Quem não sabe, reprova!

Tenho visto alguns professores a muito tempo fazendo um monte de besteira em relação a educação e me pergunto o seguinte? Pra que serve mesmo o professor? Pra ensinar os alunos? Então porque que alguns profissionais da educação nas Universidades cobram além do conteúdo que ministraram em sala de aula? Pior, cobram o que nem sequer falaram em sala de aula! Porque alguns ditos professores, ao inves de explicar o conteúdo o tornam turvo e nebuloso, como se fosse algo impossível de pessoas comuns entenderem o assunto?

Para explicar isso, eu vou lhes contar uma história:

Eu vivia fugindo da aula de filosofia porque eu só pegava professores que me deixavam ainda mais confusos, então eu disse pra mim mesmo: _ Isso não é pra mim!

Um belo dia eu finalmente tive que fazer a disciplina e pequei o melhor professor do mundo, simplesmente tudo o que ele falava eu e os meus colegas de turma compreendiam perfeitamente, então eu o interpelei um dia, perguntando o seguinte:

_ Professor, porque o senhor explica a matéria e eu entendo, mas quando eu tive essa mesma matéria com outros professores eu nunca aprendi?

Ele me respondeu: _ Pode ter acontecido duas hipóteses: A primeira é que o professor não dominava o assunto, isso faz com que a matéria fique obscura, alguns até fazem isso de propósito, pois como eles são mestres ou doutores, certamente que ele não permitirá que você perceba que ele não domina o assunto, então ele torna as coisas mais complicadas do que é; a segunda hipótese é que algumas pessoas, seja por patologia ou por um distúrbio de personalidade, sentem um prazer mórbido em se mostrar melhor que as outras, e uma das formas de fazer isso é se mostrar entendedor de algo que é para a maioria das pessoas, incompreensível, por isso elas maquinam formas de fazer com que você ou não entenda ou, ainda, que você ponha em dúvida aquilo que você até então tinha certeza que sabia, sendo que as duas formas não são excludentes, ou seja, pode haver alguém que usa as duas formas ao mesmo tempo, pelos dois motivos, inclusive, logo, não sabem e ainda sentem prazer em serem melhor que os outros.

Então eu perguntei a ele como eu poderia saber quando a culpa é minha ou do professor por não conseguir aprender algo. Ele me respondeu logo a seguir: _ É simples, se o problema é com alguns alunos, a culpa é dos alunos, se o problema for com a maioria dos alunos, a culpa é do professor! E concluiu: _ Quem sabe, ensina!

Depois de ouvir isso eu sempre dou esse conselho para os meus amigos que vem reclamar comigo dos professores de merda que dão aulas pra eles:

E essa é a minha lição mais importante sobre o ensino no bRASIL, independentemente do sistema de educação: QUEM SABE, ENSINA!

Sobre Dumontt

Produtor Cultural, Ator e Diretor de Teatro.

Além disso, veja

Governar pra quem?

No próximo domingo, dia 26/10/2014 haverá o maior acontecimento da história do planeta, é verdade, também haverá eleição, mas nesse caso eu falo do meu aniversário.

Deixe um comentário

Paste your AdWords Remarketing code here