Documentário “Mães do Hip Hop” ganha o mundo!

Já a algum tempo a idéia de produzir um filme com a temática “Hip Hop” rondava os pensamento do rapper Dudu de Morro Agudo, mas o mesmo esperava por um tema ideal, até que um dia, no início de 2009, Numa Ciro o entrevistou para sua tese de doutorado e perguntou qual era a visão de sua mãe sobre o trabalho que ele fazia junto a cultura hip hop e ele não soube responder, foi quando se deu conta que tinha o tema ideal para dirigir o seu primeiro filme que responderia a esta questão, surge então o Mães do Hip Hop.

A equipe foi formada dentro da Rede Enraizados. Dudu de Morro Agudo acionou a “Rede” para unir pessoas como os cineastas: Bruno Thomassin, Re.Fem., Cacau Amaral, Felipe Ferreira e Dumontt, que acreditaram na idéia e juntamente com ele a tornaram realidade.

O documentário traça o perfil de cinco MCs de Morro Agudo (Léo da XIII, Átomo, Kall, Lisa e Dudu de Morro Agudo). Através da ótica de suas mães, faz uma panorâmica social do bairro e da transformação que a cultura Hip Hop fez na vida desses jovens.

Dona Giselda, mãe do rapper Léo da XIII

Mães do Hip Hop teve seu pré-lançamento em maio de 2009, durante o Projeto Don@s da Arte, depois foi exibido na Europa, em países como Holanda e França, participou de mostras e festivais de cinema como a III Mostra de Cinema Negro Brasil, África e América Latina, 2º Iguacine, Mostra Cine Rebolde, entre outras exibições em Cineclubes e atividades voltadas para a cultura Hip Hop em diversos estados do Brasil.

Atualmente o documentário Mães do Hip Hop voltou para a ilha de edição para incluir as legendas de inglês, espanhol e francês, pois a meta é que o filme viaje o mundo em festivais e mostras internacionais, como: Fespaco film festival, 15th Pusan International Film Festival, 27° Festival de Cine de Bogotá, 46th Chicago International Film Festival, Viennale – Vienna International Film Festival, 33rd Göteborg International Film Festival entre outros…

SAIBA MAIS:
Trailer Mães do Hip Hop – http://www.youtube.com/watch?v=3HMA9pLcJiA
Direção: Dudu de Morro Agudo e Janaina Oliveira (Re.Fem.)
Telefones/fax: (21)2768-2207
E-mail: enraizados@gmail.com
Cia. Produtora: Movimento Enraizados

Sobre Instituto Enraizados

O Instituto Enraizados é uma organização de hip hop, nossa "rede" integra hoje 17 organizações que compartilham conhecimento, capacitação e articulação para militância cultural nas periferias dos grandes centros. Lutamos pelo acesso a produção, a expressão e a valorização das diferentes manifestações culturais, fortalecendo o ativismo cultural e o protagonismo juvenil. O hip hop, o audiovisual, as rádios comunitárias e a produção de mídias são elementos que formam e fortalecem a ajuda mútua dos jovens envolvidos.

Além disso, veja

DJ Dorgo

DJ Dorgo se apresentará domingo (10), ao lado de grandes nomes do rap, em prol das vítimas das enchentes da Baixada Fluminense

Na última sexta-feria (01) uma tempestade colocou toda a Baixada Fluminense em estado de alerta, …

Deixe um comentário