O Rap e o VMB

Em 2011, pudemos observar o investimento pesado que os MCs/grupos de Rap fizeram no Audiovisual.
Muitos videoclipes sendo lançados, de Norte ao Sul do país, lançamentos, twitcams com os artistas sendo feitas para o lançamento, páginas exclusivas em redes sociais criadas para divulgação dos trabalhos. Formas criativas de empreendimento artístico foram desenvolvidas. Com o advento da internet, os artistas passaram a usar isso ao seu favor, e o rap não ficou de fora dessa.

Além de fazer uso dessas formas criativas, os trabalhos lançados nesse ano apresentam grande qualidade e autonomia. Os artistas chegam a triplicar o alcance de sua música, quando estas, ganham registros audiovisuais. E conforme são apresentados trabalhos desse porte, a repercussão e reconhecimento vêm em seguida. Por isso, temos 5 MCs e um grupo de rap, indicados ao Video Music Brasil (VMB), premiação musical realizada pela MTV Brasil. Saiba quem são:


Criolo
O “Gênio sensível” -como a jornalista e grande amiga minha, Angelina Miranda, refere-se ao MC-, lidera as indicações. Criolo Doido, como também é conhecido, já tem mais de 20 anos de carreira, já havia lançado o disco “Ainda Há Tempo”, e se tornou referência ao criar a “Rinha dos MCs”. Em 2011, lança “Nó na Orelha”, com uma sonoridade bem diferente da que o público rap está acostumado, mas que rapidamente cativou á todos, principalmente pelo fato de resgatar e trazer muitas influências da música popular brasileira. Criolo está concorrendo a Artista do Ano, Clipe do Ano, Revelação, Melhor Música  e Melhor Disco.

Emicida
A primeira vez que Emicida participou do VMB, foi em 2009, com o videoclipe da canção “Triunfo”, que faz parte de sua primeira Mixtape lançada, “Pra quem já mordeu cachorro por comida, até que eu cheguei longe.” O MC, oriundo das batalhas de freestyle, ainda não lançou um álbum, mas lançou uma segunda-mixtape, um EP temático, e um EP em parceria com produtores internacionais, além de singles, participações e videoclipes. Em 2011, está concorrendo a Hit do Ano, Artista do Ano e Clipe do Ano.

Karol Conká
Karol é uma das principais mulheres na linha de frente do rap paranaense. O estado possui uma enorme safra de MCs, beatmakers e eventos de Hip-Hop. Karol não tem álbum lançado, mas lançou uma Promo, e um videoclipe da canção “Boa Noite”. Está em estúdio, gravando seu primeiro álbum, que tem previsão de lançamento para este ano ainda. Karol está concorrendo à categoria Aposta.

Lurdez da Luz
Pra quem já conhece o Mamelo Sound System, conhece sua voz e suas rimas afiadas. A MC já fez participações com Afrika Bambataa, Thaíde & DJ Hum, The Roots, entre outros. Em 2010 lançou seu primeiro trabalho solo, o EP, que leva o seu nome, lançado de forma independente. Lançou o videoclipe da música “Andei”, e está concorrendo a Videoclipe do Ano.


Start
Concorrendo à Aposta e Hit do Ano, está o grupo Start, formado por Stephan, filho de Marcelo D2, Faruck, Shock e DJ Alves. Com rimas inteligentes e descontraídas, trazendo influencias da música brasileira, o grupo lançou, em 2010 o videoclipe da canção “Que Vença o Melhor”, e em 2011, lançaram o EP “Porradão de 5”, além de divulgar seu trabalho pela internet e fazer shows pelo Brasil.

Flora Matos
Flora iniciou-se como MC no projeto Noções Unidas, em 2003. Em 2006, passou a fazer shows solo, e foi considerada a melhor cantora do ano, em Brasília. Trabalhou com os DJs Cia e KL Jay. Participou de uma mixtape dirigida por Ice Blue e Mano Brown. Fez uma turnê pela Europa, e em 2009 lançou seu disco de estreia “Flora Matos vs StereoDubs”. Tambem lançou o videoclipe da canção “Pretin”. Está concorrendo à Hit do Ano.

Para votar e saber quem são os demais artistas indicados ao VMB, de outro gêneros musicais, acesse o site: http://vmb.mtv.uol.com.br/

 

Sobre Marcão Baixada

Rapper, compositor e produtor. Take Back the Mic’s Hip Hop World Champion (2015). Curador e host do projeto Hip Hop Conhecimento.

Além disso, veja

Brisa Flow leva show de lançamento do álbum “Selvagem Como o Vento” para Niterói

A cantora, rapper e multi-instrumentista Brisa Flow se apresenta pela primeira vez em Niterói. O …

2 comentários

  1. Muito legal ver que o rap tá invadindo o VMB com pressão e muita qualidade.
    Torço para que nós, os rappers do Rio de Janeiro, também possamos estar nessa fita aê no próximo ano, estamos caminhando para tal feito, creio eu.

  2. e ate bom v q o rap
    esta tendo seu verdadeiro reconhecimento
    mas eles
    poderiam deixar
    o premio de
    melhor rap
    q tinha a tres anos atras
    ai sim q iria ficar namoral

Deixe um comentário

Paste your AdWords Remarketing code here