Produtivos ou distrativos?

Quantas horas por semana você passa em frente ao computador? Quantas delas são produtivas ou distrativas? Há uma ferramenta que responde a estas e outras perguntas que afligem aos que passam dezenas de horas na frente de uma tela, seja no computador, tablet ou  smartphone.

Estou há três semanas testando uma ferramenta chamada “Rescue Time” e tenho encontrado algumas respostas bacanas e outras nem tão bacanas assim. O que faz o Rescue Time? Você cria uma conta – e concorda com termos de privacidade bem mirabolantes – e faz login uma única vez. Pronto! É como se você estivesse sendo vigiado por um supervisor, só que, sem bronca, sem bafo no cangote, e sem encheção de saco.

A bronca vem nos finais de período. Há relatórios diários, semanais e mensais. Eu gosto dos semanais. Sinceramente, eu tenho recebido boas surpresas ao ler os relatórios. Maior parte do meu tempo está sendo produtivo, embora eu tenha perdido mais tempo que deveria em tarefas fúteis.

Prós:

– Avalia todo o tempo de atividade no computador, tablet ou smartphone, seja na internet ou não.
– Detalha o tempo gasto em cada site ou aplicativo.
– Te propõe metas diárias de produtividade.
– Tem um recurso bem bacana que bloqueia páginas pré-definidas por você durante a execução de uma tarefa importante, mas só na versão paga.

Contras:

– Entende qualquer rede social como tempo muito distrativo e inútil, mesmo que você seja um social media manager e precise trabalhar no Facebook, por exemplo. Cabe a você interpretar aquele tempo como produtivo ou não.
 Se você possuir um site e trabalhar nele, esse tempo não será categorizado. É considerado neutro pela ferramenta.
– Não há versão em português.

Abaixo, os screenshots do meu relatório semanal para você ter uma ideia. Para saber mais, acesse o link www.rescuetime.com.

Até a próxima – e vê se não perde tempo no “feice”!

cats

produtivity pulse

design social network uncategorized

Sobre @PetterMC

Rapper, jornalista, pesquisador e videomaker. Head na Agência #TudoNosso e tutor de projetos de comunicação na Agência de Redes para Juventude. Escreve sua coluna no #PortalEnraizados todas as quartas.

Além disso, veja

Um mês sem curtir, e aí?

Não mais gente mutilada. Não mais gatinhos sendo maltratados. Não mais acidentes fatais envolvendo motociclistas - o que me perturba muito!

Deixe um comentário

Paste your AdWords Remarketing code here