Colunista Dudu de Morro Agudo
Colunista Dudu de Morro Agudo

Prefiro ser atendido por um médico “alienígena” do que por nenhum médico

Você deve ter reparado que nos últimos dias as TVs estão veiculando a chegada de médicos estrangeiros para trabalhar em regiões remotas do país, no Programa Mais Médicos, do Governo Federal. Se você não sabe o que é o programa, lá vai uma explicação rápida.

O Programa Mais Médicos é uma iniciativa emergencial do Governo Federal que pretende levar – mais – médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais, para atuar na atenção básica de municípios com maior vulnerabilidade social e Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI). Pra mim isso é o mais importante, mas o programa prevê também mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde e a expansão do número de vagas de medicina e de residência médica, além do aprimoramento da formação médica no Brasil. (Essa informação pode ser conferida no site do Governo Federal).

Médicas brasileiras hostilizando médico cubano
Médicas brasileiras hostilizando médico cubano

O que me deixa mais ASSUSTADO e INDIGNADO é um grupo de pessoas que são contra a vinda desses médicos para o Brasil, alegando uma série de coisas sem sentido. Os médicos brasileiros hostilizam os médicos estrangeiros como se os mesmos estivessem roubando seus empregos, oportunidades ou algo parecido, porém o que me consta é que os médicos de outros países vão atuar em locais em que os próprios brasileiros não querem atuar, e além disso o governo brasileiro publicou um decreto limitando a atuação dos médicos estrangeiros apenas no Programa Mais Médicos.

Outro grupo de pessoas que criticam a vinda dos novos profissionais, a meu ver, são pessoas de classe média-alta, que não precisam utilizar o SUS – ou os planos de saúde de “Baixa Renda”- e não moram nas periferias e/ou interiores, sendo assim não tem a experiência de lidar com médicos que te examinam sem olhar e encostar em você. Médicos que não vão ao trabalho sabe-se lá por qual motivo. Médicos que se acham mais importantes que a vida humana.

O que digo, sei que não assusta e nem causa surpresa às pessoas que desde sempre precisam recorrer ao sistema público de saúde, pois é justamente isso que nós encontramos. Nos últimos dias publiquei em minhas redes sociais uma de minhas centenas de experiências com a saúde pública e o pior é que tenho certeza que aqui em Nova Iguaçu, por pior que seja, ainda é melhor do que nos interiores de estados do Norte e Nordeste do Brasil.

Eu prefiro ser atendido por um médico alienígena do que por médico nenhum!!! E você?

Sobre Dudu de Morro Agudo

Rapper, escritor e empreendedor social. Um perito em transformar sonhos em realidade.

Além disso, veja

FML: As histórias do hip hop da Baixada Fluminense

Eu me chamo Fagner Medeiros de Lima, e no graffiti eu assino FML, porque na …

Deixe um comentário