quinta-feira, 30 maio, 2024

Jovens de Morro Agudo(RJ) podem se tornar Wikirreporteres

Estão abertas as inscrições para que jovens de Morro Agudo, Nova Iguaçu, RJ, entre 16 e 25 anos, participem do projeto Wikimapa e se tornem Wikirreporters, tendo como função mapear os lugares mais interessantes do bairro, como lanhouses, escolas, salões de beleza, açougues e/ou qualquer outro local que seja importante para a comunidade. Todos os 10 selecionados(as) receberão um aparelho de celular, com um software que permitirá realizar o mapeamento, além é claro de garantir uma bolsa de R$300,00.

Para se inscrever basta enviar um email para wikimapa@redejovem.org.br com o assunto: “Quero ser um Wikirrepórter – (Morro Agudo)”. No corpo do texto coloque o nome completo, endereço, telefone e data de nascimento.
Como requisito os jovens precisam conhecer bem a comunidade, ter 4 horas diárias disponíveis, saber usar o computador, internet e celular.

Dudu de Morro Agudo com equipe do Wikimapa.

Entenda mais sobre o projeto

O Wikimapa é uma tecnologia social que fortalece a valorização e desenvolvimento local de áreas marginalizadas através da otimização da tecnologia móvel, subutilizada por jovens de baixa renda. Trata-se de um mapa virtual colaborativo, voltado para o mapeamento de pontos de interesse e cartografia de ruas, becos e vielas de comunidades de baixa renda, ainda não registradas nos mapas oficiais, alimentado pelos mais diversos participantes, por meio do telefone celular ou internet.

Com o wikimapa é possível inserir e/ou consultar informações sobre diferentes lugares (escolas, hospitais, igrejas, clubes, bares, lan houses e etc) do país e editar comentários e referências sobre os locais já mapeados, compartilhando informações e conhecendo novas possibilidades de entretenimento, lazer, educação, saúde, cultura, entre outros.

O diferencial do projeto é o mapeamento de ruas e vielas de comunidades de baixa renda – até então não realizado pelos serviços de pesquisa e visalização de mapas na internet – além do mapeamento de ativos dessas comunidades, realizado pelos próprios moradores. Com o wikimapa é possível inserir e/ou consultar informações sobre diferentes lugares (escolas, hospitais, igrejas, clubes, bares, lan houses e etc) do país e editar comentários e referências sobre os locais já mapeados, compartilhando informações e conhecendo novas possibilidades de entretenimento, lazer, educação, saúde, cultura, entre outros.

Sobre Dudu de Morro Agudo

Rapper, educador popular, produtor cultural, escritor, mestre e doutorando em Educação (UFF). Dudu de Morro Agudo lançou os discos "Rolo Compressor" (2010) e "O Dever Me Chama" (2018); é autor do livro "Enraizados: Os Híbridos Glocais"; Diretor dos documentários "Mães do Hip Hop" (2010) e "O Custo da Oportunidade" (2017). Atualmente atua como diretor geral do Instituto Enraizados; CEO da Hulle Brasil; coordenador do Curso Popular Enraizados.

Além disso, veja

O papel da educação clandestina na formação Política

Este texto reflete sobre o conceito de "Educação Clandestina", destacando sua abordagem contrária ao ensino formal. Explora as lacunas do sistema educacional brasileiro, particularmente em relação à alfabetização e ao letramento nas escolas periféricas. Descreve como movimentos sociais reúnem conhecimentos diversos, ausentes das instituições formais, promovendo uma troca que desafia o status quo. Aponta a importância da conscientização política e da ação crítica na transformação da realidade. Destaca a educação clandestina como um processo contínuo de formação política, capaz de despertar indivíduos para a realidade e capacitá-los a questionar, refletir e agir em prol da mudança social.

5 comentários

  1. quero ser um wikirreporter.tel. 68128589.

  2. eu quero ser um wikirrepórter de morro agudo

  3. Eu quero ser um wikirrepórter tel.76059631

Deixe um comentário