O Ebola e o mercado farmacêutico

Segundo a BBC NEWS (http://www.bbc.com/news/world-africa-28754160), a Organização Mundial da Saúde – OMS  considerou ético o uso de drogas não testadas em humanos para tentar deter o avanço no atual surto de Ebola iniciado em Fevereiro na Guiné. infectando 1779 pessoas. Segundo a OMS, a gravidade atípica da situação torna a ação ética, o que não acontece em circunstâncias normais. O Governo da Liberia já encomendou um carregamento de uma droga denominda Zmapp, mas existem outras, inclusive uma chamada TKM- Ebola que tenta destruir o DNA do vírus.

O Ebola que está atacando a África atualmente não tem cura e já matou mais de 1.000 pessoas desde o seu aparecimento. A principal alegação dos governos é que a única opção ao uso das drogas ainda não testadas em seres humanos é a morte, e diante disso, muita gente preferirá usar as drogas.

Segundo um estudo do Professor Pedro Rolim da Universidade de Pernambuco (http://200.17.141.110/pos/farmacia/especializacao/modulo6/Panorama_da_Industria_Farmaceutica.pdf), um medicamento demora de 12 a 15 anos para ser desenvolvido, gasta aproximadamente 1,5 bilhões de dólares e somente 3 em cada 10 medicamentos dão resultado financeiro considerado satisfatório.

Diante dessas duas informações, acredito que cabe pensar em como é apropriado um surto repentino de Ebola na África com tantas drogas em desenvolvimento na indústria farmacêutica que ainda não foram testadas, isso certamente vai diminuir drasticamente tanto o tempo de desenvimento quanto o tempo estimado para que uma droga chegue ao mercado, além de dividir os custos dos testes com os governos africanos.

Será obra do acaso um surto como esse? será culpa de Deus? Ou será que existe caroço embaixo desse angú? Eu não duvido de nada.

Pronto, será que temos mais uma teoria da conspiração formada?

São só reflexões sobre esse mundão louco e sem fronteiras da chamada globalização, onde se globaliza só o que é conveniente, enquanto os benefícios continuam muito bem regionalizados e os malefícios, mais que guetizados.

Vai vendo!

Sobre Dumontt

Produtor Cultural, Ator e Diretor de Teatro.

Além disso, veja

Governar pra quem?

No próximo domingo, dia 26/10/2014 haverá o maior acontecimento da história do planeta, é verdade, também haverá eleição, mas nesse caso eu falo do meu aniversário.

Deixe um comentário

Paste your AdWords Remarketing code here