Jovens se mobilizam a favor do Curso Pré-Universitário

O Curso Pré-Universitário de Nova Iguaçu/RJ (CPU-NI) é um pré-vestibular executado em parceria da prefeitura de Nova Iguaçu e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O curso é destinado aos moradores do município, e é responsável pela aprovação de mais de 300 estudantes em universidades públicas, com um total de mais de 500 aprovações desde a sua criação, em 2006.

Desde a mudança na administração municipal em 2010, o atraso dos salários, e a não liberação de verba, fez com que as esperanças de quem acreditava que o projeto continuaria a ser executado, diminuísse.

O contrato de permanência do projeto foi assinado em outubro do ano passado, mas não vem sendo respeitado. A Pró-Reitoria de extensão da UFRJ apenas repassa a informação de que a parceria não vem sendo mais considerada pela prefeitura.

Através das redes sociais, diversas pessoas, ex-alunos e todos que são a favor da permanência do projeto, fazem campanhas e mantém a circulação de um abaixo-assinado em pról da permanência do curso a ser entregue à atual prefeita de Nova Iguaçu, Sheila Gama. O abaixo-assinado vem gerando repercussão e recebido um retorno significativamente positivo.

No último sábado, eu e mais um grupo de jovens nos encontramos no Calçadão de Nova Iguaçu, para fazer uma manifestação a favor da continuidade do curso. A manifestação foi pacífica e teve o objetivo de conseguir 1000 assinaturas. Estiveram presentes cerca de 12 pessoas. Grande parte do grupo era formada por ex-alunos do curso, que por sua vez estavam vestidos com o uniforme do curso.

Munidos de megafone, cartazes, canetas, pranchetas com folhas de assinatura, e muita animação, conseguimos chamar atenção, fomos apoiados por boa parte da população e dos comerciantes do calçadão, e muitas das vezes, as pessoas vinham até nós, indignadas com o ocorrido e questionando o porquê da não liberação de verba. A meta foi alcançada, e ultrapassamos a marca das 1000 assinaturas. Mas a campanha continua e o abaixo-assinado online ainda está circulando. Para assinar, acesse o site: http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/8157

CONFIRA AS FOTOS DA MANIFESTAÇÃO:

Sobre Marcão Baixada

Rapper, compositor e produtor. Take Back the Mic’s Hip Hop World Champion (2015). Curador e host do projeto Hip Hop Conhecimento.

Além disso, veja

Brisa Flow leva show de lançamento do álbum “Selvagem Como o Vento” para Niterói

A cantora, rapper e multi-instrumentista Brisa Flow se apresenta pela primeira vez em Niterói. O …

7 comentários

  1. da hora! Vamos lá, juventude combatente! Lutando pelo futuro no presente

  2. Galera a hora é essa, vamos assinar e colher mais assinaturas, não fiquem esperando q decidam por suas oportunidades já tão raras na baixada. Este projeto já provou que deu certo e está dando, com muitos alunos hj cursando UFRJ, UFF, UFRRJ, UERJ, PUC enfim a luta continua, não vamos deixar q tirem mais esta chance do povo da baixada de ascender culturalmente.
    Assinemmmmmmmmmmmmmm!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  3. Pô, o bagulho é esse mesmo, galera. Tem cair na pista e fazer barulho. Se ficar de braços cruzados a parada não anda.

    Muita paz!

  4. Boa tarde galera

    Nossa mobilização está sendo muito bem aceita pelo povo, vejo muita gente se mobilizando para que esse grande projeto não tenha fim, espero que consigamos sucesso em tudo que estamos fazendo, pois só seremos ouvidos do jeito que estamos fazendo: incomodando , fazendo barulho e exigindo nossos direitos. Parabéns pela matéria ficou muito boa.

    Vamos a luta pessoal !

  5. Galera, precisamos divulgar mais e mais. Depois chamar a imprensa. Depois fazer passeata. Cada passo deve ser dado de forma organizada e estratégica, pois essa é a juventude que eu acredito e faço parte.

    Podem contar comigo a qualquer hora, inclusive quero marcar uma reunião com vocês para pensarmos, juntos, maneiras eficientes de termos nossos direitos garantidos.

Deixe um comentário

Paste your AdWords Remarketing code here