Pra Frente, com MC Gra

Nascida e criada em São José do Rio Preto, MC Gra, formava a dupla Poetizas, que teve uma de suas demos, indicadas a um prêmio, na categoria de melhor demo feminina, em 2005. Dividiu palco com diversos artistas, como Thaíde, RZO, Xis, entre outros. Se mudou pra Florianópolis, em 2006. Criou e integrou alguns Sound Systems. Suas rimas ganharam os beats de Dancehall, Dub, entre outros ritmos. Em 2009 e 2010 retornou aos trabalhos solo. Em fevereiro de 2011 lançou a canção “Pra Frente”, que tem produção de KLJay e ganhou um videoclipe. A canção fará parte de seu primeiro disco, intitulado “Só Acaba Quando Termina”. Confira a entrevista com a MC:

Marcão: Como foi seu envolvimento com a música?

MC Gra: A música sempre fez parte da minha vida, como quimica que bate, sempre amei a música! Até um ponto de querer fazer música!

Quais são suas influências ?

Elis Regina, Jovelina Pérola Negra, Tim Maia, Clara Nunes, Cartola, Rage Against the Machine, Sex Pistols, Legião Urbana, Nirvana, Bad Religion, The Doors, Abusus, Planet Hemp, Public Enemy, Dr. Dre & Snoop Dogg, toda familia WU-TANG CLAN, inclusive seus trabalhos solos como Method Man, Genius e Killarmy (São Vários), Cypress Hill, Racionais Mc´s, RZO, Ed Rock, Mentes Alienadas (+ ou – 2000), Busta Rhymes, Missy Elliot, Ludacris, Rhadiga, Z’África Brasil, Rappin Hood, Bob Marley, Damian e Kimany Marley, Elephant Man, Buju, Sizzla e muitos outros! Impossível listar todos! Delícia relembrar!

E como foi sua iniciação como rapper?

Foi por volta de 2000, o capricho nas composições de rap me encantaram. Sempre gostei de poesia e de música, e o Rap pra mim, misturava esses dois elementos à uma luta. Não era só um som pra dançar, chorar ou curtir, sempre trazia uma mensagem: o Rap pra mim foi uma escola.

Como surgiu o “Poetizas”?

Surgiu daí, há 10 anos atrás. O Rap trazia esse sentimento de grupo, os maiores grupos eram formados por mais de um Mc, por diferentes visões do mundo em um só som, foi de onde surgiu a ideia de criar o Poetizas.

Você se mudou para Florianópolis e lá participou de diversos projetos e desenvolveu parcerias, fale sobre esses projetos…

O louco de sair de um extremo e ir para outro é aprender os costumes e realidades diferentes de cada lugar. Em Floripa, o som que mais tocava na rua, rua mesmo, ou em festas com valores acessíveis pra comunidade era o Reggae e suas vertentes, foi onde me empolguei pra aprender mais e usar a arte de improvisar que aprendi sendo Mc. Pegava os versos dos meus raps e improvisava melodias no reggae, assim a mensagem entrava e quem se identificava, ia abrindo portas para novas oportunidades de som. Nós apresentavamos no formato Sound Systems. Um selecta e o singer!

Quem ouve suas músicas, percebe que você viaja por diversas vertentes. Isso veio de suas influências musicais, ou pela necessidade de alcançar mais pessoas com o seu som?

Com certeza veio muito mais das influências. Quando crio uma música penso muito pouco em agradar ou impressionar, acredito muito mais na emoção e no poder do som, com algo positivo a passar.

Atualmente, no Brasil, como está o protagonismo feminino no Rap?

Tá andando né, vejo várias guerreiras na luta, vivendo mesmo o rap e deixando de esperar que alguém dê espaço, elas perceberam que espaços têm que ser conquistados. Aí quem ganha é quem curte o bom rap, né!? Não deixar de fazer seu som pelas condições, cada um tem um ritmo e um tempo para viver e realizar…

Você lançou o som “Pra Frente”, que tem a produção de KLJay, e tambem lançou o videoclipe desse som, que está sendo muito comentado, como surgiu a ideia do clipe e como está sendo o retorno desse trabalho?

Sempre tive esse sonho, de fazer vídeo e quero fazer muitos ainda. Na minha última viagem à São Paulo conheci o grupo Caixa do Lixo (Mario 77 e Guga Calazans). Foi assim que surgiu a ideia de fazer um vídeo. Mas não é fácil, fazer um vídeo é mó corre, que só foi possível graças a um time de profissionais que acreditaram no trabalho e somaram 100% comigo, pessoas como Ricardo Palamartchuk (Direção Executiva), Bya Nova (Maquiagens e cabelos), Markone Tatoo Graf (Grafittes e body paint), José Renato (Fogscreen), Lua, Poetiza e Pump (Figuração), Moika (LayLow e Leds Tatoo), XXL (Figurinos), Paulo e Idalice Rillo e a boa vontade de várias outras pessoas. O retorno está sendo ótimo, as pessoas tem ressaltado muito a mensagem do letra e a qualidade do vídeo que me deixa muito feliz dentre todos os outros comentários positivos.

Confira o videoclipe da música “Pra Frente”, de MC Gra:
[yframe url=’http://www.youtube.com/watch?v=zkh7P79mza0′]


“Pra Frente” fará parte do seu primeiro disco. Como está sendo o processo de produção do disco?

