quarta-feira, 9 outubro, 2024

Bate papo com Dudu de Morro Agudo na livraria Suburbano Convicto, em São Paulo

O rapper Dudu de Morro Agudo está de malas prontas para São Paulo.

A convite do escritor e amigo Alessandro Buzo, DMA vai se apresentar no evento Favela Toma Conta, no sábado, dia 22 de maio de 2010, porém chega no dia 21 de maio, um dia antes do evento, para bater um papo com os amigos e fãs, às 18h, na Livraria Suburbano Convicto.

DMA falará de projetos que coordena como o filme Mães do Hip Hop, a Rede Internacional do Enraizados, o Pontão de Cultura Preto Ghóez Juventude Digital, o Prêmio Cultura Hip Hop, o livro onde conta a história do Movimento Enraizados, seu disco Rolo Compressor, entre outros.

Saiba um pouco mais sobre o rapper Dudu de Morro Agudo

Conhecido pela sigla DMA, Dudu de Morro Agudo revela no nome artístico sua paixão pelo bairro da Baixada Fluminense. O rapper, que se destacou na cena hip hop nacional
por sua militância frente à organização de juventude “Movimento Enraizados”, encontra no rap o combustível necessário para direcionar seus sentimentos de forma inteligente e
bem humorada.

Atualmente, DMA é coordenador do Movimento Enraizados – associação reconhecida pelo Ministério da Cultura, através do Prêmio Cultura Viva, como Melhor Organização
da Sociedade Civil e premiada através dos projetos Ponto de Leitura e Mídias Livres.

Dudu de Morro Agudo também é programador de um dos maiores portais de hip hop do Brasil o enraizados.com.br, e ainda administra a “Rede Enraizados”, que está presente
no Brasil em 17 estados e ao redor do mundo em mais de 11 países.

Foi eleito presidente do Instituto Ruas – braço jurídico do MHHOB (Movimento Hip Hop Organizado Brasileiro) e é jovem empreendedor do hip hop, coordenando uma loja,
um estúdio de áudio e vídeo, oficinas de capacitação e promovendo a integração entre grupos culturais, na sua cidade de origem.

Como rapper, realizou boas parcerias musicais com grupos como Fator Baixada, Kapella, Ultimato a Salvação, Refém, Léo da XIII, Cacau e Mad, além de participar de três coletâneas do Movimento Enraizados e duas organizadas pela Ong Cemina. Além disso, Dudu já se apresentou em mais de quinze capitais brasileiras, e inovou, ao gravar seu primeiro álbum em SMD (Semi Metalic Disc), intitulado ROLO COMPRESSOR.

Com versatilidade e eficácia mais que comprovada, Dudu de Morro Agudo é reconhecido também por sua importante atuação em prol da difusão do Hip-Hop da Baixada Fluminense. Entre suas realizações constam articulações internacionais como a turnê de rap nacional na França, em 2009, onde se apresentou em quatro cidades: Paris, Nancy, Medon, Blanc Mesnil e a participação no evento Muro Por La Paz, em Santiago do Chile.

Seu estilo inconfundível rendeu a DMA homenagens e prêmios importantes na cultura da periferia: Personalidade Negra, oferecida pela Coordenadoria de Promoção de Políticas de Igualdade Racial do Município de Nova Iguaçu; Prêmio Cooperifa e Personalidade da Juventude Negra, oferecida pelo América Futebol Clube.

Além disso, DMA se dedica também a carreira literária participando da coletânea de textos do livro Suburbano Convicto Pelas Periferias do Brasil e escrevendo, a convite de Heloisa Buarque de Holanda, um livro que conta a história do Movimento Enraizados para a Coleção Tramas Urbanas da editora Aeroplano.

Serviço:
Livraria Subrubano Convicto
Rua 13 de maio, 70 – 2º andar – Bixiga
(11)2569-9151
suburbanoconvicto@hotmail.com
www.buzo.com.br

Dudu de Morro Agudo
www.myspace.com/dudumorroagudo
www.twitter.com/dudumorroagudo

Sobre Instituto Enraizados

O Instituto Enraizados é uma organização de hip hop, nossa "rede" integra hoje 17 organizações que compartilham conhecimento, capacitação e articulação para militância cultural nas periferias dos grandes centros. Lutamos pelo acesso a produção, a expressão e a valorização das diferentes manifestações culturais, fortalecendo o ativismo cultural e o protagonismo juvenil. O hip hop, o audiovisual, as rádios comunitárias e a produção de mídias são elementos que formam e fortalecem a ajuda mútua dos jovens envolvidos.

Além disso, veja

De Jay-Z a Palmares: As histórias por trás do “Galo de Luta”

Paulo Roberto da Silva Lima, conhecido como "Galo de Luta", compartilha sua jornada desde a infância até se tornar um ativista e artista de rap. Inicialmente apelidado de "Sete Galo" devido à famosa moto CBX 750, sua vida foi marcada por desafios e confrontos com a realidade da periferia. Inspirado por figuras como Mano Brown e Malcolm X, Paulo encontrou no rap e na leitura uma maneira de expressar suas ideias e buscar uma transformação pessoal e social. Apesar das dificuldades, sua busca por identidade e consciência o levou a se tornar o "Galo de Luta", um símbolo de resistência e luta por justiça social.

Deixe um comentário