5 Pointz, um dos espaços mais representativos do Graffiti mundial, é pintado de branco

O Graffiti mundial está de luto. O 5 Pointz, situado em Nova York, considerado a “Meca” internacional do graffiti, teve suas paredes pintadas de branco e deve ser demolido em breve. A ordem de pintura do prédio, partiu dos propretários.

A 5 Pointz se situa no bairro do Queens e sedia uma seleção de pinturas feitas por uma curadoria de arte; O lugar atraía fãs de todo o mundo e era uma das vistas mais marcantes para os passageiros do famoso metrô de NY, enquanto os trens trafegam pela região de Long Island. Era um “pico” bem organizado, onde era permitido grafitar, mas pra isso a curadoria da 5Pointz era contactada para poder permitir que os grafiteiros colaborassem, o que não era muito difícil.

O prédio foi pintado de branco na madrugada do dia 18 pro dia 19. Na calada da noite, como se fosse algo “proibido”, como grafitar sem permissão; e contou com a escolta da polícia. Um twitter que representa a 5 Pointz (@5PointzNYC) disse na última terça-feira: “5 Pointz se foi. Pintada de branco durante a noite, o proprietário (do prédio)… com proteção policial”.

“É super desrespeitoso, porque na 5 Pointz só são feitas pinturas legalizadas”, disse a voluntária Rebekah Kennedy ao jornal The Guardian. “Alguém chegar e apagar tudo, isso sim é vandalismo.”

Os voluntários estavam tentando arranjar algum modo de preservar a arte, transformando o prédio num ponto turístico.

Brazucas no 5Pointz

IMG_2708Brasileiros tambem já passaram pelo 5 Pointz. Panmela Castro aka Anarkia Boladona, já pintou por lá. Se você acha que só grafiteiros passaram por lá, está enganado. O Rapper Xis esteve lá e postou a respeito do 5 Pointz no seu Facebook: “Tive a oportunidade e a sorte de colar no 5 Pointz. Uma pena que este simbolo da cultura urbana mundial esteja todo pintado de branco hoje, muito triste tudo isso”.
O rapper JP, da Crente Crew, tambem esteve em NYC e marcou presença no 5 Pointz, veja a foto ao lado.

O proprietário do prédio Jerry Wolkoff disse à emissora NBC que a medida de pintar as paredes foi tomada para evitar a “tortura” de demolir “pedacinho por pedacinho”. Ele comparou o ato a forçar uma criança a tomar remédio.

De acordo com ele, um dos prédios que serão construídos no local terá uma parede de 18 metros dedicada ao grafite. Os Wolkoff decidiram acabar com a 5 Pointz em 2010, para criar no lugar dela duas torres residenciais de luxo.

GALERIA.

Selecionamos algumas fotos do 5 Pointz, pra que fique guardado na memória de todas as pessoas que passaram por lá, e pras que não passaram, pra saber da importância desse espaço para o Hip-Hop.
D.E.P. 5 POINTZ

Sobre Marcão Baixada

Rapper, compositor e produtor. Take Back the Mic’s Hip Hop World Champion (2015). Curador e host do projeto Hip Hop Conhecimento.

Além disso, veja

Brisa Flow leva show de lançamento do álbum “Selvagem Como o Vento” para Niterói

A cantora, rapper e multi-instrumentista Brisa Flow se apresenta pela primeira vez em Niterói. O …

Deixe um comentário

Paste your AdWords Remarketing code here