quinta-feira, 27 julho, 2017
Inicio >> Conteúdo >> Colunas >> Vai ter Capa! A Baixada Fluminense em Arte Sequencial

Vai ter Capa! A Baixada Fluminense em Arte Sequencial

Em fevereiro desse ano eu estava no Bar do Ananias em Nova Iguaçu, numa sessão do Buraco do Getúlio, onde ia rolar o show do Marcão Baixada.

A Sebolinha Livros estava lá com sua banca e fui conferir se tinha algum quadrinho que me interessasse e para a minha surpresa tinha.

20140627-01-rodrigoNa capa estava escrito “DA BAIXADA PRO MUNDO”, com um desenho de uma mulher gigante destruindo Duque de Caxias. Lembrei imediatamente da 1ª edição do Quarteto Fantástico, da Marvel, nos anos 60.

Assim consegui a Capa Comics nº 1. Capa Comics é um grupo de Duque de Caxias que produz quadrinhos falando da Baixada Fluminense. Mas não pense que é algo chato e institucional, a Capa é totalmente independente e aposta firme nesse diferencial que é falar da BF através de diversos personagens em arte sequencial.

Antes de comprar a 1ª edição física, eu conhecia algumas tirinhas que eu via um ou outro amigo dos amigos publicar no Facebook. A primeira tirinha que vi foi “Polly & Pumpiks” na história que falava de Imbariê. Quando finalmente entendi o que era a Capa, eu pirei.

O nome do grupo foi inspirado em Tenório Cavalcante, aka “O Homem da Capa Preta”, famoso político/ pistoleiro que atuou em Duque de Caxias. Tenório também inspirou o cinema num filme ganhador de 2 kikitos de ouro dirigido por Sergio Resende e atuado por José Wilker no papel do político.

20140627-02-rodrigoNas primeiras páginas da Capa Comics nº 1, tem um editorial falando um pequeno histório sobre o que significa “Gibi” e a 1ª história é uma adaptação do poema “Tem Gente com Fome”, de Solano Trindade.

Em seguinda temos “Polly & Pumpkins”, o sombrio “Detrito” e “Gastãozinho, o fantasminha da Baixada”. Se quiser saber do desenrolar dessas e outras histórias, compre a 1ª edição e dá um google no nome da galera pra se informar!

Ainda não conheci pessoalmente a galera do Capa Comics, acho fantástico uma movimentação desse tipo, de valorização da Baixada sem ser clichê, brega ou chato. Já tô no aguardo da 2ª edição que vai ser lançada dia 11 de Julho, no evento “Vai ter Capa!!!” no Museu Ciência e Vida – Duque de Caxias.

Compareça, consuma e contribua!

Sobre Rodrigo Caetano

Músico // Produtor // Comunicador

Além disso, veja

“Bitch, You’re Dead!”

No dia 03 de Setembro desse ano, acordei, tomei um banho e liguei o computador e... Kendrick Lamar

Deixe um comentário

Paste your AdWords Remarketing code here