quarta-feira, 24 julho, 2024

Mais uma parceria entre a IFRJ e o Enraizados

Hoje, 20 de março de 2013, os alunos do curso de Produção Cultural do “Instituto Federal do Rio de Janeiro” (IFRJ – Campus Nilópolis) vieram ao Espaço Enraizados, sede do Movimento Enraizados, em Morro Agudo, para propor mais uma parceria, desta vez é para o projeto de de extensão “Cultura Popular, Educação e Cidadania na Baixada Fluminense – Mapeamento Musical e Protagonismo Social”, coordenado pelo professor e camarada Álvaro Simões Corrêa Neder.

A idéia é discutir discutir “a música” da Baixada Fluminense sob a perspectiva dos agentes locais e o Espaço Enraizados será palco para as discussões, além do Centro Cultural Donana e outras organizações da Região. Participaram da conversa Dudu de Morro Agudo, Luiz Carlos Dumontt, Samuca Azevedo, Léo da XIII e MC CS.

Sendo assim, artistas e interessados pela música produzida na Baixada Fluminense, fiquem espertos que logo logo tem novidades.

Sobre Instituto Enraizados

O Instituto Enraizados é uma organização de hip hop, nossa "rede" integra hoje 17 organizações que compartilham conhecimento, capacitação e articulação para militância cultural nas periferias dos grandes centros. Lutamos pelo acesso a produção, a expressão e a valorização das diferentes manifestações culturais, fortalecendo o ativismo cultural e o protagonismo juvenil. O hip hop, o audiovisual, as rádios comunitárias e a produção de mídias são elementos que formam e fortalecem a ajuda mútua dos jovens envolvidos.

Além disso, veja

De Jay-Z a Palmares: As histórias por trás do “Galo de Luta”

Paulo Roberto da Silva Lima, conhecido como "Galo de Luta", compartilha sua jornada desde a infância até se tornar um ativista e artista de rap. Inicialmente apelidado de "Sete Galo" devido à famosa moto CBX 750, sua vida foi marcada por desafios e confrontos com a realidade da periferia. Inspirado por figuras como Mano Brown e Malcolm X, Paulo encontrou no rap e na leitura uma maneira de expressar suas ideias e buscar uma transformação pessoal e social. Apesar das dificuldades, sua busca por identidade e consciência o levou a se tornar o "Galo de Luta", um símbolo de resistência e luta por justiça social.

Deixe um comentário