rapper, empreendedor e coordenador do Movimento Enraizados.

Além disso, veja

A bolha que causa uma falsa impressão do hip hop

Os artistas fake do hip hop prejudicam os que querem trabalhar com profissionalismo Olá leitores …

6 comentários

  1. Compartilhando poder ao extremo com início, meio e fim. Bateu o corner e correu pra cabecear. Simples, direto, prático e objetivaço. Agora só não faz quem tem preguiça mesmo, ou está vendo se cai alguma outra coisa do céu que não seja chuva, estrela cadente e aeronave.

    Parabéns moço.

    Sigamos.

  2. taquiupariu, que post foda.
    código aberto de verdade, sem péla-sacudice.

  3. Oi a música ficará com a mesma qualidade que uma música da lady GaGa?posso produzir sem saber nada de música?

    • Sim João, você pode produzir sem saber nada de “música”, mas tem que entender o que é bom e o que é ruim, tem que ter alguma noção de música eletrônica e praticar nas ferramentas. Sem prática não há sucesso neste caso.

  4. Foi muito bom saber…

Deixe um comentário

Paste your AdWords Remarketing code here