quarta-feira, 24 julho, 2024

Jessé Andarilho e Tsant marcam a volta do Sarau Poetas Compulsivos, no próximo sábado (04)

O Sarau Poetas Compulsivos é uma das atividades mais tradicionais do Instituto Enraizados. A festa acontece desde o ano de 2010 e com o passar do tempo se tornou, além de um ponto de encontro entre amigos e amantes da poesia, também um espaço para iniciação de novos poetas e poetizas.

Os produtores e produtoras do sarau atribuem a longevidade da festa ao formato interativo, onde o público é também protagonista, participando de uma série de quadros como por exemplo o mic aberto, que acontece de hora em hora, e dá a oportunidade que todos participem com poesias autorais ou não.

Dentro do calendário do Quilombo Enraizados acontecem 10 edições do sarau por ano, onde os artistas da instituição são os anfitriões e recebem seus convidados e convidadas na sede do Instituto Enraizados, em Morro Agudo. A equipe, formada por Lisa Castro, Samuca Azevedo, Mad, Átomo, DJ Dorgo, Baltar, Dudu de Morro Agudo e Imperatriz, leva muito a sério a curadoria da festa. Na primeira sexta-feira após o sarau, já se reúnem para discutir as atrações da próxima edição, respeitando uma série de critérios.

Há também uma versão itinerante do Sarau Poetas Compulsivos, onde os artistas do Enraizados visitam outras instituições, como Ongs, institutos, escolas, empresas, etc. No ano de 2022 aconteceram diversas edições itinerantes no SESC São João, SESC Ramos e SESC Tijuca.

A primeira edição do ano de 2023 acontecerá no próximo sábado (04), no Quilombo Enraizados. Terá como atração Jessé Andarilho, escritor carioca e autor dos livros Fiel e Efetivo Variável; e Tsant, poetiza e militante do coletiva Dandara da Baixada.

O evento, que começa às 19 horas, tem entrada gratuita. Lisa Castro é a apresentadora da festa, enquanto Átomo Pseudopoeta cuida das intervenções. Imperatriz e DJ Dorgo se revezam para fazer a galera dançar durante os intervalos.

SAIBA MAIS

Sarau Poetas Compulsivos
Quando: 04 de março de 2023
Horário: 19 horas
Onde: Quilombo Enraizados – Rua Presidente Kennedy, 41, Morro Agudo, Nova Iguaçu, RJ
Preço: 0800 (Grátis)

 

Sobre Dudu de Morro Agudo

Rapper, educador popular, produtor cultural, escritor, mestre e doutorando em Educação (UFF). Dudu de Morro Agudo lançou os discos "Rolo Compressor" (2010) e "O Dever Me Chama" (2018); é autor do livro "Enraizados: Os Híbridos Glocais"; Diretor dos documentários "Mães do Hip Hop" (2010) e "O Custo da Oportunidade" (2017). Atualmente atua como diretor geral do Instituto Enraizados; CEO da Hulle Brasil; coordenador do Curso Popular Enraizados.

Além disso, veja

O papel da educação clandestina na formação Política

Este texto reflete sobre o conceito de "Educação Clandestina", destacando sua abordagem contrária ao ensino formal. Explora as lacunas do sistema educacional brasileiro, particularmente em relação à alfabetização e ao letramento nas escolas periféricas. Descreve como movimentos sociais reúnem conhecimentos diversos, ausentes das instituições formais, promovendo uma troca que desafia o status quo. Aponta a importância da conscientização política e da ação crítica na transformação da realidade. Destaca a educação clandestina como um processo contínuo de formação política, capaz de despertar indivíduos para a realidade e capacitá-los a questionar, refletir e agir em prol da mudança social.

Deixe um comentário