Outra batalha, né, mas é uma luta que a gente trava com alegria, suor e muito prazer, por que eu amo muito fazer som… O CD vai contar com um time bolado na produção, e MC GRA na voz: Kl Jay (Pra frente), MPC DigitalDubs (Simples-mente), Nelson Viana (Maloqueiro do bem), DJ LX (A pegada), Dj Gug, Luiz Café, Poty e Peri Valencio, Buguinha Dub na Master, e minha irmãzinha Lua nos back-vocals. Te digo mais, sempre que respondo essa pergunta e vejo esse grupo de pessoas e artistas, me emociono, e agradeço muito a Deus e a cada um deles pois sou fã do trabalho de cada um e hoje tenho a oportunidade de trabalhar junto, do lado aprendendo, aprendendo e aprendendo!

Gra, muito obrigado pela entrevista, gostaria que deixasse uma mensagem aos leitores do Portal…

Mensagem aos leitores: As dificuldades sempre vão existir, sempre! Independente de sua cor, raça, credo, condição social! A diferença é como cada um encara o muro, uns gritam, choram e se desesperam e outros encaram, sorriem e se divertem ao ver a sua frente outro obstáculo pra escalar. Pra Frente meu povo!

Saiba mais sobre o trabalho de MC Gra:
MySpace: http://www.myspace.com/poetizagra
Twitter: http://twitter.com/MCGRA1

Sobre Marcão Baixada

Rapper, compositor e produtor. Take Back the Mic’s Hip Hop World Champion (2015). Curador e host do projeto Hip Hop Conhecimento.

Além disso, veja

Brisa Flow leva show de lançamento do álbum “Selvagem Como o Vento” para Niterói

A cantora, rapper e multi-instrumentista Brisa Flow se apresenta pela primeira vez em Niterói. O …

10 comentários

  1. Li a entrevista e achei muito legal, mas quando eu vi o Vídeo achei a MC Gra é muito foda. Parabéns MC Gra e Parabés Marcão pela entrevista. Enraizados na veia!!!

  2. Muito bacana a entrevista, o melhor é perceber que cada vez mais as mulheres estão invadindo e consolidando espaços, antes tido com redutos masculinos. O mais interessante é que fazemos ( porque também sou mulher) sem perder a feminilidade e a elegância nos atos. Confirmando a tese que a mulher não precisa se masculinizar para ter suas opiniões e ações respeitadas.
    Parabéns a MC Gra pelas músicas e atitudes que deixam classe feminina cada vez mais orgulhosa.
    Marcão, a entrevista ficou ótima com perguntas relevantes e criativas, a cada artigo é perceptível a sua evolução ao escrever.

    Giselle Florentino
    ( Estudante de Economia UFRRJ/IM)

  3. Valeu Marcão pela força e oportunidade! Fiquei feliz em saber que você é um rapaz de 17 anos, muita força para os seus corres …. pra frente e na positividade sempre! MC GRA

  4. Que video é este!!!! Adorei esta mina é a nova musa do rap…o videoclip do ano de 2011…
    Rita

  5. Muito bom, já ouvi uns trabalhos dela e esse vídeo foi show, ela manda muito bem mesmo, Parabéns Marcão!

  6. Caraaaca, mané! Massa demais o videoclip. Eu ainda não conhecia o trampo da MC Gra. Massa. Parabéns Marcão!

    Paz a toda a família Enraizados!!

    @PetterMC

  7. Valeu Marcão! Vou dizer que MC Gra é muito stance nos mikes!! Uma postura muito firmeza, gente de muito compromisso e atitude – um ser humano de responsa! Fiz uma entrevista com MC Gra lá no Colubandê e fiquei impressionado com as rimas – o som deu pau, ela mandou tudo a cepella, com o povo marcando palmas! Parabéns, tu entrevistou uma grande pessoa !
    Poeta Xandu – tamujuntôô!

  8. BOA TARDE A TODOS QUE COMPOÊ ESSE TRABALHO ENRAIZADOS ,TODA EQUIPE BÓTO FÉ NA RIMA DA MC GRA MUE QUERIA PARABENIZAR SEU TRABALHO DE BOM AGRADO E BOM GOSTO MUSICAL REFERINDO_ME TAMBEN DO INSTRUMENTAL QUE A DEIXA A VONTADE PRA USAR E ABUSAR DO FLOW SOBRE A ENTREVISTA DEIXO AQUI MEU PEDIO A O ENRAIZADOS QUE A ENTREVISTE POR MAS VEZES.

  9. BOA TARDE A TODOS QUE COMPOÊ ESSE TRABALHO ENRAIZADOS TODA EQUIPE BÓTO FÉ NA RIMA DA MC GRA MUE QUERIA PARABENIZAR SEU TRABALHO DE BOM AGRADO E BOM GOSTO MUSICAL REFERINDO_ME TAMBEN DO INSTRUMENTAL QUE A DEIXA A VONTADE PRA USAR E ABUSAR DO FLOW SOBRE A ENTREVISTA DEIXO AQUI MEU PEDIO A O ENRAIZADOS QUE A ENTREVISTE POR MAS VEZES.

Deixe um comentário

Paste your AdWords Remarketing code here